domingo, 23 de dezembro de 2007

Feliz 2008 !

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Feliz Natal !

Quero ver
Você não chorar
Não olhar pra trás
Nem se arrepender do que faz

Quero ver o amor vencer
Mas se a dor nascer
Você resistir e sorrir

Se você pode ser assim
Tão enorme assim,

Eu vou crer...

Que o Natal existe
Que ninguém é triste
Que no mundo há sempre amor..

Bom Natal,
Um Feliz Natal,
Muito amor e paz pra você...
Pra você...
Pra você...

FELIZ NATAL !



segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Expressão gráfica ....


É dura a vida de filha de professora ! A Bruna ( 6 anos ) que o diga ! Desde os 2 aninhos ela ganha papel e lápis para desenvolver a motricidade, criatividade, ........ e tantas outras coisas que professoras adoram avaliar !
E sendo assim ela desenvolveu o hábito e o gosto pela pintura e desenho !
Todos os dias ela faz desenhos e me dá de presente !
O presentinho de hoje foi esta linda casa colorida !
Ela anda muito feliz porque aprendeu a escrever a palavra amor e a desenhar estrelas !
Como estou muito sensível e emotiva hoje, resolví publicá-la no Blog !

Meu primeiro diploma ...

Com muita emoção e alegria a turminha do Jardim B se formou neste sábado, 08 de Dezembro de 2007.
No próximo ano ( 2008 ) todos estarão freqüentando o 1 º Ano do Ensino Fundamental.
Adeus ! Educação Infantil !
Para comemorar apresentaram músicas de Natal .

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domingo, 9 de dezembro de 2007

Novas ações na sala de aula ...( 2 )



Sou professora de uma turma de Educação Infantil – Jardim Nível B – na Escola Estadual de Ensino Fundamental Roque Callage. Os alunos têm entre 5 e 6 anos, nestas idades o real se confunde com o imaginário, e pode-se ver como é bela e incansável a imaginação infantil.
É a fase do jogo simbólico, é quando brincar se faz necessário e vital para compreender e se relacionar com o meio, para dominar e aliviar angústias, para sonhar, criar e recriar a realidade e assim se desenvolver psico-socialmente. Na Educação Infantil se trabalha muito o esquema corporal, a percepção do próprio corpo e do corpo do colega, nossa sala tem espelho, roupas diversas, fantasias, colares, pulseiras e outros acessórios que todos gostam de usar e brincar de “ Faz de conta que agora eu sou ... “; tudo é sonho, tudo é simbolismo.


Neste semestre com a interdisciplina TEATRO E EDUCAÇÃO com o professor Gilberto Icle, realizamos um significativo estudo sobre o teatro, as " Formas de Abordagem Dramática na Educação ", que são as seguintes :



  • Método Dramático

  • Teatro Criativo

  • Movimento Criativo

  • Teatro Escolar

  • Jogo Dramático

  • Jogos Teatrais


Fazer e brincar de teatro em sala de aula é muito bom e importante, porque através desta prática :

  • Incentiva-se a criação e observação;

  • Possibilita-se variados meios de expressão;

  • Liberta-se sentimentos;

  • Desenvolve-se hábitos, atitudes e habilidades;

  • Desenvolve-se maneira reflexiva de pensar;

  • Amplia-se conceitos levando a generalizações;

  • Desenvolve-se a criatividade e oralidade;


Um dos trabalhos da Interdisciplina Teatro e Educação foi a criação de um inventário relatando uma prática de teatro com os alunos, escolhí e apliquei a técnica " TEATRO DE MÃOS ", que é muito lúdica e criativa, os alunos adoraram.



Teatro Criativo - parte da idéia de que a atividade teatral deve ser considerada uma disciplina. Tem como base o jogo dramático. “O jogo dramático se caracteriza pela livre expressão, por um discurso espontâneo que é cada vez mais desenvolvido pela improvisação e interpretação. A cada faixa etária há um tipo de jogo e quanto mais velha a criança mais condições ela tem de compreender a linguagem teatral.”

Nesta proposta foi utilizada a técnica “ Bonequinhos de mão “.
Foi criado um palco, com cadeiras cobertas com TNT, os atores se escondiam atrás das cadeiras, para aparecer apenas os personagens da história.

Foi dado um tema : “ Gatinho doente “.

A partir do tema foi criado um diálogo entre os personagens, uma menina escolheu ser a gatinha doente, que seria a Hello Kitty.
Começaram a história com .... “ Era uma vez uma gatinha que morava na floresta, e um dia ficou muito doente, cada um deu uma sugestão de doença, sarampo, dor de cabeça, dor na barriga ... e da mesma forma todos tentaram dar conselhos e soluções para a doença da gatinha.
Apareceu um monstro amarelo e azul que lançou um feitiço que deixou a gatinha doente, mas veio outro bruxo e curou a gatinha.
Os alunos criaram coletivamente a história e conforme o contexto eu fiz algumas indagações como :
- O que sentimos quando estamos doentes ?
- O que gostamos de receber das pessoas quando estamos doentes em casa ou no hospital ?
- O que devemos fazer para evitar doenças ?
- Eu posso entrar correndo e gritando dentro de um hospital ?
- O remédio que a gatinha precisava tomar era muito ruim. O que ela fez ?
- Quem vai fazer um desenho bem bonito para dar de presente para a gatinha e deixá-la mais feliz ?
- Quando o monstro apareceu ... ela sentiu medo ?
- A gatinha tem medo ?

