terça-feira, 31 de outubro de 2006

Todos os dias ...

" Todos os dias devíamos ouvir um pouco de música, ler uma boa poesia, ver um quadro bonito e, se possível dizer algumas palavras sensatas. "
( Goethe )

quinta-feira, 26 de outubro de 2006

Gincanaaaaaa !!!!!!



Oi Pessoal !!!

Esta é a minha imagem para ESC 8.

Quem tem igual ???

kdiehl@ufrgs.br

terça-feira, 24 de outubro de 2006

EDUC e TECN da COMUNICAÇÃO e INF

Universidade Federal do Rio Grande do Sul


Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Educação e Tecnologia da Comunicação e Informação

Nome do aluno : Kátia Diehl

Desafio n° 2



Numa escola existem três turmas de 1ª a 4ª séries.
Alguns professores da 3ª série querem montar um projeto interdisciplinar com as seguintes disciplinas: geografia, história e educação artística, com as 3 turmas da 3ª série.
O laboratório estará disponível uma vez por semana, com data marcada.
Que tipo de atividade seria desenvolvida em sala de aula e aplicada no laboratório de informática, abrangendo as 3 disciplinas ?


Uma sugestão de atividade seria a criação de um Blog Educacional, destinado as postagens das 3 turmas de 3ª série.

Projeto : “ A pluralidade Cultural “

Os temas poderiam ser divididos desta forma :

- 3ª série A = “ As origens de cada um “ e “ Os povos indígenas “.

- 3ª série B = “ As origens de cada um “ e “ O povo português “.

- 3ª série C = “ As origens de cada um “ e “ A presença africana no Brasil “



Conteúdos :

“ As origens de cada um “

- As origens das famílias – troca de idéias entre colegas sobre as origens de cada um.
- Por que tantos brasileiros são diferentes, mas se constituem num só povo ?
- Pesquisar entre os familiares, fazer entrevistas, pedir fotos antigas, lembranças, cartas ou documentos antigos.
- Árvore Genealógica e Linha do Tempo.
- Após a coleta e publicação dos dados, criar o fórum:

• “ Você, pequeno cidadão, deve conhecer e valorizar a pluralidade sociocultural brasileira. Isso significa que cada um traz consigo diversas heranças culturais do povo brasileiro. Fala de suas heranças, de sua família e seus antepassados. Fale sobre os diferentes grupos culturais que formam o povo brasileiro. “



A ênfase das postagens deve ser sobre os fatos históricos e geográficos, mostrando a localização das colônias dos povos em estudo.

Fotos de avós e parentes – Fotos do Brasil de hoje e do Brasil de ontem.

Recursos:
• Computadores com acessso à Internet
• Máquina fotográfica digital ou analógica
• Scanner
• Google Earth
• Projetor Multimídia
• Webcam
• Impressora
Será feita pelos alunos uma atividade utilizando o recurso de SLIDES:

www.slides.com

Onde farão apresentações, mostrando os trabalhos com fotos desenhos e imagens.

A atividade final será a confecção de fantoches com papel machê - representando os 3 povos estudados e seus costumes.

Será realizada uma apresentação teatral, mostrando a cultura religiosa, musical e culinária das 3 raças.
• O trabalho com blogs proporciona aos alunos a possibilidade de comunicação e socialização com outros alunos, professores e pessoas de diferentes lugares.
• Oportuniza a utilização de ferramentas de colaboração on line para compartilhar idéias na busca de novos conhecimentos.
• Incentiva a troca de conhecimento entre professores e alunos.
• Desenvolve o diálogo, o respeito mútuo e a compreensão entre diferentes culturas e povos.
• * Como haverá um encontro no Laboratório de Informática, durante a semana se planeja as atividades concretas e elaboração dos textos que serão postados no blog.

Roque Callage - Escola Estadual

Roque Callage ...


Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação
Semana n° 3 - Edição de Imagens - Mural

sexta-feira, 20 de outubro de 2006

Analisando Blogs Educacionais n° 2


Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental - EAD

Educação e Tecnologia da Comunicação e Informação
Nome : Kátia Diehl
Pólo : Alvorada

Nome do blog educacional : Caic Mariano Costa

Endereço : http://caicmariano.blogspot.com/

Proposta e Justificativa: Promover a educação digital utilizando a Internet como uma excelente ferramenta que pode tornar o processo educacional mais dinâmico e eficaz, possibilitando ao aluno traçar seu próprio caminho de aprendizagem através da interação com outros estudantes separados geograficamente.Público alvo: Alunos e professores do ensino fundamental de escolas públicas e privadas do Brasil e de países de língua portuguesa.

Comentário : Este blog pertence 'a Escola Municipal Prof. Caic Mariano Costa - da cidade Joinville - Santa Catarina - Brasil.

Eu fiquei encantada com o excelente trabalho realizado nesta escola !

Há ótimos projetos, o trabalho dos professores e das crianças denota qualidade, organização e criatividade .

Vale a pena visitar este blog !

Alguns exemplos do que encontramos neste blog :

Publicação e edição de textos e imagens ( fotos, desenhos e animações ) criadas pelos alunos da escola.

Projetos : Crianças de 3ª e 4ª séries trocam informações e experiências ou simplesmente participam de conversas animadas graças ao projeto O Lugar Onde Moro.

Projeto Folclore brasileiro : Alunos da 6ª série elaboraram uma excelente pesquisa sobre as lendas do folclore brasileiro, com ênfase ao folclore sulista e também confeccionaram as figuras folclóricas. Este trabalho está apresentado na forma de slide com as fotos dos trabalhos dos alunos.

Projeto Clip de Livro : Alunos da 6ª série, fizeram apresentação dos livros que leram.

* Nos fóruns e textos lidos até agora, encontramos a ratificação da idéia de que no futuro o professor deixará de ser um transmissor de conhecimento e assumirá uma postura de mediador no processo de construção de conhecimento, incentivando a pesquisa e a troca de idéias.

Para a Escola Prof. Caic Mariano Costa - o " futuro " já chegou !!!

* Durante a minha visita a este blog, encontrei o seguinte link :

www.slide.com

Foi com este site que eu confeccionei o slide da minha postagem anterior.

É muito fácil e bom de usar !

Adorei !!! Estou cada vez mais entusiasmada com a publicação de Blogs !!

I created a Slide Show! Check it out!

Analisando Blogs Educacionais n° 1


Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental – EAD
Educação e Tecnologia da Comunicação e Informação
Nome do Aluno: Kátia Diehl
Pólo: Alvorada

Blog é uma das tecnologias da comunicação e informação, encontrada na Web.
Os blogs pedagógicos, envolvem os alunos. Sua linguagem facilita a publicação, não exige conhecimento tecnológico. Os blogs estão transformando o trabalho pedagógico. Neles o aluno se torna, escritor, leitor e o mais importante: pensador !
Nos blogs colaborativos, todos participam e se tornam co-criadores.
Há diferentes tipos de blogs educacionais: produção de textos, narrativas, poemas, análise de obras literárias, opinião sobre atualidades, relatórios de visitas e excursões de estudos, publicação de fotos, desenhos e vídeos produzidos por alunos.

Título : Semana 2

Analisando Blogs Educacionais

Nome do Blog :

Prêmio CELEPAR de Informática e Cidadania
Projeto Blogs
Endereço :

É um projeto preocupado e destinado a promover a educação digital.
O projeto Blogs! Paraná é uma iniciativa a favor da democratização da informação, a partir da utilização de recursos de informática. Os blogs são espaços onde as pessoas poderão disponibilizar notícias de sua cidade ou escola.
Este projeto visa amenizar o problema da exclusão digital. O Brasil, um país marcado pela extrema concentração de renda, precisa de projetos como este.
Como será o futuro da grande parcela de brasileiros que não têm acesso a Informática ? Provavelmente serão excluídos do mercado de trabalho.
Este projeto promove a cidadania, o respeito e a libertação dos alunos de escolas públicas.
Os maiores usuários dos blogs, dentro da iniciativa Blogs! Paraná, serão os alunos das escolas públicas. Serão eles que atualizarão os blogs com notícias, avisos e informações de interesse comunitário.
Outra preocupação deste projeto é a capacitação dos professores e alunos para a correta utilização dos recursos e informações disponíveis na rede mundial de computadores .
Este projeto é bem estruturado, inteligente e útil a comunidade. Confesso que apenas, aqui no curso de PEAD/2006 eu conheci de perto esta tecnologia de informação, chamada blog.
Quando lí a postagem e vi que é datada de novembro / 2002, percebi como é fácil integrar o grupo dos excluídos das TIC”s.
Belo e vital projeto ! Espero que o nosso estado também caminhe nesta direção !
O blog analisado está perfeitamente adequado dentro do perfil de um blog pedgógico, transmite informação de forma clara e atrativa.
Encontrei na internet as seguintes:
Estatísticas
15,5 milhões é o total de blogs do mundo1 blog é criado a cada segundo30% da população online dos EUA visitam blogs. Em junho foram criados 80 mil blogs por diaBlogs com conteúdo político, estilo de vida, tecnologia e escritos por mulheres são os mais acessados.

