quinta-feira, 30 de novembro de 2006

quarta-feira, 29 de novembro de 2006

ECS 9 - Versão Final

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Curso de graduação em Pedagogia
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Modalidade à Distância
Interdisciplinar Escola Cultura e Sociedade
Atividade 9 - Grupo letras H
Componentes do grupo: Andréia , Denise, Elizabeth, Jurema, Kátia, Ledi, Rosária, Roseane, Selva.

TEXTO VERSÃO FINAL : As teorias de Marx / Engels ultrapassaram os séculos e nos dias de hoje são visíveis a exploração da classe trabalhadora e o trabalho infantil é notícia constante nos veículos de comunicação.Marx afirma que quanto menor for o tempo de formação profissional exigido por um trabalho, menor será o custo de produção do operário e mais baixo será o valor do seu salário. Isto mostra que sem formação profissional esse sujeito não é valorizado, mesmo que este exerça bem suas funções, seu salário não será compatível com a função que desempenha, não atendendo assim as necessidades básicas de um ser humano (escola, saúde, alimentação, vestuário...).Marx diz que: ?a miséria não só ensina o homem a rezar, também ensina a pensar e atuar.? Concordamos que a necessidade leva o ser humano as vezes desistir da vida ou o impulsiona a lutar por melhores condições no mercado de trabalho, mas sem formação educacional e / ou profissional fica difícil competir no mercado de trabalho.Hoje como no século passado o ensino é diferenciado nas várias partes do país, isso implica em uma melhor formação para quem possui condições financeiras. A classe pobre, operária privada do acesso ao ensino superior daquele tempo, luta ainda hoje por igualdade. Os governantes que não viam possibilidades de um ensino superior gratuito no nosso tempo abrem as portas para mil opções de Ensino Superior, resgatando a dignidade daqueles que foram excluídos.Marx via a escola como um mercado capitalista, onde seus profissionais / mestres eram trabalhadores produtivos que não trabalhavam apenas para desenvolver a mente, mas também para enriquecer os donos de escolas, que, investiam seu capital numa fábrica de ensinar. O fato de não haver escolas suficientes e do estado não exigir que as crianças freqüentassem escola, a maioria delas bem como os trabalhadores, eram analfabetos (não sabiam ler nem escrever). A escola era somente para os que podiam pagar.Preveu Marx uma ?escola pública do futuro? que ensinaria não apenas as ciências exatas, filosofia e sociologia, mas uma escola que considerasse o homem com suas histórias pessoais, cultura, religião... Enfim, que considerasse o homem como sujeito e com isso, o jovem cidadão do futuro passaria ser ?senhor de si mesmo?.Com a aprovação da Lei da Educação Popular que garantia uma educação gratuita e atribuía ao Estado as responsabilidades pela formação de crianças, jovens e adultos em alguns países, continuaram a lutar pela educação superior para a classe menos favorecida.O cidadão Marx afirmava que é necessário modificar as condições sociais para criar um novo sistema de ensino. Este ?modificar as condições sociais de todos os homens? via a necessidade criar um órgão que fiscalizasse as escolas públicas e garantisse a todas as crianças o direito à educação e que não fossem obrigadas a exercerem trabalho infantil.Sem dúvida, Marx / Engels influenciaram nas teorias que hoje regem as leis educacionais e profissionais, mostrando que as escolas devem exercer sobre adultos, jovens e crianças o papel de ensinar a serem livres pensadores e terem liberdade de expressarem suas idéias.Essa é a nossa tarefa enquanto educadores formarmos cidadãos livres, críticos, responsáveis e conscientes de seus papéis na sociedade onde vivem. Somos responsáveis pela formação educacional e social dos cidadãos onde atuamos como profissionais da educação.Marx / Engels levantaram a seguinte questão que nos faz refletir: ?É suficiente o número de escolas??.?Se o Estado exigisse que toda criança freqüentasse a escola, de onde surgiriam as escolas para todas elas??Se esse era o pensamento no século passado, continua sendo nosso pensamento nos dias de hoje.

