sábado, 29 de setembro de 2007

Associação Viva e Deixe Viver ...

Contadores de Histórias
Já participei de trabalhos voluntários, minha família sempre foi muito religiosa, e sendo assim passei minha infância e adolescência envolvida com chás, Natais e Festas beneficentes para crianças. Entretanto nos últimos anos estive afastada destas atividades, mas a vontade de ser útil nunca deixou de existir, porque segundo a minha visão este mundo é marcado pela injustiça, deigualdade e egoísmo. Todos precisam pensar e agir com fraternidade e amor, para reverter este quadro.
Sendo assim no ano passado mandei um mail para a Associação Viva e Deixe Viver - Contadores de História - falando da minha vontade de ser Contadora de Histórias para crianças hospitalizadas. Em Julho deste ano recebí uma mensagem dizendo que eu já estava cadastrada e que quando houvesse " Curso para Formação de Contadores " , eu seria avisada.
No dia 9 de Setembro deste ano recebí a notícia da abertura deste curso, fiquei muito feliz com esta oportunidade que se abriu na minha vida. Ser útil e tornar o dia-a-dia de crianças hospitalizadas mais ameno e tranqüilo, tenho certeza que esta atividade fará mais bem a mim do que para as crianças.

As pessoas que convivem comigo sabem muito bem que eu sou do tipo " Desesperar Jamais ..." Agradeço a Deus esta forma de ser. Não gosto de atropelos e acredito que tudo tem a sua hora certa, tudo necessita de tempo e amadurecimento. Também acredito na " Lei da Afinidade "... afins se atraem e se completam. E no PEAD esta lei não deixou de agir. O grupo todo é muito unido e criativo, mas sempre tem aquelas amigas que chegam para ficar, que chegam para criar laços de amizade e companherismo. Uma destas amigas é a Bia Guterres e como sei que ela tem um coração enorme e também conta histórias muito bem e também já participou de outro grupo no Instituto do Câncer, encaminhei o mail recebido para ela, que reencaminhou o mesmo para a Chaine, resultado : No dia 29 de Setembro/2007 - às 14:00 hs, estávamos nós três no Anfiteatro do Hospital da Criança Santo Antonio, assistindo nossa primeira aula.

Dia 1 º de Outubro será a próxima aula, prometo deixar tudo registrado aqui no Blog, tenho certeza que será uma experiência que trará bons frutos.

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Para refletir sobre ludicidade ...




O mundo é para ser brincado.
A vida é para ser brincada.

Rubem Alves

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

sábado, 22 de setembro de 2007

Portifólio de Aprendizagem ... ( 1 )

Neste 3º semestre ( 2007/II ) uma das atividades do Seminário Integrador III, será a criação de um Portifólio de Aprendizagem , o qual será um relatório, um conjunto de anotações sobre novas aprendizagens, o que mudou na minha vida profissionalmente e socialmente após me integrar ao PEAD / UFRGS - Pedagogia a distância .
Uma nova prática que adquirí com este curso está exemplificada na postagem do dia 18 de setembro, ocasião da primeira aula deste semestre.
Hoje registro por escrito e imagens quase todos os acontecimentos, isto no PEAD, lá na Escola, em casa , no dia a dia ... confesso que sempre gostei de tirar fotos ... e a era de máquinas digitais trouxe rapidez, pois não é mais necessário revelar fotos em laboratórios.
Registrar para fazer persistir determinada informação durante um período de tempo. Criar memórias, guardar a história da caminhada deste curso de graduação, das amizades, dos assuntos interessantes e novos.

Foi com o PEAD que conhecí e criei um Blog, esta incrível ferramenta que nos possibilita registrar por escrito, por imagens e vídeos todos os acontecimentos que entendemos ser importante guardar para depois daqui alguns anos poder dar uma olhadinha, para matar a saudade, para refletir sobre o crescimento que atingimos e nos avaliar.

As evidências desta mudança estão aqui neste blog e também no blog da minha Escola, no qual tenho registrado todos os eventos e fatos da comunidade escolar.Esta mudança nasceu com o PEAD, com o Seminário Integrador I, que foi um verdadeiro " choque tecnológico ", conhecer e saber como usar as TICs, criar Blog, criar Wiki , conhecer todas as " orelhinhas " do ROODA ... foi um grande susto que se transformou em crescimento e amadurecimento da minha forma de realizar as tarefas e ver o mundo.

A primeira mudança identificada é o ato de registrar de forma digital os acontecimentos.

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Hoje a Bruna faz 6 anos !


Feliz ! Feliz ! Feliz !

Aniversário !!!

Hoje a Bruna faz

6 anos !!!

Parabéns mimosa !!!

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Artes Visuais ...

Na primeira aula de Artes Visuais com o profº. Bento, já deu para entrar no clima e sair pesquisando e apreciando o que há de belo na história da arte do Brasil.
Tarsila de Amaral a maior pintora brasileira fez obras maravilhosas !
Tarsila do Amaral nasceu em 1º de setembro de 1886 na Fazenda São Bernardo, município de Capivari, interior do Estado de São Paulo. Filha de José Estanislau do Amaral e Lydia Dias de Aguiar do Amaral. Era neta de José Estanislau do Amaral, cognominado “o milionário” em razão da imensa fortuna que acumulou abrindo fazendas no interior de São Paulo. Seu pai herdou apreciável fortuna e diversas fazendas nas quais Tarsila passou a infância e adolescência.
Saiba mais sobre Tarsila do Amara clickando no link abaixo :

Tarsila do Amaral

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Um novo semestre inicia ...

This album is powered by BubbleShare - Add to my blog

Dia 18 de Setembro / 2007 : Terça-Feira, muita chuva, frio e ... O PEAD está iniciando o seu 3° Semestre !
E lá vamos nós ! Foi complicado ir até Alvorada na chuva e de moto, mas valeu a pena ! Basta ver as fotos !
Hoje iniciou as interdisciplinas :

ARTES VISUAIS (EDUAD009) Turma : A - Prof ª. Suyan

LITERATURA INFANTO JUVENIL E APRENDIZAGEM (EDUAD010) Turma : A - Prof º. Bento
Em Literatura vamos fazer uma viagem, conhecer e estudar os Contos de Fadas, os Contos Clássicos, as Fábulas, Poesias e Literatura Infantil.
Hoje assistimos a um vídeo " brilhante " que mostrou de forma clara e divertida o que se pode ou não fazer ao " contar histórias ".
Artes Visuais será uma encantadora aventura por Museus ( Virtuais ) e obras de arte !
Este semestre promete ser incrível !