segunda-feira, 16 de outubro de 2006

Bateu o pavor !!!


Segunda-Feira, pós feriadão e eu aqui apavorada ! Passei quase toda a noite trabalhando ... e ainda estou atrasada!! Principalmente com a interdisciplina Educação e Tecnologia da Comunicação e Informação. Estou contando com a paciência e tolerância da professora. Já estou ciente das atividades que devo realizar e todas estão " alinhavadas " e salvas no Word, mas como eu tenho esta mania de ler e reler antes de enviar, acabo me atrasando.
E esta semana promete !!! ... Haverá eleição para a Direção da Escola no dia 18/10/2006 - e eu faço parte da comissão de eleição. Vou ficar lá "sentadinha " do lado da urna o dia inteiro. Agora lembrei que preciso deixar as atividades e o plano de aula deste dia para a minha turma.
Bom ! Já vou indo ! Vou almoçar ligeirinho ! A briga maior é fazer a Bruna almoçar ! As 13.15 hs já devo estar no Roque Callage !
Uma ótima semana para todos ! Beijos !!! Y

Olhar ...


Escola, Projeto Pedagógico e Curr ículo
- Unidade de Estudo n° 3
- Atividade n ° 6


" O despertar " - texto de Lúcia Carrasco - nos fala de mudança, transformação, sair da estagnação para atum estado de atividade criativa.
Romper com os padrões já conhecidos e seguros e se arriscar, criando uma educação mais flexível e
espontânea.
E para isto o " olhar " é fundamental. Olhar com atenção o mundo, a sociedade, a vida, as estruturas políticas, sociais. Olhar com ??? questionamentos e assumindo que todos são responsáveis pelos resultados encontrados.
Gosto de trabalhar com Educação Infantil e crianças de 1ª e 2ª série, percebo o quanto elas precisam se sentir olhadas. Olhar para conhecer, olhar para entender e ajudar a recriar a sociedade. Que vivemos uma profunda crise, social, econômica, política e ética, já sabemos. Agora é preciso " despertar " para construir um futuro mais justo e rico de oportunidades para todos.

domingo, 15 de outubro de 2006

É bom parar ... um pouco !


Não resisti ! E neste feriado fui ao mar ! Fiquei 4 dias longe do computador ! Caminhei na praia, peguei um solzinho, tirei o mofo e ... descansei ! Andei de bicicleta, brinquei com a Bruna, pesquei ( estava dando peixe-rei ) a água estava gelada.
Foi bom, muito bom.Estava precisando, estava dormindo cada vez menos, basta olhar os horários das minhas postagens ! E como boa aluna, levei o livro do Paulo Freire - Pedagogia da Autonomia - Saberes necessários 'a prática educativa - para ler . Não lí todo livro ainda, mas ele é ótimo ! Pretendo fazer algumas postagens sobre alguns tópicos do livro.
Agora voltei, e já estou aqui contando as notícias ! Agora o dever me chama e lá vou eu colocar em dia algumas tarefas que estão atrasadas ! Tenho até medo de abrir o meu email, deve ter umas " quinhentas " mensagens para ler. O jeito agora é correr atrás do prejuízo ! Mas parar um pouco, sempre é bom ! E agora lá vou eu para o ROODA !

terça-feira, 10 de outubro de 2006

Dia das crianças ... ou ... Dia dos alunos !