ECS 9 - Versão Inicial

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Curso de Graduação Pedagogia
Anos Iniciais
Grupo: H
Versão Inicial.
Texto:Ensino e Educação da classe trabalhadora.
" O homem, como máquina, se gasta e tem que ser substituído por outro homem ? (Marx) Para não perder suas oportunidades dentro do mercado de trabalho, o homem necessita aprimorar sua formação. Ainda hoje o salário é equivalente à formação que se tem,com o diferencial de que esta formação não é dificultada como antigamente.A mão de obra infantil citada no texto, em alguns locais do nosso estado ainda continua sendo explorada, não respeitando-se o Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA). Em nossas escolas vemos a mão de obra infantil não remunerada: crianças que fazem as tarefas de casa,cuidam de irmãos menores(não tendo tempo para estudar adequadamente)... tornando esse fato ainda mais vergonhoso.As autoridades ainda fecham os olhos para isto. A classe trabalhadora, hoje conta com escolas noturnas que oferecem ensino supletivo, EJA e SEJA, com excelente qualidade, possibilitando uma melhor formação para essa classe.Segundo Marx/Engels era privado o acesso dos pobres ao ensino superior. Nos dias atuais, ocorre exatamente o contrário´,pois o governo possibilita o acesso desta classe no ensino superior através do Pró ? Uni (onde se proporciona bolsa de estudos para faculdades particulares) e além disso, existe a Universidade Federal, sendo esta gratuita.

terça-feira, 28 de novembro de 2006

ECS 7 - Marx e Engels I

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Licenciatura em Pedagogia a Distância Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Disciplina: Escola, Cultura e Sociedade

Polo Alvorada
Prof ª.: Vera Corazza
Atividade: ECS 7
Aluna: Kátia Diehl

MARX E ENGELS - Obras em português

Enfoque temático: Construção de concepções de humano mundo - educação: a perspectiva marxista.

Quem são estes seres humanos - Marx e Engels?


Economista, filósofo e socialista alemão, Karl Marx nasceu em Trier em 5 de Maio de 1818 e morreu em Londres a 14 de Março de 1883. Estudou na universidade de Berlim, principalmente a filosofia hegeliana, e formou-se em Iena, em 1841, com a tese Sobre as diferenças da filosofia da natureza de Demócrito e de Epicuro. Em 1842 assumiu a chefia da redação do Jornal Renano em Colônia, onde seus artigos radical-democratas irritaram as autoridades. Em 1843, mudou-se para Paris, editando em 1844 o primeiro volume dos Anais Germânico-Franceses, órgão principal dos hegelianos da esquerda. Entretanto, rompeu logo com os líderes deste movimento, Bruno Bauer e Ruge.
Em 1844, conheceu em Paris Friedrich Engels, começo de uma amizade íntima durante a vida toda. Foi, no ano seguinte, expulso da França, radicando-se em Bruxelas e participando de organizações clandestinas de operários e exilados. Ao mesmo tempo em que na França estourou a revolução, em 24 de fevereiro de 1848, Marx e Engels publicaram o folheto O Manifesto Comunista, primeiro esboço da teoria revolucionária que, mais tarde, seria chamada marxista. Voltou para Paris, mas assumiu logo a chefia do Novo Jornal Renano em colônia, primeiro jornal diário francamente socialista.
Depois da derrota de todos os movimentos revolucionários na Europa e o fechamento do jornal, cujos redatores foram denunciados e processados, Marx foi para Paris e daí expulso, para Londres, onde fixou residência. Em Londres, dedicou-se a vastos estudos econômicos e históricos, sendo freqüentador assíduo da sala de leituras do British Museum. Escrevia artigos para jornais norte-americanos, sobre política exterior, mas sua situação material esteve sempre muito precária. Foi generosamente ajudado por Engels, que vivia em Manchester em boas condições financeiras.
Em 1864, Marx foi co-fundador da Associação Internacional dos Operários, depois chamada I Internacional, desempenhando dominante papel de direção. Em 1867 publicou o primeiro volume da sua obra principal, O Capital. Dentro da I Internacional encontrou Marx a oposição tenaz dos anarquistas, liderados por Bakunin, e em 1872, no Congresso de Haia, a associação foi praticamente dissolvida. Em compensação, Marx podia patrocinar a fundação, em 1875, do Partido Social-Democrático alemão, que foi, porém, logo depois, proibido. Não viveu bastante para assistir às vitórias eleitorais deste partido e de outros agrupamentos socialistas da Europa.