Desta forma foi possível trabalhar conteúdos de higiene e cuidados com o corpo, boas maneiras e também valores como amizade, solidariedade, dedicação e respeito.

Os bonecos nesta vivência foram desenhados pela professora com canetinhas, nas mãos das crianças, mas com crianças maiores, um colega pode pintar na mão do outro.

É muito bom e prazeroso fazer teatro em sala de aula, em todas as séries e níveis ( Fundamental e Médio ).

Para pensar, mudar e apoiar ...



Há quatro tipos de pessoas e possibilidades:


  • Aquele que ignora a necessidade de mudar.
  • Aquele que aceita a necessidade de mudar, mas tenta manter o status quo.
  • Aquele que aceita a necessidade de mudar, mas não vê como fazê-lo.
  • Aquele que aceita que o momento atual é o mais importante da história para fazer todas as transformações necessárias.
  • O primeiro é atropelado pela mudança sem entender o que está acontecendo.
  • O segundo tenta viver inutilmente no passado dos tempos dourados, quando os paradigmas existentes funcionavam parcialmente.
  • O terceiro permanece sem perspectivas.
  • O quarto abre as portas de um novo mundo.

Fonte : Brahma Kumaris

Preparando e apresentando a história do " Grúfalo " ...???

Novas formas de interação e socialização ...




Durante os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro/2007 eu juntamente com as colegas Bia Guterres e Chaine, participamos do processo de seleção de novos contadores de histórias da Associação Viva e Deixe Viver.
A seleção foi realizada por uma série de palestras, estudos e práticas.
Para ser voluntário devemos ter sempre em mente os 3 Cs :
  1. Consciência

  2. Comprometimento

  3. Constância

E desta forma cumprimos a seguinte agenda :

22/09 - Sensibilização - Equipe Viva e Deixe Viver

01/10 - Mestre do Tempo

08/10 - Pensamento Positivo - Organização Brahma Kumaris

15/10 - O que é ser voluntário

22/10 - Ambientação Hospitalar - Controle de infecções e Serviço de Psicologia

29/10 - A arte da contação de histórias para crianças hospitalizadas

05/11 - Aprendendo a perder - Equipe de Psicologia

Todo mês de novembro - Vivência Prática - Voluntários Viva .

07/12 - Formatura

Durante o mês de novembro participamos das aulas práticas, conhecemos o Hospital da Criança Santo Antonio e visitamos alguns quarto para contar histórias.

Fiquei emocionada e impressionada com a mágica da contação de histórias. Como professora conto histórias para os alunos e também para a Bruna minha filha e sei que todos gostam muito de ouvir e sonhar com as histórias. Entretanto, no hospital o efeito tranqüilizante e lúdico da contação fica mais evidente. Não sei se é devido ao ambiente ou a notória fragilidade das crianças, mas o resultado é imediato.

No meu primeiro dia de prática, quando eu estava passando pelo corredor do Hospital, encontrei um menino de 5 anos, que estava acompanhado pela mãe que tentava caminhar um pouco com ele para exercitar as pernas. Ele estava chorando e muito aflito . Perguntei se ele gostaria de ouvir histórias e ele disse que sim. Então fomos até o quarto, ele deitou na cama, lhe mostrei os livros que eu tinha e perguntei qual ele gostaria de ouvir. Ele escolheu uma histórinha do Cliffort, " o gigante cão vermelho " - e a medida que eu ia contando a história , ele foi se acalmando, se acalmando e pediu para ouvir + 1 história, mais outra e assim na 3ª história percebí que o sono estava chegando ... e assim me despedí do pequeno ouvinte.

É muito bom poder ajudar e transformar o ambiente por onde se passa, não só com este menino, mas nos outros quartos também foi possível perceber o quanto estas crianças precisam de alguns minutos mágicos, onde a doença e a dor cedem lugar para o sonho, para o riso e para a esperança de viver dias felizes.

Um belo trabalho social com crianças ( Vídeo )

E como a vida é inteligente e tudo nela está conectado e interagindo entre si, neste semestre no curso de Pedagogia a distância - PEAD/UFRGS, tivemos a interdisciplina de Literatura Infanto-Juvenil, com a professora Suyan.

Uma das atividades foi justamente apresentar uma " Contação de História ". Foi muito bom realizar esta tarefa. Inicialmente criamos o grupo ( Bia Guterres, Chaine, Kátia, Luciana Betat, Luciene Sobotyk, Magali, Maria Gabriela e Selva.

