sábado, 26 de setembro de 2009

Dia Nacional do Surdo ...

Aqui no Brasil esta data é de grande importância para a comunidade surda, porque foi fundada no dia 26 de setembro de 1857 a primeira escola de surdos, o atual INES – Instituto Nacional de Educação dos Surdos, no Rio de Janeiro, pelo prof. francês surdo Eduard Huet.
Naquela época não havia no Brasil educação pública para surdos, as famílias relutavam em educá-los fato que dificultou o trabalho do professor e a implantação da escola.
Eduard Huet nassceu em Paris em 1822; a família pertencia à nobreza francesa. Aos 12 anos ficou surdo em conseqüência de sarampo, estudou no Instituto Nacional de Surdos de Paris, onde se formou professor.
Na França foi professor e diretor do Instituto de Surdos de Bourges.
Era Conde e casou-se em 1851 com uma dama alemã chamada Catalina Brodeke e emigrou para a Corte Portuguesa no Brasil em 1855.
Hoje a comunidade surda comemora com muito orgulho esta data.







terça-feira, 22 de setembro de 2009

Chegou a Primavera ...

A Primavera está chegando ! É sempre bom marcar a data com uma atividade criativa e lúdica com as crianças. Encontrei esta atividade chamada " O Vôo da Borboleta ", que além de ser bem divertida é uma boa sugestão para aula de Educação Artística.

Material :
  • Bandeijinha de isopor;
  • Balão de festa ( para escultura / alongados );
  • Caneta hidrocor de ponta porosa;
  • Tesoura;
  • Fita adesiva;
Modo de fazer :
  • Pegue um balão de festa do tipo alongado e com uma caneta de ponta porosa faça o desenho de dois olhos.


  • Usando uma bandeijinha de isopor desenhar e recortar um par de asas para a borboleta.



  • Pintar com cores bem alegres, usando caneta de ponta porosa.



  • Encher o balão, fixar a ponta e fixar as asas da borboleta.


  • Depois é só soltar a ponta e ver a borboleta voar !


  • É só encher o balão e bricar com o " Vôo da borboleta ".


segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Nossa amiga árvore ...


Hoje é 21 de setembro - Dia da árvore. Um ótimo dia para passear com os alunos, sentar embaixo de uma árvore, desfrutar sua sombra, experimentar seus frutos, conversar e brincar com este ser vivo que garante a nossa existência aqui no planeta.
Vamos abraçar uma árvore ! E neste abraço expressar nossa gratidão e respeito, porque árvore é tudo de bom. Este ser vivo dádivoso protege a terra, mantém o ar úmido, produz frutos, produz oxigênio, nos proporciona alegria e vitalidade com sua presença magestosa e iluminada.
O dia 21 de setembro foi escolhido aqui no Brasil para comemorar o Dia da Árvore pelos índios que cultuavam as árvores no começo da primavera, época em que eles preparavam o solo para cultivo.
O dia da árvore é comemorado em todo o mundo em datas diferentes. Porque todos sabem da importância deste ser vivo para a nossa própria vida.
E lembrando a sabedoria popular que diz que todas as pessoas para se sentirem plenamente realizadas nesta vida devem :
  • Ter um filho;
  • Plantar uma árvore e
  • Escrever um livro.
Eu já plantei algumas árvores. E você ? Já plantou ?
Hoje é um bom dia para pensar nisso, na escola, em casa ou no trabalho.

sábado, 19 de setembro de 2009

Semana Farroupilha ...



  • Músicas deste GLOG:
  • Hino do Rio Grande do Sul ( Gaudério ) - Elton Saldanha
  • Céu, sol, sul, terra e cor - Os Serranos

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

domingo, 13 de setembro de 2009

Domingo com chuva ...

Mais um domingo de chuva ! Eu aqui pensando nas leituras e atividades para o PEAD, em corrigir provas, elaborar pareceres descritivos e no Conselho de Classe da próxima semana; e ao meu lado a Bruna cheia de energia pensando em sair, correr e brincar.
Como chegar num acordo entre estes dois universos ?
E como tudo na vida tem os seus dois lados, o mesmo computador que rouba horas de convivência familiar e de lazer, nos dias de chuva se torna um bom aliado para acalmar um pouco toda a energia, vontade de correr e pular da Bruna, também conhecida por Pipoca.
Não tem jeito, a criançada de hoje é DIGITAL !
Clickar, abrir e fechar janelas, copiar, colar, arrastar, adicionar imagens ... tudo isto e muito mais as crianças de hoje aprendem de forma quase que intuitiva.