Em que contexto histórico vivem?

A partir da segunda metade do século XVIII, com a Revolução Industrial, inicia-se um processo ininterrupto de produção coletiva em massa, geração de lucro e acúmulo de capital. Na Europa Ocidental, a burguesia assume o controle econômico e político. As sociedades vão superando os tradicionais critérios da aristocracia (principalmente a do privilégio de nascimento) e a força do capital se impõe. Surgem as primeiras teorias econômicas: a fisiocracia e o liberalismo. Na Inglaterra, o escocês Adam Smith (1723-1790), percursor do liberalismo econômico, publica Uma Investigação sobre Naturezas e Causas da Riqueza das Nações, em que defende a livre-iniciativa e a não-interferência do Estado na economia.

Com quem eles debatem no seu tempo?


O quê eles debatem?

As bases da filosofia de Marx :
- Luta de Classes :
Para Marx os trabalhadores estariam dominados pela ideologia da classe dominante, ou seja, as idéias que eles têm do mundo e da sociedade seriam as mesmas idéias que a burguesia espalha. O capitalismo seria atingido por crises econômicas porque ele se tornou o impedimento para o desenvolvimento das forças produtivas. Seria um absurdo que a humanidade inteira se dedica-se a trabalhar e a produzir subordinada a um punhado de grandes empresários. A economia do futuro que associaria todos os homens e povos do planeta, só poderia ser uma produção controlada por todos os homens e povos. Para Marx, quanto mais o mundo se unifica economicamente mais ele necessita de socialismo.
Não basta existir uma crise econômica para que haja uma revolução. O que é decisivo são as ações das classes sociais que, para Marx e Engels, em todas as sociedades em que a propriedade é privada existem lutas de classes (senhores x escravos, nobres feudais x servos, burgueses x proletariados). A luta do proletariado do capitalismo não deveria se limitar à luta dos sindicatos por melhores salários e condições de vida. Ela deveria também ser a luta ideológica para que o socialismo fosse conhecido pelos trabalhadores e assumido como luta política pela tomada do poder. Neste campo, o proletariado deveria contar com uma arma fundamental, o partido político, o partido político revolucionário que tivesse uma estrutura democrática e que buscasse educar os trabalhadores e levá-los a se organizar para tomar o poder por meio de uma revolução socialista.
Marx tentou demonstrar que no capitalismo sempre haveria injustiça social, e que o único jeito de uma pessoa ficar rica e ampliar sua fortuna seria explorando os trabalhadores, ou seja, o capitalismo, de acordo com Marx é selvagem, pois o operário produz mais para o seu patrão do que o seu próprio custo para a sociedade, e o capitalismo se apresenta necessariamente como um regime econômico de exploração, sendo a mais-valia a lei fundamental do sistema.
As principais caracteríticas do modelo comunista :

A inexistência das classes sociais.
As necessidades de todos as pessoas supridas.
A ausência do Estado.
Este modelo é considerado utópico por varios pensadores, Surgiu para tentar criar uma sociedade mais justa, O contexto histórico de Marx e Engels era marcado pela exploração, concentração de renda e crescimento econômico acelerado.

segunda-feira, 27 de novembro de 2006

sábado, 25 de novembro de 2006

E o Natal vem chegando . . .

Olá pessoal !!! Como viram eu já entrei no " Clima de Natal " !!!
Faltam apenas ... 30 dias para esta data tão linda, em que todas as famílias se reúnem, para confraternizar e lembrar do Menino Jesus, da sua mensagem de PAZ, AMOR, FRATERNIDADE e LUZ. Seria tão bom se este clima de
NATAL = de nascimento da esperança, da alegria, da compreensão e fraternidade se tornasse uma constante durante todos os dias do ano. Sabemos que problemas existem, mas estar voltados sempre para a LUZ, nos dá força e criatividade para resolvê-los !!!

quarta-feira, 22 de novembro de 2006

Pensamentos ...

"Acredito que um tal sistema educativo permitira o mais alto desenvolvimento da mente e da alma. É preciso, porém, que o trabalho manual não seja ensinado apenas mecanicamente, como se faz hoje, mas cientificamente, isto é, a criança deveria saber o porquê e o como de cada operação.”

