sábado, 31 de outubro de 2009

A Escola ...



"Escola é...

o lugar onde se faz amigos

não se trata só de prédios, salas, quadros,

programas, horários, conceitos...

Escola é, sobretudo, gente,

gente que trabalha, que estuda,

que se alegra, se conhece, se estima.

O diretor é gente,

O coordenador é gente,

o professor é gente,

o aluno é gente,

cada funcionário é gente.

E a escola será cada vez melhor

na medida em que cada um

se comporte como colega, amigo, irmão.

Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’.

Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir

que não tem amizade a ninguém

nada de ser como o tijolo que forma a parede,

indiferente, frio, só.

Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,

é também criar laços de amizade,

é criar ambiente de camaradagem,

é conviver, é se ‘amarrar nela’!

Ora , é lógico...

numa escola assim vai ser fácil

estudar, trabalhar, crescer,

fazer amigos, educar-se,

ser feliz."


Paulo Freire

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Sempre não é todo dia ...

" Eu hoje acordei tão só
Mais só do que eu merecia
Olhei pro meu espelho e ah....
Gritei o que eu mais queria
Na fresta da minha janela
Raiou, vazou a luz do dia
Entrou sem me pedir licença
Querendo me servir de guia "

( Oswaldo Montenegro )

Hoje eu acordei tão só e triste, mas eu sei que vai passar ... porque tudo passa ... e isto também vai passar.

domingo, 25 de outubro de 2009

sábado, 24 de outubro de 2009

Poesias e Rimas ...


Neste mês de outubro a professora de Língua Portuguesa Jaqueline da Escola Estadual Roque Callage realizou com seus alunos de 5ª e 6ª séries o Projeto " Poesias e Rimas ".
Os alunos criaram poesias tendo como inspiração todos os professores da escola.
O resultado foi fantástico !
Aqui coloquei a imagem da rima que a aluna Bethânia fez para mim, fiquei muito feliz com este carinho.
Todas as poesias estão disponíveis no link abaixo do Blog da Escola.
Vale a pena dar uma olhada no trabalho da gurizada !

" Projeto: Poesias e Rimas "

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Tudo o que hoje preciso realmente saber ...

Tudo o que hoje preciso realmente saber, aprendi no Jardim de Infância ...

Tudo o que hoje preciso realmente saber, sobre como viver, o que fazer e como ser, eu aprendi no jardim de infância. A sabedoria não se encontrava no topo de um curso de pós-graduação, mas no montinho de areia da escola de todo dia. Estas são as coisas que aprendi lá:

1. Compartilhe tudo.
2. Jogue dentro das regras.
3. Não bata nos outros.
4. Coloque as coisas de volta onde pegou.
5. Arrume a sua bagunça.
6. Não pegue as coisas dos outros.
7. Peça desculpas quando machucar alguém.
8. Lave as mãos antes de comer e reze antes de deitar.
9. Dê descarga.
10. Biscoitos quentinhos e leite fazem bem para você.
11. Respeite o outro.
12. Leve uma vida equilibrada: aprenda um pouco, pense um pouco... e desenhe.. e pinte... e cante... e dance... e brinque... e trabalhe um pouco todos os dias.
13. Tire uma soneca às tardes.
14. Quando sair, cuidado com os carros.
15. Dê a mão e fique junto.
16. Repare nas maravilhas da vida.
17. O peixinho dourado, o hamster, o camundongo branco e até mesmo a sementinha no copinho plástico, todos morrem... nós também.

NOTE:

Pegue qualquer um desses itens, coloque-os em termos mais adultos e sofisticados e aplique-os à sua vida familiar, ao seu trabalho, ao seu governo ou ao seu mundo e verá como ele é verdadeiro, claro e firme. Pense como o mundo seria melhor se todos nós, no mundo todo, tivéssemos biscoitos e leite todos os dias por volta das três da tarde e pudéssemos nos deitar com um cobertorzinho para uma soneca. Ou se todos os governos tivessem como regra básica devolver as coisas ao lugar em que elas se encontravam e arrumassem a bagunça ao sair.