Nosso primeiro encontro foi num sábado a tarde na praça Chiga, lá fizemos uma tarde de contação de histórias, todas trouxeram sugestões e por unânimidade a história " O GRÚFALO ", sugerida pela colega Maria Gabriela foi escolhida para ser contada em sala de aula no PEAD.

E você não sabe o que é um " Grúfalo " ????? Não ??????

Nos encontros seguinte, confeccionamos o cenário, a nossa colega Chaine que é muito habilidosa e criativa deu uma " SUPER " mão na roda, criando as máscaras e finalmente ensaiamos e apresentamos a história ... e mais uma vez a magia da contação se fez presente, desta vez não com crianças, mas com mulheres adultas que não perderam o brilho do olhar e nem a capacidade de sonhar e vibrar com os personagens da história, principalmente com o ratinho, muuuiiiito safadinho !

Com este trabalho nossa amizade se fortificou, aprendemos muito, vivenciamos a cooperação e criação em conjunto, tudo isto que também precisamos ensinar e desenvolver em nossos alunos, porque o modelo de acumulação e competição já mostrou o quanto criou um mundo doente e carente, um mundo em que há poucos vitoriosos ... e muitos necessitados.

Vamos mudar o paradigama para a COOPERAÇÃO, vamos criar um mundo com valores :

Amor, Amizade, Caridade, Esperança, Alegria, Felicidade, Ética , Honestidade, Paz, Justiça e Solidariedade.

Por quê ser voluntário ?

A Sociedade está dividida em 3 Setores :

1 º Setor : O governo, que é responsável pelas questões sociais.

2º Setor : O privado, responsável pelas questões individuais.

3º Setor : É constituído por organizações sem fins lucrativos e não governamentais, que tem como objetivo gerar serviços de caráter público.

O 1 º Setor não está cumprindo a sua obrigação de promover o bem social, mas felizmente as pessoas estão mais conscientes de que todos devem fazer alguma coisa em favor da coletividade.

Depende de nós melhorar o mundo, e para isto não é necessário grandes atos, pequenos gestos somados fazem a diferença.

domingo, 2 de dezembro de 2007

Visita guiada a 6 ª Bienal do Mercosul ...

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No dia 10 de Novembro de 2007, a turma PEAD Alvorada visitou a 6 ª Bienal do Mercosul ( em Porto Alegre - RS ), juntamente com o professor Bento e tutoras.

Foi uma atividade presencial muito rica de conteúdos e gratificante. Nosso curso é a distância e por isto sempre é um grande prazer encontrar as colegas, que encontramos em fóruns, emails e Skype ... sempre é bom um " olho no olho " para confraternizar e matar a saudade.
Visitamos inicialmente o MARGS e o Santander Cultural ... foi uma manhã repleta de cultura !
Apreciamos as obras de Francisco Matto, Oyvin Fahlström e Jorge Macchi.
Gostei muito das obras e idéias destes 3 artistas.

A criação de Jorge Macchi está baseada na tradição conceitual dos concretistas brasileiros, mas há muita poesia, sensibilidade e criatividade nos seus trabalhos que poderão ser estudados e analisados em sala de aula com alunos como sugere a Temática 7 - A concepção do ensino de artes em projetos de aprendizagem (Bloco III), da interdisciplina de Artes Visuais.

Fogos de Artifícios ( Obra criada com o barro da praça da Alfândega de Porto Alegre )



Horizontes


O quanto podemos ampliar ou reduzir nossos horizontes ...

Acidente



Obra composta por 6 quadros criada pela sombra da janela do quarto do artista.

  • A mídia aumenta os fatos e com isto ele parece maior.
  • Nem toda arte está no museu.


  • O que determina uma obra de arte ?
  • Fósforo é um elemento efêmero = Fogos de artifícios.
  • 1 fósforo pode acender todos os outros.

Martelo X Marreta

  • Coisas parecidas com funções opostas.
  • O martelo constrói, a marreta destrói.
  • Nesta obra a tinta é jogada na tela a semelhança de tiros.
  • Podemos usar a marreta como arma.
  • Quem usa é que dá a forma.

Temáticas da obra de Jorge Macchi :

  • Temática da oposição, em toda oposição há algo igual.
  • Linhas paralelas.
  • A presença concreta da falta. A falta não é qualquer coisa, falta de compreensão, de oportunidades ....
  • A presença só existe se existir a falta.
  • Liberdade de expressão.
  • Palavras vazias.
  • O terror, o tamanho do " charco " de sangue, sempre se sobressai sobre tudo em diferentes velocidades.
  • Violência, morte, vidas paralelas, solidão ....

Esta visita guiada com o professor Bento e as colegas ratificou a necessidade de criar projetos de arte na escola pois a arte possibilita que o aluno desenvolva sua expressão pessoal e também sua comunicação com os colegas e o mundo expressando e representando pensamentos e sentimentos. O aluno torna-se mais observador e crítico.