Um aluno, minha gente, é gente...Gente irrequieta. Gente que não pára um minuto.
Um aluno é um futuro engenheiro, um médico, um cientista, um artista, um cantor, um pastor, um técnico, um professor, um piloto de avião supersônico, pelo menos em sonho !
Um aluno é uma vidraça perdida e partida, um carro rabiscado com o dedo sujo de graxa, uma bicicleta desmontada, uma parede rabiscada, um trote para o professor, que ninguém sabe quem foi ... e um pai zangado.

Um aluno é uma porção de lágrimas escorrendo pelos olhos brilhantes por causa de uma reprovação ou por causa de uma avaliação que a escola não soube proporcionar.

Um aluno é um filósofo que faz perguntas muito sérias. Um aluno é um psicólogo que percebe quando esquecemos dele e nos diz que ele gosta mais da gente do que a gente dele.

Um aluno é um amigo que gosta tanto da gente que ele é uma das coisas mais importantes da realidade escolar.

Um aluno é alguém que bate na porta e a gente vai ver quem é, e não é ninguém.

Um aluno é uma gargalhada na hora errada, que deixa os professores sem jeito diante da turma ou de visitas recebidas.

Um aluno é uma bola de futebol pertubando o andamento da aula.

É uma interrogação que não percebe nada e assusta o professor.

Um aluno é uma tarefa não realizada, uma disciplina não satisfatória, uma cola em dia de teste e depois ... um agrado, um pedido de desculpa.

Um aluno é um professor que retorna das férias e encontra um amigão para lhe dar um abraço ou contar-lhe o que fez durante as férias.

Um aluno é um homem em potencial, e tu já foste esta potência.

Um aluno é uma certeza, e tu já foste esta certeza.

Um aluno é um amor sedento, e tu já foste este amor.

Um aluno é um carinho disponível, e tu já foste este carinho.

Um aluno é uma opinião forte, e tu já foste esta opinião.

Um aluno é uma busca de liberdade, e tu já buscaste esta liberdade.

Um aluno é um pedaço do amanhã, plantado hoje.

Um aluno é um amor vivendo os primeiros anos de uma eternidade.

( Autor Desconhecido )

Feliz Dia das Crianças !

segunda-feira, 9 de outubro de 2006

Émile Durkheim - As definições de educação ...

Escola Cultura e Sociedade
Atividade nº 3

Semana nº 2
- De 02/10/06 a 08/10/06

Nome : Kátia Diehl - PEAD - Alvorada

Leitura da Semana : A educação como processo socializador:
Função homogeneizadora e função diferenciadora.
Durkheim, Émile.

Título : As definições da educação: exame crítico.

Atividades:

• Com base na leitura do texto responda as seguintes questões:

1. Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?

R.: Durkheim defende a concepção funcionalista, onde as consciências individuais são formadas pela sociedade. Educação é a socialização da jovem geração pela geração adulta.

Stuar Mill defende a concepção utilitária, onde o indivíduo torna-se um instrumento de felicidade, para si e para os outros. A felicidade é subjetiva. O que pode trazer felicidade para um indivíduo, pode trazer tristeza para outro. Sendo assim o objetivo da educação fica indeterminado.

2. Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim?
Explique o ponto fraco em que incorrem?

R.:
- A definição de Stuar Mil :

" A Educação compreende tudo aquilo que fazemos por nós mesmos, e tudo aquilo que os outros intentam fazer com o fim de aproximar-nos da perfeição de nossa natureza. Em sua mais larga acepção, compreende mesmo os efeitos indiretos, produzidos sobre o caráter e sobre as faculdades do homem, por coisas e instituições cujo fim próprio é inteiramente outro: pelas leis, formas de governo, pelas artes industriais, ou ainda, por fatos físicos independem da vontade do homem, tais como o clima, o solo; a posição geográfica".
Nesta definição há um excesso de fatores que podem influenciar a educação dos homens, tornando-a inconstante, irregular. .

- A de KANT :

" O fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz. “ Perfeição também é de natureza subjetiva seu significado é muito relativo, pois depende de inúmeros fatores, tornando assim esta definição também sem uniformidade.

O ponto fraco destas definições é o fato de que elas estão baseadas na existência de uma educação ideal, perfeita, apropriada a todos os homens, indistintamente = educação universal.