Estas são verdades, não importa a idade.

Ao sair para o mundo é sempre melhor darmos as mãos e ficarmos juntos.

Robert Fulghum

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Enquete ... Participe !!!

Apesar de não estar atualmente na Educação Infantil, ontem ( 21/10/2009 ) à noite lembrei do belo texto de Robert Fulghum " Tudo o que hoje preciso realmente saber, aprendi no Jardim de Infância ".
E ao mesmo tempo que lembrava do texto ficava pensando no ser multifacetado que somos e fiquei tentando vislumbrar a fronteira que qualifica aluno e professor.

Vamos imaginar a seguinte cena:
  • Muita conversa, confusão e gritaria.
  • O professor desenvolvendo sua aula e concomitantemente pequenos grupos fechados conversando alheios ao conteúdo da aula e assim também desrespeitando o direito dos outros alunos interessados em ouvir a aula e assistir ao vídeo.
  • Egocentrismo ( Diz-se daquele que toma a si próprio como referência para tudo ).
  • Agressões verbais e falta de respeito.
E agora eu convido a quem estiver lendo esta postagem a participar desta pequena enquete:


Você acredita que confusões, gritarias, falta de respeito e egocentrismo são características de turmas de:

Educação Infantil - Jardins A e B

Ensino Fundamental ( Do 1º ao 9º ano )

Ensino Médio

Graduação

Graduação de uma turma composta por educadores












Para refletir:

" Um exemplo vale mais do que mil palavras ".



quarta-feira, 21 de outubro de 2009

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Sincretismo do pensamento infantil ...



O tema do módulo 3 da interdisciplina Linguagem e Educação foi o sincretismo do pensamento infantil. Ou seja, para crianças de 3 a 6 anos a narrativa é uma brincadeira, onde real e imaginário convivem em harmonia, respeitando uma lógica interna que é diferente da lógica dos adultos.

No vídeo acima é possível identificar os três elementos básicos do sincretismo infantil ao realizar uma narrativa:

  • Experiências vividas;
  • Imaginação;
  • Elementos de histórias que conhece;

É de grande importância para o desenvolvimento cognitivo infantl o exercício ( expressivo intelectual ) de relatar, recontar e narrar histórias conhecidas ou não.

O mais curioso deste sincretismo é que ele não é uma exclusividade do pensamento infantil.

A criança o realiza como forma de compreender e apreender o mundo que a cerca.

Quantas vezes nós adultos ao relatar um fato, ou ao se referir à um lugar, ou pessoa acrescentamos na narrativa fatos de experiências vividas, vizualizamos características imaginárias que muitas vezes não existem naquele lugar, pessoa ou circustância.

Ver o mundo é uma arte !

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

GLOGS ...


No dia 25 de agosto/2009 publiquei aqui no Blog a postagem " GLOGSTER " na qual falo desta ferramenta que acredito ser muito útil para a educação.
Nesta semana recebí uma mensagem que me deixou muito feliz, a professora de espanhol Carolina Viviana Alayo Hidalgo Schutz ( de Joinville - SC ) deixou nos comentários um convite para que eu conhecesse o trabalho feito por seus alunos sobre " Países Hispânicos " , utilizando Glogs.
E o resultado foi maravilhoso !
Os Glogs criados mostram imagens e vídeos com danças típicas, comidas, vestuário, clima, pontos turísticos, músicas, mapas, história, curiosidades e costumes de cada país, anexaram também bandeiras e hinos nacionais.
Que belo exemplo da tecnologia inovando a educação com base na busca e construção do conhecimento.
Vale a pena conhecer este trabalho, que comprova que as TICs estão transformando o mundo da educação.

