quarta-feira, 25 de abril de 2007

segunda-feira, 23 de abril de 2007

PbWiki ... Uma boa notícia !



Como eles dizem, abrir um PBWiki é tão fácil quanto fazer um sanduiche de manteiga de amendoim. E agora além de fácil ele oferece 10 MB de espaço e a boa notícia é que estão oferecendo o dobro de espaço para quem tiver um PBWiki e resolver colocar a imagem com o link para o site deles, no seu blog, página web ou divulgar esta notícia em Newsletters.Isso só vale até 30 de abril. Outra novidade que este recurso oferece é o seu novo editor mais prático, rápido e rico em recursos.

Não perca tempo crie agora o seu Wiki !

http://pbwiki.com

sábado, 21 de abril de 2007

Letramento e Alfabetização



No dia 20 de Abril/2007 no pólo de Alvorada iniciou a interdisciplina :
EDUAD007 - FUNDAMENTOS DA ALFABETIZAÇÃO – A

O encontro foi animado com práticas que conseguiram nos conduzir a situação e circunstâncias experimentadas por nossas crianças de 1ª série ou 1° ano. Ler, escrever, entender e decodificar símbolos ... tarefa que hoje nos parece tão simples, mas que exige um conjunto de aptidões e maturidade em diversas áreas ( congnitivas, emocionais, motricidades, concentração, raciocínio lógico, percepção ... ) , enfim a aquisição do dom de ler e escrever, exige muito esforço.

O " s " de casaco, não é o mesmo de cansado ? O " x " de xícara não têm o mesmo som de chinelo ? O som do " o " de olho é diferente do de " Hotel " ? Estes são apenas alguns exemplos da complexa arte de ser alfabetizado.
A equipe de professores desta interdisciplina está de parabéns, esta presencial foi excelente !

As atividades iniciais são sobre LETRAMENTO e ALFABETIZAÇÃO.

Passeando pela Web encontrei esta apresentação de PowerPoint, muito rica e interessante, sobre este assunto, da profª. Magda Soares da Universidade Federal de Minas Gerais, vale a pena assistir.

quinta-feira, 12 de abril de 2007

Festa dos Bixos 2007 ...

Olá pessoal ! No dia 11 de abril participei da festa dos Bixos 2007, o evento estava lindo ! Me emocionei e adorei as apresentações de flauta doce, realizada por crianças e jóvens.

A nossa querida colega Bia Guterres nos presenteou com uma maravilhosa " Oficina Lúdica " , ela conseguiu nos sensibilizar, abrandar e alegrar os nossos corações, com muita alegria, músicas e danças !

Também quero aproveitar para dar os PARABÉNS para todos os novos colegas ! Sejam bem-vindos ao curso de Pedagogia a distância UFRGS !

E agora vocês devem estar pensando : . . . se a postagem é sobre esta incrível festa . . . por quê este cachorrinho tristonho está aqui do lado ? ? ?

Ah ! Pessoal, ele está aí para representar uma pontinha de tristeza que não deixou de me acompanhar durante a festa. Minha colega de escola ( Roque Callage - POA ) a Maria Eliane, ficou em 23 º lugar no Vestibular/PEAD 2007. Ela é incrível e faz um excelente trabalho lá na escola. Estávamos muito animadas eu iria adotá-la e dar todo apoio necessário, mas não foi desta vez, se tiver outro Vestibular, ela irá fazer novamente.

Hoje, na 2ª chamada, não abriu nenhuma vaga para Alvorada. Ainda resta uma esperança para o dia 19 de Abril.

Confesso que estou muito triste ! Mas, não deixei de adotar um Bixo, simpatizei com a Carla, que também é de Porto Alegre e professora do Estado.

Já criei o Wiki " Adote um Bixo ", para poder auxiliar e facilitar a adaptação desta nova colega. Seja bem-vinda Carla ! E não deixe de visitar o nosso Wiki !

http://adoteumbixokatiacarla.pbwiki.com/FrontPage

quarta-feira, 4 de abril de 2007

Feliz Páscoa !


Como teria surgido o coelho da Páscoa

O costume de se procurar os ovos de Páscoa no jardim também estaria baseado na crença dos germanos e de outros povos antigos de que o ovo é o símbolo da fertilidade e da nova vida em crescimento. Já o coelho, símbolo de fertilidade na mitologia grega, só é conhecido como "coelho da Páscoa" no norte da Alemanha há cerca de cem anos. No entanto, o coelho é o animal sagrado atribuído tanto a Afrodite, a deusa do amor dos romanos, como a Ostara.
Como os lépidos coelhos e lebres se multiplicam na primavera - a Páscoa cai na primavera no Hemisfério Norte - os padrinhos teriam inventado uma caçada ao coelho, na qual as crianças encontravam os ovos coloridos escondidos nos parques e jardins.