Sabemos que isto é praticamente impossível, pois vivemos num mundo com infinitas variáveis.


3. O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?


R.:
Para definir educação, será preciso, pois, considerar os sistemas educativos que ora existem, ou tenham existido, tomá-los, e aprender deles os caracteres comuns. O conjunto desses caracteres constituirá a definição que procuramos.
- Considerar a existência de uma geração de adultos, uma geração de indivíduos jovens, crianças e adolescentes; e que uma ação seja exercida pela primeira, sobre a segunda.
- Em todas as sociedades o sistema de educação apresenta o duplo aspecto que o torna : uno e múltiplo ( há diversas espécies de educação em cada sociedade ) ao mesmo tempo.

4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?

R.:
No decurso da história, constituiu-se todo um conjunto de idéias acerca da natureza humana, sobre a importância respectiva de nossas diversas faculdades, sobre o direito e sobre o dever, sobre a sociedade o indivíduo, o progresso, a ciência, arte etc... idéias essas que são a base mesma do espírito nacional; toda e qualquer educação a do rico e a do pobre, a que conduz às carreiras liberais, como a que prepara para as funções industriais, tem por objeto fixar essas idéias na consciência dos educandos.

5. Segundo o autor, que função o "ïdeal" a ser realizado têm que suscitar na criança?

R.: Cada sociedade faz do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual, quanto do físico e moral; que esse ideal é, até certo ponto, o mesmo para todos os cidadãos; que a partir desse ponto ele se diferencia, porém, segundo os meios particulares que toda sociedade encerra em sua complexidade. Esse ideal, ao mesmo tempo uno e diverso, é que constitui a parte básica da educação. Ele tem por função suscitar na criança: 1) um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros; 2) certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular (casta, classe, família, profissão) considera igualmente indispensáveis a todos que o formam. A sociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determinam este ideal a ser realizado.

6. A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique ?

R.: Durkheim conclui que a educação consiste numa socialização metódica das novas gerações. Em cada um de nós, já o vimos, pode-se dizer que existem dois seres. Um, constituído de todos os estados membros que não se relacionam senão conosco mesmo e com os acontecimentos de nossa vida pessoal; é o que se poderia chamar ser individual. O outro é um sistema de idéias, sentimentos e hábitos, que exprimem em nós, não a nossa personalidade, mas o grupo ou grupos diferentes de que fazemos parte; tais são as crenças religiosas, as crenças e práticas morais, as tradições nacionais ou profissionais, as opiniões coletivas de toda a espécie. Seu conjunto forma o ser social. Constituir esse ser social em cada um de nós tal é o fim da educação.

7. Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?

R.:
São dependentes porque a educação é para a sociedade, o meio pelo qual ela prepara no íntimo das crianças, as condições essenciais da própria existência e também há dependência porque : Desejando melhorar a sociedade, o indivíduo deseja melhorar a si próprio. Por sua vez, a ação exercida pela sociedade, especialmente através da educação, não tem por objeto, ou por efeito, comprimir o indivíduo, amesquinhá-lo, desnaturá-lo, mas ao contrário engrandecê-lo e torná-lo criatura verdadeira humana. Sem dúvida, o indivíduo não pode engrandecer senão pelo próprio esforço. O poder do esforço constitui, precisamente, uma das características essenciais do homem.

sábado, 7 de outubro de 2006

Nascimento ...