A Bruna adora desenhar no TUX PAINT; que é um programa educativo e divertido, com ferramentas simples que emitem sons próprios ao serem utilizadas .
Com ele é possível soltar a criatividade e criar lindos desenhos.
Este software tem uma série de recursos como: carimbos e efeitos especiais ( arco-íris, escurecer, clarear, quadriculado, mágicas, borrar, tijolos, contornos, caligrafia, efeiito de giz, relevo, escorrer, preencher, inverter, distorção, tijolos de vidro, pintura metálica, negativo, desenho animado, fagulhas, bolhas de sabão, grama, caleidoscópio, ondulado, flor, espelhar, ondular ) .
Logo abaixo uma criação da Bruna ( 7 anos ) :



Não é uma graça ??? ... Coisas de mãe coruja ...

sábado, 12 de setembro de 2009

O que mudou ? Por que mudou ?

Não resisti ! Quando me deparei com esta imagem logo pensei:
- Esta vai para o Blog !
E agora só resta perguntar:
  • O que mudou ?
  • Por que mudou ?
  • Onde mudou ?
  • Quais os resultados futuros desta mudança ?
Como professora posso comprovar que as imagens retratam uma realidade vivida atualmente pelas escolas.
E também é justamente por isto que eu discordo quando dizem que " atualmente os pais estão delegando à escola a tarefa de educar os filhos "; se houvesse de fato uma transmissão de poderes, os pais não se voltariam " enfurecidos " contra a escola todas as vezes que esta tenta estabelecer limites e responsabilidades em seus filhos.

Lembrando Paulo Freire: " Ninguém nasce feito. Vamos nos fazendo aos poucos, na prática social que tomamos parte. "

Conforme a criança vai crescendo ela recebe do ambiente ( familiar, escolar e social ) em que vive informações e exemplos que moldam a sua personalidade.
A escola sozinha não tem força para mudar o caráter de uma criança.


E fica uma lembrança aos pais:
Por melhor que seja a escola ou o professor, o caráter e a personalidade são moldados pelo “ berço ” dado pela família, pelos exemplos, bons ou ruins, que a criança recebe dos pais.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

terça-feira, 8 de setembro de 2009

O pai da Didática ...

Jan Amos Komenský (em português Comenius ou Comênio) (28 de março de 1592 - 15 de novembro de 1670) foi um religioso, professor, cientista e escritor checo, considerado o " Pai da Didática ".

A obra mais importante de Comênio, " Didactica Magna" , marca o início da sistematização da pedagogia e da didática no Ocidente.
A didática Comeniana é a expressão pedagógica da transição da Idade Média à Moderna. Representa um momento histórico específico em que o " velho " modo de ensinar se passa ao " novo " e neste contexto encontramos características de um e outro simultâneamente.
Comênio vivenciou várias guerras, dificuldades e injustiças pois, seguiu carreira religiosa do grupo protestante Irmãos Boêmios. Sendo assim teve que fugir para a Polônia quando, no início da Guerra dos 30 Anos, em 1618, o rei Ferdinando II decidiu reimpor o catolicismo na Boêmia. Sua revolta com a situação o levou a escrever obras filosóficas e pedagógicas satirizando a ordem vigente e propondo mudanças radicais.
Comênio, de fato revolucionou a sociedade de sua época. Num momento histórico em que o habitual era o uso da " palmatória ", Comênio lutava por uma escola na qual as crianças seriam respeitadas como seres humanos dotados de inteligência, aptidões, sentimentos e limites. Ele também defendia em seu livro " Didática Magna " - Tratado da Arte Universal de Ensinar Tudo a Todos - o direito de todas as pessoas – absolutamente todas – à educação.

Comênio foi capaz de trazer a realidade social para a sala de aula, fazendo uso dos meios tecnológicos mais avançados da época. Encantado pela invenção da imprensa e pela possibilidade de disseminação de conhecimento que ela representava, Comênio criou a expressão "didacografia" para designar o método universal de ensino que ele pretendia inaugurar.

O que há de " familiar " entre Copêmio ( século XVII ) e nós educadores do século XXI ???

  • Hoje também estamos vivenciando um período de transição na educação.
  • O " velho " modo de ensinar ( com aulas expositivas, com transferência de conteúdos, quadro verde, mimeógrafo, cópias e memorizações ) está abrindo espaço para o " novo " ( a era Digital, com Laboratórios de Informática e com professores dispostos a aprender e construir o conhecimento ao lado de seus alunos, assumindo assim o papel de mediadores da educação ).
  • A Educação para todos ainda não é uma realidade, tanto que escolas e professores não se sentem aptos para a Inclusão de crianças com necessidades especiais.
  • Comênio era fascinado pela invenção da imprensa, educadores de hoje tanto quanto as crianças ficam encantados com as TICs e tudo que a WEB é capaz de trazer de bom para a educação.
  • Foi criado ( século XX ) o ECA Estatuto da Criança e Adolescente - uma tentativa de proteger e dar a toda criança o direito de ter " infância ", o direito de estudar, brincar com saúde, carinho , atenção e cuidados. Comênio foi o primeiro filósofo a falar com carinho e respeito às crianças.
  • Comênio era revoltado com a situação política que vivenciou; hoje todo brasileiro ao assistir os constantes escândalos na esfera política nacional e aqui no RGS, igualmente deve ficar muito revoltado.
  • Quem não se revolta hoje com o descaso das autoridades com a saúde, educação e segurança pública ????
  • Mas Comênio mostrou ser um homem de fibra e de ideais, pois apesar de todas as adversidades, estudou, trabalhou e criou uma nova didática que revolucionou o seu tempo.