"O Amor e a verdade estão tão unidos entre si que é praticamente impossível separá-los. São como duas faces da mesma medalha.”


"Ler e escrever, de per si, não são educação. Eu iniciaria a educação da criança, portanto, ensinando-lhe um trabalho manual útil, e colocando-a em grau de produzir desde o momento em que começa sua educação. Desse modo todas as escolas poderiam tornar-se auto-suficientes, com a condição de o Estado comprar os manufaturados.”


Mahatma Gandhi

terça-feira, 14 de novembro de 2006

Momentos . . .



" No mar da vida há ondas fortes . . . ( que eu chamo de momentos ) não devemos afundar, porque quando elas passam, tudo se ilumina, tudo se transforma ! "
( Fatyly )

sexta-feira, 10 de novembro de 2006

ECS 8 - Integração

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Licenciatura em Pedagogia a Distância Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Disciplina: Escola, Cultura e Sociedade
Polo Alvorada
Prof ª.: Vera Corazza
Atividade: ECS 8
Semana 5
Aluna: Kátia Diehl

TEMA : Quem é este outro que divide comigo este espaço ?
OBJETIVOS : Promover a formação de uma rede entre os alunos do Curso.
ATIVIDADE : Postar relato sobre esta atividade abrangendo a perspectiva do grupo.
Esta atividade teve a particularidade de ser uma GINCANA. Trinta e dois símbolos foram distribuídos de forma aleatória entre os 224 ( aproximadamente ) alunos do Curso de Pedagogia a distância/UFRGS. Cada aluno deveria postar a sua imagem no blog pessoal, a fim de ser identificado como participante de um determinado grupo. Todos deveriam encontrar o seu grupo. No meu caso, eu recebí a imagem H 3 .
Lembro que no dia 26 de Outubro, postei minha imagem no blog, e saí a procura do meu grupo. Neste dia visitei todos os blogs dos colegas de Três Cachoeiras e de Gravataí e deste conjunto de 93 colegas, encontrei apenas 17 colegas que já haviam postado a sua imagem e apenas 1 com o símbolo H 3.
Pontos positivos desta atividade, foi bom conhecer os colegas de outros pólos, deixei comentários em vários blogs, lí várias postagens da atividade " Quem sou eu ... ".
Conhecí diferentes tipos de blogs, cada um mostrando como é o seu criador, com links, slides, imagens, fotos , gifs ...
Gosto de gincanas, de pesquisar, procurar, descobrir enígmas ...a atividade em sí é lúdica e prazerosa, cria de fato uma rede de comunicação.
Pontos negativos desta atividade : Eu sei que este é um curso de graduação, e como tal demanda esforço e trabalho, sei que o nível de exigências com o passar dos semestres, irá aumentar. Entretanto, penso que o momento para este tipo de atividade não foi oportuno. Há 3 meses atrás, eu não conhecia, blog, pbwiki, ROODA, não sabia fazer hiperlinks, postagens, trabalhar com o Powerpoit, Paint . . .enfim num curto período houve um elevado número de informações. E paralelamente a vida, as alegrias, os problemas, continuaram a existir ( como é normal ). Por estes fatores esta atividade não veio em boa hora, porque exigiu várias horas de pesquisa, as turmas possuem rítmos diferenciados, há diferença de rítmo entre colegas do mesmo pólo. No meu caso estou em atraso com esta interdisciplina, porque as leituras são complexas, cada texto eu leio 3, 4 vezes, faço esboços do trabalho e demoro para concluir. A interdisciplina Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação, exige muita pesquisa e leitura para serem concluídas.
Tenho certeza que no futuro, quando eu adquirir prática no uso destas ferramentas digitais, o tempo poderá ser melhor administrado e aí sim sobrará tempo para participar de gincanas. Neste momento, tudo é muito novo e exige muito esforço e tempo.
Obtive os seguintes resultados :
Grupo H 3 - Encontrei as seguintes colegas : Liziani Scheffer Evaldt ( de Três Cachoeiras - liziani_evaldt@yahoo.com.br ).
Tânia Dutra do pólo de São Leopoldo - 00156760@ufrgs.br
Grupo H ( Entre as colegas do meu pólo - Alvorada ) para ECS 9
Joice, Jurema, Ledi, Rosaria, Roseane, Roselana e Selva.

terça-feira, 7 de novembro de 2006

ESC 6 - Max Weber II

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Licenciatura em Pedagogia a Distância Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Disciplina: Escola, Cultura e Sociedade
Pólo Alvorada
Profª.: Vera Corazza
Atividade: ECS 6
Semana 4
Aluna: Kátia Diehl


Leitura : Max Weber - Os três tipos puros de dominação legítima.