Esta semana, no dia 04/outubro/06 - tivemos aula presencial em nosso pólo. Fiquei preocupada, pois escutei muitos relatos de colegas, que assim como eu estão tendo dificuldades com a Informática. Esta mensagem dedico a todas as colegas e sempre digo o mesmo para os meus alunos, quando começam a reclamar que não conseguem pular corda, recortar, responder as perguntas ... etc.: " Com paciência, dedicação e treino se consegue tudo ! Até entrar no curso de Pedagogia a distância, eu assumia o fato de ser um pouco avessa 'a Informática, dizia brincando que eu apenas estava aumentando os números das pesquisas que afirmam que pessoas com mais de 35 anos de idade de fato demonstram ter mais dificuldades. Meu irmão sempre diz que eu sou do tempo das cavernas ! Porque eu prefiro ir até o banco para pagar as contas, enquanto ele faz tudo em casa pela internet. Informática para mim era usar o Word, Corel, Excell, baixar músicas, usar Cds Roms e Dvds , fazer pesquisas na internet e só.
Dedicação para mim é estar disponível, aberto é como se apaixonar ! Este é o meu primeiro blog e estou adorando criá-lo. Fico horas na internet pesquisando imagens e gifs ( eu também não tenho tempo sobrando, mas ando reduzindo as horas de sono, minhas postagens normalmente são após a meia-noite ). Eu sempre gostei de pesquisar clips-arts para enfeitar as provas, textos e exercícios que faço para os alunos, agora mudei o rumo das pesquisas.
Este curso é o nascimento de uma forma nova de agir e pensar !
Não estamos sozinhas !
Muita sorte, sucesso e persistência para todas !

É complicado só no começo, depois vira hábito !

quarta-feira, 4 de outubro de 2006

O Protetor dos animais ...




No dia 4 de outubro celebramos São Francisco de Assis, que nasceu na cidade de Assis, na Itália, em 1181 (ou 1182). Filho de um rico comerciante de tecidos.
Hoje ele é conhecido como protetor dos pobres, doentes, animais e da lavoura.

O que fazemos para preservar nossa paz ?
O que fazemos pela paz dos animais ?


Oração pela Paz
Atribuída a São Francisco


Senhor, fazei de mim um instrumento da vossa paz.
Onde há ódio, que eu leve o amor.
Onde há ofensa, que eu leve o perdão.
Onde há discórdia, que eu leve a união.
Onde há dúvida, que eu leve a fé.
Onde há erro, que eu leve a verdade.
Onde há desespero, que eu leve a esperança.
Onde há tristeza, que eu leve a alegria.
Onde há trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre,
Fazei que eu procure mais
consolar que ser consolado;
compreender que ser compreendido;
amar que ser amado.
Pois é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
é morrendo que se vive para a vida eterna.

Diferenças ...


Saber conviver com as diferenças !

Uma bela e difícil lição !

domingo, 1 de outubro de 2006

Quem sou eu ...

