domingo, 31 de maio de 2009

PA 2009 ...



E um novo PA - Projeto de Aprendizagem está em andamento.
Neste 6° semestre na Interdisciplina Seminário Integrador, estamos elaborando um novo PA.
No semestre anterior os grupo foram criados por " interesse de assunto "; neste o que norteou a criação do grupo foi a amizade e afinidade laborial.
Só para lembrar pertenço ao Pólo de Alvorada e a maioria das colegas são desta cidade. Sendo assim, desde o início do curso as colegas de Porto Alegre foram se aproximando por razões diversas ... estávamos em outra cidade que não conhecíamos muito bem, voltar para Porto Alegre tarde da noite sempre nos trazia e traz ainda alguma insegurança e por estes e outros motivos fomos nos unindo, chegando a criar o grupo das " Mosqueteiras ". Quem não lembra do ? ... " Um por todos ! ... Todos por um ! "
Pois é, ... um curso de graduação a distância necessita de muitas trocas, de união e amizade.
E agora chegou a vez das " Mosqueteiras " trabalhar e criar um PA juntas !
Nosso tema é muito legal, é sobre GRUPOS.

- O que leva as pessoas a se unirem em grupos ?

- Quais os seus objetivos ?

- Por quê alguns grupos marcam a história ?

- Como são estas marcas ?

- Quais os objetivos dos grupos ?

Considero este tema muito bom porque um PA é criado em grupo. Estamos vivenciando criar, compartilhar, ouvir, ceder, auxiliar, participar ... e ser integrante de um grupo.
Coloquei nesta postagem o símbolo da reciclagem, porque o trabalho em grupo exige muita " Reciclagem ".
Recicagem de idéias, de postura, há momentos para falar, para agir, para ouvir e também calar.
Não estamos acostumados a trabalhar em grupo. Somos filhos da " Pedagogia do Oprimido" ( Paulo Freire ).
Sempre trabalhamos sozinhos. E assim nos acostumamos. Mudar requer empenho e concentração. É preciso ter foco e ter objetivos.
Mas todo este empenho será recompensado.
Precisamos exercitar para passar aos nossos alunos a Pedagogia da COOPERAÇÃO.
Só a cooperação será capaz de tirar a sociedade deste caos social criado pela competição desmedida.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

5 º Salão de Educação a Distância ...PowerPoint ...

PA_Comportamento_Infantil_5°_Salão_EAD
Esta foi a incrível ferramenta que me acompanhou e me auxiliou durante o relato de experiências no 5° Salão de Educação a Distância.
Este PowerPoint foi " a mão amiga " que me apoiou num momento de muita expectativa e nervosismo.
E viva as TIC's !!!

quarta-feira, 27 de maio de 2009

5 º Salão de Educação a Distância ...





No dia 27 de maio de 2009 às 13;30 hs - participei do 5º Salão de Educação a Distância, na modalidade Relato de Experiência da Educação a Distância.
Foi uma experiência maravilhosa ! Inicialmente bateu uma tremedeira, um nervosismo muito grande, mas ... depois do choque inicial, relatei para os presentes a trajetória da criação do Projeto de Aprendizagem " Comportamento Infantil " - realizado no 2º semestre do curso de graduação em Pedagogia a distância / UFRGS - PEAD - FACED. Esta atividade foi desenvolvida na Interdisciplina Seminário Integrador V - foi uma atividade que envolveu muita colaboração e criatividade de todos participantes do grupo formado por mim e as colegas Magali Brewda D'Ávila, Rosária Moraes e Rosane Beltrão.
O projeto contou com a orientação das professoras :
Luciane Corte Real, Beatriz Corso Magdalena, Iris Elisabeth Tempel Costa e Eliana Ventorini; que participaram de todo processo de criação, dando orientação e " dicas " importantes . Estas queridas professoras foram passo a passo nos ensinando a difícil arte de " Construir o conhecimento ".

Gostei muito de ter participado deste evento, que entre tantas outras coisas busca mostrar que a Educação a Distância traz e desenvolve nos alunos autônomia, criatividade, disciplina, responsabilidade, união e cooperação.
Quem participa de um curso a distância percebe bem o grande paradoxo desta modalidade de educação: Mesmo sendo a distância, mesmo sem ter o " olho no olho " ... as relações de amizade, de relacionamento com professores e tutores, os laços de responsabilidade que envolvem o ensino e a aprendizagem são mais intensos do que num curso regular.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Visita Histórica a cidade de Mostardas ...


Exibir mapa ampliado
Nos dias 25 e 26 de abril / 2009, participei da Visita Histórica a cidade de Mostardas - RS - Brasil. Saímos às 7;30 hs do dia 25 de abril ( sábado ) e seguimos o seguinte ROTEIRO:

1 - Almoço típico açoriano no sábado – contratado com o Restaurante Ed Mundo’s.

Cardápio: diversas qualidades de peixe (destacando-se o peixe papaterra), carne de cordeiro e sobremesas típicas açorianas.

2 - Visita ao Quilombo da Casca.

3 -Visita ao casario histórico do centro da cidade e arredores.

4 -Visita ao Parque Nacional da Lagoa do Peixe.

Este roteiro foi desenvolvido e acompanhado pela equipe docente :
  • Profa. Hilda Jaqueline de Fraga (coordenadora da atividade)
  • Prof. Fernando Seffner
  • Prof. Nilton Mullet Pereira
  • E mais o apoio e a presença de guia da Secretaria de Turismo Municipal de Mostardas.

Foi um final de semana muito agradável e recheado de informações e novas aprendizagens.
Inicialmente visitamos o " Quilombo da Casca ". Atualmente abriga mais de duzentas pessoas, todas descendentes de escravos que viviam nestas terras que eram de Dona Quitéria, uma grande e generosa fazendeira, que deixou as terras em testamento para todos que ali moravam.

Durante este final de semana recebemos muitas informações históricas sobre artesanato, teares, Quilombo da Casca, sobre a arquitetura, hábitos e costumes dos Açorianos, já sei tudo sobre " Eiras e Beiras " ... detalhes na construção dos telhados da época nas casas dos nobres. Ter eiras e beiras é sinônimo de ter riquezas e posição social.

Conhecemos a culinária Açoriana baseada em peixes, assados, legumes e cereais ... visitamos a Lagoa do Peixe, o balneário, as dunas ... foi um final de semana maravilhoso !