Enfoque temático : Construção de concepção de humano mundo .
Educação a perspectiva historicista.

Registrar, duas situações vividas no seu local de trabalho, que possam ser analisadas a partir da teoria de Weber, atentando para as relações :

1ª Situação : Ser/estar X papéis.

Para realizar esta tarefa baseada em vivência pessoal, vou comentar uma experiência que acredito que muitas professoras com filhos já passaram. A relação ser/estar x papéis, ser mãe e professora da filha ao mesmo tempo. Por um lado é muito bom estar com a " pitoquinha " o dia inteiro, poder cuidar e acompanhar o seu desenvolvimento. Mas, ... como sempre tem um porém, fica meio complicado. Agora ela está mais madura, mas no começo ela só queria brincar, não obedecia e pior ... levava todo mundo junto na bagunça. Ela é uma " sapequinha ", animada, canta, brinca o tempo todo sem cansar ! Mas, avaliando a relação " custo x benefício ", sem dúvidas esta experiência para nós duas está sendo positiva.

2ª Situação : Poder X hierarquia.
Para exemplificar esta situação, não posso deixar de lembrar de uma lamentável experiência ocorrida na escola anterior a esta em que estou hoje. A Diretora da escola é uma pessoa extremamente radical, fechada, conselho e vice-direção existem, mas não são consultados. Todas as decisões são tomadas pela Diretora, ela inclusive diz que não é democrática, e o pior, sente orgulho disto.
Estar sempre estudando, fazendo cursos e se aperfeiçoando, faz parte da minha personalidade, desde criança, pois sempre fui boa aluna, e o fato de ter conhecido esta senhora fortificou mais ainda esta idéia em mim, pois ela está parada no tempo, não quer e provavelmente não vai mudar ... dirige a escola num regime de Ditadura extrema.





segunda-feira, 6 de novembro de 2006

ESC 4 - Visitando blogs ...


Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Licenciatura em Pedagogia a Distância Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Disciplina: Escola, Cultura e Sociedade
Polo Alvorada
Prof ª.: Vera Corazza
Atividade: ECS 4
Semana 3
Aluna: Kátia Diehl

Atividade : Visitar os blogs de 3 ou 4 colegas de Pólo. Conhecer e comentar o trabalho que elas vêm fazendo. Postar no blog um comentário sobre esta atividade.


Já visitei e deixei comentários em vários blogs, mas vou escrever sobre os blogs destas 3 queridas colegas :

http://biapedag.blogspot.com/
Maria Beatriz Santos Guterres.

http://pegufrgs.blogspot.com/
Luciene Sobotyk.

http://Lubetat.blogspot.com/
Luciana Betat.

A Bia possui 2 blogs, um destinado às atividade do Curso de Pedagogia a distância, que pode ser chamado de Blog Pedagógico. O outro é o " Só Guterres ", onde ela registra seus sentimentos de alegria, suas conquistas na informática, seu dia-a-dia, fala do Picasso, do Lú, da sua escola e dos alunos. Os dois blogs estão lindos, cheios de surpresas, com links para textos do Paulo Freire ( li este texto é ótimo ), links para curtas, com fotos e imagens carregadas de sentido e beleza.

O blog da Luciene é show, tem links, mural, gifs animados, imagens encantadoras e muito conteúdo interessante.


O blog da Luciana Betat, também está repleto de textos que prendem a atenção, lindas imagens, links e belos pensamentos e poesias.

É o que eu sempre digo, o blog é uma espaço mágico onde as pessoas se mostram, e todo blog tem a cara de seu dono. Assim como um cachorrinho de estimação.