Hoje sou professora da rede estadual - Currículo ( séries iniciais ).
Nascí, vivo e trabalho em Porto Alegre. Sou casada e tenho uma filha de 5 anos, que preenche os meus dias de alegria e felicidade.
Gosto de passear, brincar com minha filha, andar de bicicleta, ouvir músicas, cantar, caminhar pelos parques e olhar as pessoas, observar seus rostos , olhar as ruas, os prédios antigos ... enfim, gosto de morar em Porto Alegre.
Adoro cozinhar, fazer panquecas, lazanhas, pudins, bolos de chocolate ... e ao mesmo tempo tento sempre emagrecer. O que me parece ser bem difícil de conseguir.
Onde trabalho: Na minha escola, observa-se que 50% dos alunos, residem no bairro da escola e outros 50% residem em bairros vizinhos e distantes da escola. Os pais escolhem nossa escola, baseados em necessidades familiares, ou seja, proximidade da residência e do local de trabalho dos pais com a escola, por recomendação de amigos ou pelo interesse de manter os filhos longe do convívio do seu local de moradia (por medo da violência, drogas ... ) . Nossa escola é limpa, organizada, bonita e agradável. Ela é um espaço de interação onde as crianças não só tem acesso aos diversos setores, como também, lhes é proporcionado momentos de conversa sobre diversos assuntos.
Por que me tornei professora : Fiz o 2 ° Grau - no Colégio São Pedro, após terminar o 3° ano, comecei a trabalhar numa firma de comércio de rolamentos, trabalhava no setor financeiro, com pagamentos de títulos, cobrança, emissão de Notas Fiscais, borderôs, listas de preços, etc ...
Três anos após concluir o 2° Grau - por influência de minhas primas e tias - que são professoras - fiz o Magistério especial - só didáticas e estágio, no Colégio Cruzeiro do Sul. Concluí o curso, fiz estágio na Escola Municipal Décio Martins Costa - peguei uma 1ª série.
Gostei muito do curso, fiquei motivada com o magistério e logo depois de concluir o estágio, fiz o Curso de Educação Infantil - para professores de Jardim da OMEP - na época era no Colégio Rosário.
E continuei trabalhando no comércio, por mais de uma década, mas durante este tempo nunca me afastei das crianças. Trabalhei como voluntária num Albergue da Ilha Grande dos Marinheiros, por mais de 15 anos. As crianças que lá chegavam iam em busca do prato de comida e nós tentávamos lhes dar algo mais. Havia um trabalho de recreação, com músicas, brincadeiras, festas ( Páscoa, Dia da Criança, Natal ...) atividades com argila, massa de modelar, desenho e pintura ) O conteúdo era hábitos de higiene, alimentação, saúde, palavrinhas mágicas, respeito e amor a natureza, 'as pessoas, animais, plantas ... O intuíto era trazer alegria aquelas crianças tão sofridas e carentes. E como ao ensinar sempre se aprende, com aquelas crianças aprendi a valorizar as pequenas coisas do dia a dia. Coisas que de tão comuns que são para nós - já nem notamos a sua importância. Por exemplo: abrir uma torneira e beber água - abrir um chuveiro e tomar banho, ter uma roupa limpa para vestir. Lembro que alugamos um ônibus e levamos as crianças para passear no Parque Marinha do Brasil - era um dia quente. Elas enlouqueceram com os chuveiros do parque - é claro que tomaram banho de roupa e tudo ! A
maioria das casas não tem luz e água nenhuma têm. Lá passa o carro-pi
pa, que coloca água em caixas d"águas colocadas a céu aberto na frente das casas.
Lembro com carinho e alegria daquele trabalho, que hoje não realizo mais.
Mas, chegou o dia em que passei pela porta da decisão e fiz concurso para o Magistério do Estado, passei e agora sou professora. Sou feliz
como professora, acho que é uma tarefa importante, porque os alunos sempre refletem o que somos . Por isto é necessário estar sempre atentos e vigilantes, o que falamos, fazemos marca a personalidade de cada um.
No texto do José Saramago - O Conto da Ilha Desconhecida - têm uma passagem muito interessante. Quando o Rei está conversando com o homem, surge este diálogo, que nos mostra quem é o sujeito, de fato importante nesta relação de aluno e professor :
O Rei orgulhoso fala do grande número de barcos que possui e o homem lhe diz : - Mais lhes pertencerás tu a eles do que eles a ti.
Como o Rei não entendeu, ele explicou: - Que tu, sem eles, és nada, e que eles, sem ti poderão sempre navegar.
Aí lembrei do nosso ofício de professor. O professor sem alunos é nada !
Os alunos sem professor, sempre poderão aprender e buscar conhecimento.
Gostei de ler este conto, ele fala de sonhos, persistência, de luta, de medos, da busca de sonhos e do encontro de outras coisas diferentes daquilo que se busca. Faz uma crítica 'a burocracia e ao poder.
Hoje como professora, sou flexível, sigo o currículo, mas sempre tenho várias atividades, preparadas, que são passadas para os alunos de acordo com a motivação do dia e interesse. Tenho ousadia para inventar e criar atividades com músicas, pinturas, fazer brinquedos com sucatas, fazer teatro, jogos .... enfim acho que ser lúdico é vital ! Quando se aprende brincando, nem percebemos que estamos aprendendo !
Tenho medo do futuro, desta crise social e econômica que está aumentando cada vez mais a concentração de renda no mundo, tornando os ricos, cada vez mais ricos e jogando os pobres para a linha da miséria.
Hoje andamos com medo nas ruas, colocamos cada vez mais grades e alarmes em nossos carros e casas. Isto resolve o problema ? Claro que não ! A violência, esta crise social, econômica e moral, de uma forma ou outra acaba entrando em nossas casas.
De fato ser professor e poder contribuir para mudar toda esta estrutura e assim gerar uma sociedade que seja ética, que tenha compaixão e respeito por todos os seus representantes. Criar uma mentalidade de cooperação mútua, de amparo e respeito por todos os seres vivos.
Quero dialogar sobre a psicologia infantil, sobre novas didáticas, técnicas de artes, desenho, teatro e músicas.
Acredito que agora vocês já sabem melhor, quem sou eu !!!