Introducción países que hablan español trabajo de Diogo y VINICIUS
Vejam só professoras de áreas, escolas, cidades e estados diferentes, trocando experiências e conhecimento, mais um feito das redes digitais.


domingo, 18 de outubro de 2009

Redes Digitais ...



Gradativamente as redes digitais estão transformando a educação, estamos presenciando o nascimento de uma pedagogia ativa e criativa.
Com as redes digitais a educação é construída com base nas trocas, educadores e educandos compartilham idéias, soluções de problemas, incertezas e conhecimento.
Interagir é a palavra-chave, o novo paradígma de educador exige que este participe ativamente, incentive e oriente a construção e interação do conhecimento.
A educação a distância ou presencial por redes digitais traz uma série de vantagens como:
  • Interação entre alunos, colegas e professores.
  • Flexibilidade de tempo.
  • Possibilita a aproximação de pessoas com interesses e objetivos comuns, não fronteiras geográficas.
  • É um trabalho cooperativo.
  • Apropriação de conhecimento e uso de ferramentas interativas - Blogs - PbWorks - Softwares Educativos - Fóruns - Chats ...
  • Aprendizagem continuada e com mais qualidade - A maioria das ferramentas podem ser editadas com novos links, imagens, textos e vídeos a qualquer momento do processo de ensino / aprendizagem.
  • Criação de comunidades digitais.
Educação e comunicação são as bases de uma nova escola capaz de democratizar o conhecimento e assim preparar as novas gerações para o uso ativo e crítico das novas tecnologias.

sábado, 17 de outubro de 2009

A Era da Comunicação ...


A internet surgiu na década de 60 como resultado de pesquisa militar norte-americana e iniciou um processo de expansão tão intenso que hoje é uma imensa rede de redes de computadores que trocam informações rapidamente.
Hoje não há mais diferenças geográficas e de tempo, uma informação percorre distâncias em segundos, estamos vivendo a era da COMUNICAÇÃO.
As Tics invadiram o mundo da educação e são vistas por muitos como um desafio a ser transposto, entretanto elas são na verdade uma grande opotunidade de finalmente transformar nossa educação, nossas escolas e nossos professores.
Blogs, PbWorks, Chats, Glogs, Slides, Fóruns, Vídeos, PowerPoints, Bancos de Dados, permitem transformar profundamente as formas de organização, didática e conteúdos da educação.
Aderir e dominar ferramentas da era digital não é uma questão de escolha e sim de sobrevivência.
Não basta modernizar a educação é preciso repensar o papel do professor como mediador deste processo de transformação.
Como professora sei que as formas tradicionais de educação são insuficientes e ineficientes diante do contexto atual, entretanto há uma longa distância entre teoria e prática.
Não sou e nem penso mais como há anos atrás, mas também não sou o que eu gostaria de ser. Um exemplo disso é o hábito de responder as perguntas dos alunos automáticamente, venho me vigiando ... e procuro sempre fazer o aluno pensar ao responder com outra pergunta, mas reconheço que muitas vezes saio respondendo ... e desta forma podamos o raciocínio, autonomia e criatividade de nossos alunos.
É tão mais fácil ser aquele professor que transmite informações e conteúdos e que faz provas e testes para comprovar a aprendizagem. Além de ser mais fácil tem o sistema educacional e a sociedade ( pais e responsáveis ) que cobram esta prática.
Outro fato é a falta da tecnologia, a escola em que trabalho não possui Laboratório de Informática, sei que não basta ter computadores e continuar fazendo as mesmas coisas, mas no curso PEAD ( Pedagogia a distância ) estou conhecendo e desenvolvendo competências que eu gostaria de pôr em prática com as crianças.
E para encerrar esta reflexão vou lembrar o compositor Raul Seixas, porque diante de tantos desafios ando me sentindo uma verdadeira " Metamorfose Ambulante ".
E do processo de metamorfose da cada professor surgirá a Metamorfose da Educação e com ela uma nova sociedade com cidadãos autônomos, criativos e reflexivos.