Os blogs destas 3 amigas são criativos e cativantes, assim como elas, que aproveitam este espaço para mostrar todas as suas conquistas e pesquisas nos conhecimentos digitais , como a descoberta da postagem de slides, do SKYPE, que é maravilhoso ! Ficamos trabalhando e conversando ao mesmo tempo ! Tiramos dúvidas, pedimos socorro e damos risadas via Skype.

Sem dúvida este curso nos abriu um novo horizonte, iluminado de novidades e grandes amizades !

Quem leu o informativo ( jornal ) da interdisciplina da profª. Sílvia - BIA - LÚ - KA, sabe que o nosso lema é :

" UMA POR TODAS E TODAS POR UMA ! "

E se alguém está pensando ... Como é que estas 4 colegas ( Bia, Luciene, LÚBetat e Kátia ) estão se achando as verdadeiras " TRÊS MOSQUETEIRAS DIGITAIS ". não se esqueçam do Dartagnam.

domingo, 5 de novembro de 2006

Calendário ...




Esta simpática girafinha está aí para me lembrar em que dia, mês e ano eu estou !!!
Tenho ficado horas e ... horas trabalhando e ... ainda não estou em dia com a interdisciplina Escola, Cultura e Sociedade !!!
Já ando preocupada com os pareceres descritivos do 3° Trimestre - dos meus alunos ... não gosto de deixar nada para a última hora !!
Acreditem !!! Isto é verdade ... apesar de todo o atraso.
Os meus neurônios ... pobrezinhos ... se estão como eu que não sei nem mais o meu nome ... devem estar sem saber o que é uma * sinapse, faz horas, porque estão bem lentinhos ... ! Por outro lado ...arrumei a lentidão do micro, não sei prá quê ... se eu ando como uma tarturaga ... manca !!!
Ah !!! Esta postagem é só prá me queixar um pouquinho, respirar bem fundo, sacudir os neurônios e continuar o trabalho do Marx e Engels, o jornal, ler emails, visitar blogs, participar de fóruns, participar da ESC 8, achar o meu grupo, falar das minhas expectativas ... reformular a página " Minha Escola ", que está no modelo pergaminho ... vou transformá-la em hipertexto ( com links ) e acrescentar as fotos que só agora aprendí a passar do celular para o micro, o programa que veio com o cabo para transmitir dados estava desatualizado ... na primeira tentativa, queimei o software do celular !!! Perdí as fotos ... o celular " pifou " ... É tudo de bom ...
Bom ! já chorei ... agora vou trabalhar !!!
Uma ótima semana para todos ! Y
* Histol. Conexão entre dois neurônios vizinhos, da qual há mais de um tipo, segundo as formações que fazem o contato entre essas células para que se propague o impulso nervoso de uma para outra.

Onde está a fraternidade ? . . .


A Interdisciplina Escola Cultura e Sociedade, tem uma particularidade muito legal, que é nos fazer pensar no contexto histórico. Para fazer isto estou visitando vários sites sobre a vida de Marx, Engels, Max Weber ... enfim estou estudando um pouco de história ! E o que se vê é muito triste, porque, como já dizia a minha avó " Esta história do homem dominar e explorar o próprio homem, é mais velha do que andar a pé " !!! E é verdade, este planeta vive e sempre viveu em pé de guerra !
E nestas minhas pesquisas encontrei esta frase de Martin Luther King, que achei brilhante:
" Temos aprendido a voar como os pássaros, a nadar como os peixes, mas ainda não aprendemos a sensível arte de viver como irmãos. "

quinta-feira, 2 de novembro de 2006

Os três tipos puros de dominação legítima.


Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Interdisciplina : Escola, Cultura e Sociedade
Nome do Aluno(a) :
Kátia Diehl
Pólo : Alvorada
Semana nº 4 - ESC 5


Tema : Concepções de humano, mundo e educação na perspectiva weberiana.

Texto : Os três tipos puros de dominação legítima. ( Max Weber ).