segunda-feira, 7 de setembro de 2009

domingo, 6 de setembro de 2009

Gripe A ...

Está disponível no site da Revista Nova Escola um Plano de Aula  muito interessante cujo tema é a Gripe A ( H1 N1 ).

Este planejamento é adequado para 5º e 6º ano, mas pode ser adaptado para outras turmas.

Conteúdo:  Saúde e prevenção de doenças.

Objetivos:  

  • Compreender algumas formas de propagação de doenças.
  • Conhecer alguns agentes causadores de doenças.
  • Discutir atitudes para evitar uma epidemia.
  • Reconhecer porque algumas epidemias são mais fáceis de serem controladas e evitadas em relação à atual gripe A.
  • Conhecer a existência de microrganismos como vírus, bactérias e protozoários.

Veja nos links abaixo:

Fontes:  Revista Nova Escola

               Brasil Escola

Foto:      

http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/?vEditoria=Sa%FAde&vCod=65752

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Analfabetismo no Brasil ...


A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2007 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que 14 milhões de analfabetos vivem hoje no país. Este número representa 10% da população brasileira com mais de 15 anos.
São 14 milhões de pessoas excluídas do mundo da informação.
Considerando que o analfabetismo é fator de desigualdade e exclusão é de fato um número preocupante.
Estes são os fatores mais comuns causadores do afastamento escolar:
  • Pais analfabetos e desmotivados que não conseguem visualizar perspectivas em mandar seus filhos para a escola;
  • Pais machistas, embora em pleno século XXI, ainda encontramos em algumas regiões brasileiras a idéia de que a mulher precisa saber trabalhar em casa, escola não é necessário.
  • Necessidade de trabalhar;
  • Paternidade e maternidade precoces;
  • Distância das escolas - em zona rural ou em grandes cidades, muitas vezes a escola mais próxima fica muito longe.
  • Falta de dinheiro, transporte e oportunidade.
Ao alfabetizar crianças é possível ver o quanto o ato de ler e escrever exige competências e energia dos pequenos. É emocionante ver as primeiras leituras e o esforço empreendido.
Por isto tenho o maior respeito e admiração por todo jovem ou adulto que decide frequentar as aulas do EJA Educação de Jovens e Adultos.
Ao esforço de aprender decodificar o código escrito ( ler, escrever e interpretar ) outros empecilhos aparecem para quem precisa se alfabetizar estando já na idade adulta como:
  • Cansaço, devido a longa jornada de trabalho;
  • Falta de auto-estima ( sentimento de culpa e vergonha );
  • Desemprego;
  • Acomodação diante do trabalho braçal; ( Muitos acreditam que para realizar certas atividades não é necessário saber ler, escrever e interpretar . )
  • Distância das escolas;
  • O custo da educação, mesmo estando no ensino público o ato de estudar necessita de material, transporte e alimentação.
Entretanto a alegria que esta conquista traz para quem consegue se alfabetizar depois de adulto é semelhante a que crianças de 6 ou 7 anos vivenciam no Ensino Fundamental.
Um mundo novo se abre para jovens e adultos.
Muito mais do que alfabetizar as Escolas para Jovens e Adultos necessitam ter uma metodologia voltada para a formação de cidadãos, com aulas dinâmicas e estimulantes ( depois de um dia de trabalho, é tentador ir para casa dormir, ficar com a família ou assistir TV ).
Também é importante a ligação dos conteúdos com a vida dos estudantes, usando a experiência de cada um. É possível estudar gramática e ortografia com receitas de culinária ou com textos que ensinam como cultivar, armazenar alimentos; cuidado com crianças ... enfim assuntos interessantes e úteis para o perfil da turma.
E assim com se faz com os pequenos é preciso promover entre os colegas o sentimento de grupo, de amizade, respeito e cooperação, porque se não há vínculos, não há aprendizagem.

Hoje inicia a interdisciplina EDUAD 020 A - Educação para Jovens e Adultos no Brasil do PEAD/UFRGS - tenho certeza que será muito bom compreender melhor esta Escola que é capaz de desvendar novos horizontes aos brasileiros que se empenham em retornar e continuar seus estudos.