domingo, 22 de março de 2009

A chegada de um novo semestre ...



Na última 4ª Feira, dia 18/03/2009; iniciou um novo semestre do PEAD - Pedagogia a Distância.
E este primeiro semestre de 2009 promete ser cheio de novidades. Com muita reflexão, pesquisa, aquisição e criação de novos conhecimentos.
Interdisciplinas deste semestre:
  • Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia - II.
  • Educação de Pessoas com Necessidades de Educacionais Especiais.
  • Filosofia da Educação.
  • Questões Étnico-Raciais na Educação: Sociologia e História.
  • Seminário Integrador VI.

Já passei pelo ROODA ... já dei uma espiada na programação destas interdisciplinas e já iniciei algumas atividades. Todas são encantadoras.

O Seminário Integrador dará continuidade ao trabalho de PAs - Projetos de Aprendizagem ... Como criar um PA, como acompanhar, se apropriar e construir o conhecimento. Esta prática com PAs, para mim é importante e necessária, pois na infância recebí a tradicional educação em que o aluno não aprende a criar e questionar, apenas recebe conteúdos do professor ... é bom lembrar que concluí meu Ensino Fundamental ( antigo 1º Grau ), durante o período da Ditadura Militar. Ensinar a pensar e questionar não era nada usual naquela época. Por isto gosto muito desta interdisciplina ... é um novo paradigma que está sendo construído em minha prática de educadora e também no meu dia-a-dia. E confesso que não é fácil mudar hábitos que já estão tão arraigados em mim.

Para MUDAR é preciso os 3 Ps, que fala uma música que a Bruna gosta de cantar: PERSISTIR, PRATICAR e PARTICIPAR !

É com estes 3 Ps que pretendo passar todo o semestre, pois sei que tem muita atividade à caminho !