Neste texto, Max Weber descreve sobre os tipos puros de dominação legítima. Nos fala dos fundamentos da dominação como a probabilidade de se encontrar obediência. A obediência nasce da submissão. A submissão pode ter como origem três fatores :
1° Pode depender de considerações utilitárias, como vantagens ou inconvenientes - recebidos por parte daquele que obedece.
2° A submissão pode nascer de mero costume, hábito cego de um comportamento inveterado.
3° A origem da submissão, também pode ser puro afeto, mera inclinação de quem obedece.
Se a dominação estivesse embasada apenas em um destes fatores ela seria instável.
E Weber nos esclarece que a dominação se apoia internamente em bases jurídicas, nas quais se funda a " legitimidade ".
As bases da legitimidade são três :
1° Dominação Legal : existe em virtude do estatuto, seu tipo mais puro é a dominação burocrática. A base do funcionamento técnico é a disciplina do serviço.
Correspondem ao tipo “legal” de dominação a estrutura moderna do estado e do município, a relação do domínio numa empresa capitalista privada, numa associação com fins utilitários ou numa união de qualquer outra natureza que disponha de um quadro administrativo numeroso e hierarquicamente articulado. As associações políticas modernas constituem os representantes mais eminentes deste tipo e a burocracia constitui o tipo tecnicamente mais puro da dominação legal.
2° Dominação Tradicional : Seu tipo mais puro é o da dominação patriarcal. A associação dominante é o de caráter comunitário. O tipo daquele que ordena é o “senhor”, e os que obedecem são “súditos”, enquanto que o quadro administrativo é formado por “servidores”. Obedece-se à pessoa em virtude de sua dignidade própria, santificada pela tradição: por fidelidade. O conteúdo das ordens está fixado pela tradição, cuja violação desconsiderada por parte do senhor poria em perigo a legitimidade do seu próprio domínio, que repousa exclusivamente na santidade delas. Existe a crença de que é impossível quebrar esta tradição e assim não se cria novo direito. Há um estatuto reconhecido e válido para sempre.
Neste tipo de dominação a disposição de reconhecer igualmente o direito de cada um é um tanto elástica, pois dependerá de simpatias ou antipatias pessoais.
3° Dominação carismática : Este tipo de dominação nasce em virtude de devoção afetiva à pessoa do senhor e a seus dotes sobrenaturais (carisma) e, particularmente: a faculdades mágicas, revelações ou heroísmo, poder intelectual ou de oratória. O tipo que manda é o líder. O tipo que obedece é o “apóstolo”. Obedece-se exclusivamente à pessoa do líder por suas qualidades excepcionais; e, portanto, também somente enquanto essas qualidades lhe são atribuídas, ou seja, enquanto seu carisma subsiste. Por outro lado, quando é “abandonado” pelo seu deus ou quando decaem a sua força heróica ou a fé dos que crêem em suas qualidades de líder, então seu domínio também se torna nulo.
Com muita propriedade, clareza e inteligência, neste texto Max Weber, define os três tipos puros de dominação. Como nesta semana de estudos o nosso tema é : concepções de humano, mundo e educação na perspectiva weberiana, não podemos esquecer de lembrar em que mundo Max Weber, escreveu sua obra, que lhe atribuiu o título de um dos fundadores da Sociologia.
Os trabalhos escritos por Weber são deste período : 1892 - 1920.
Como estava o mundo nesta época ?
- A Alemanha pátria de Weber, era governada pelo Chanceler alemão Bismarck, que estava ciente da possível revanche por parte da França, que havia sido derrotada na Guerra Franco Prussiana, e perdido a Alsácia e a Lorena. Havia uma notória antipatia entre Alemanha e França.
- A Alemanha por afinidades culturais, fez aliança com o Império Austro-Húngaro e também mais tarde se aliou a Itália.
- Por outro lado a Inglaterra, também não olhava a Alemanha com bons olhos, pois em menos de três décadas a Alemanha se tornou uma das grandes potências industriais da época. E assim nasceu uma rivalidade baseada na disputa de novos mercados, na competição industrial e comercial.
- A Rússia desejava dominar o Império Turco-Otamano, a fim de obter uma saída para o Mar Mediterrâneo e controlar a península Balcânica.
- Outro fator marcante desta época era o nacionalismo da Sérvia, que conspirava contra a Áustria, desde que esta ocupou a Bosnia-Herzegovina.
- Em 1907 a Europa encontrava-se dividida em 2 blocos político-militares.
- A Tríplice Aliança ( formada pela Alemanha, Itália e Áustria-Hungra ).
- A Tríplice Entente ( formada pela Inglaterra, França e Rússia ).
- Neste período havia uma grande corrida armamentista, era a PAZ armada.
- Com este clima de rivalidades mútuas entre países, faltava apenas um incidente para começar uma guerra.
- No dia 28 de Julho de 1914 - Na Bósnia, o herdeiro do trono Austríaco, Francisco Ferdinando e suas esposas foram assassinados a tiros por um estuda da Bósnia, neste dia iniciou a Primeira Guerra Mundial, com a Áustria declarando guerra a Sérvia.
- De 1914 a 1918 - esta foi a duração da 1ª Guerra Mundial que era nutrida pela política de expansão e domínio territorial e/ou econômico de uma nação sobre outras.
- Em 1918 a Alemanha é vencida, seu Imperador Guilherme II, abdica devido a uma rebelião interna e o novo governo alemão substitui a Monarquia pela República.
- Com a rendição a Alemanha é obrigada a assinar o Tratado de Versalhes, considerado uma humilhação, pelo povo alemão que passou a nutrir rancor e ódio pelos os outros povos envolvidos na guerra.
- Neste período houve um declínio da Europa e a ascensão dos EUA, que passou a ser uma das grandes potências mundiais.
- A implantação do Socialismo na Rússia começou a ter sérios problemas.
- Regimes políticos autoritários na Europa, começaram a nascer : o nazismo e o fascismo.
Era este o contexto social, político e cultural de Max Weber.
Dominação de países sobre outros, concorrência de mercados, a busca do lucro de qualquer forma, países muito ricos, outros pobres e na miséria por conseqüência da guerra. Concentração da renda nas mãos de poucos, muitos povos subdesenvolvidos e na miséria.
Voltando para aqui e agora 2006 - penso que apenas não há a declaração formal de uma grande guerra, mas vivemos situações econômicas e políticas, bem semelhantes as da época de Weber.
Por isto que seu texto é tão atual e se enquadra tão bem nos dias de hoje.
Técnologicamente o mundo evoluiu MUITO, mas a escravidão, opressão e dominação nas suas 3 formas, ainda fazem parte deste mundo tão moderno e digital.

Partida e Chegada ...


Quando observamos da praia, um veleiro a afastar-se da costa, navegando mar adentro, impelido pela brisa matinal, estamos diante de um espetáculo de beleza rara. O barco, impulsionado pela força dos ventos, vai ganhando o mar azul e nos parece cada vez menor. Não demora muito e só podemos contemplar um pequeno ponto branco na linha remota e indecisa, onde mar e o céu se encontram .

Quem observa um veleiro sumir na linha do horizonte certamente exclamará: " já se foi ". Terá sumido ? Evaporado ? Não, certamente. Apenas o perdemos de vista. O barco continuará do mesmo tamanho e com a mesma capacidade que tinha quando estava próximo de nós. Continua tão capaz quanto antes de levar ao porto de destino as cargas recebidas. O veleiro não evaporou, apenas não o podemos mais ver. Mas ele continua o mesmo. E talvez, no exato instante em que alguém diz: " já se foi ", haverá outras vozes mais além, a afirmar: " lá vem o veleiro ". Assim é a morte. Quando o veleiro parte, levando a preciosa carga de um amor que nos foi caro, e o vemos sumir na linha que separa o visível do invisível dizemos " já se foi ". Terá sumido ? Evaporado ? Não certamente. Apenas o perdemos de vista. O ser que amamos continua o mesmo, suas conquistas persistem dentro do mistério divino. Nada se perde, a não ser o corpo físico de que não mais necessita. E é assim que, no mesmo instante em que dizemos : " já se foi " , no além, outro alguém dirá : " já está chegando " ! Chegou ao destino levando consigo as aquisições feitas durante a vida. Na vida, cada um leva sua carga de vícios e virtudes, de afetos e desafetos, até que se resolva por desfazer-se do que julgar desnecessário. A vida é feita de partidas e chegadas. De idas e vindas. Assim, o que para uns parece ser a partida, para outros é a chegada. Assim, um dia, todos nós partimos como seres imortais que somos todos nós ao encontro daquele que nos criou.

( Rabino Henry Sobel )

A morte ...


A morte não é a maior perda da vida.
A maior perda da vida é o que morre dentro de nós, enquanto vivemos.

( Autor desconhecido )