sexta-feira, 28 de maio de 2010

Eu tenho duas notícias para dar ...



Pois é ... Quem nunca ouviu esta história ?
Mas, é verdade ... eu tenho de fato duas notícias para dar sobre o meu estágio, uma é muito boa, a outra nem tanto.
Sendo assim vou começar contando a notícia ruim:
Aqui estão as bases da minha Arquitetura Pedagógica:
  • Produções textuais com uso da tecnologia, Blog e PbWorks.
  • Produções artísticas com uso de ferramentas como Paint / Tux Paint ou semelhantes.
  • Conhecimento e uso das ferramentas destes espaços: Inserir comentários, imagens, vídeos e links.
  • Desenvolvimento pessoal e social.
  • Autoconhecimento - Confecção do Livro " Eu sou assim ... "
  • Amizade e respeito: Texto.
  • Demonstrar criatividade, cooperação e independência ao interagir com o grupo.
  • Respeito pelas diferenças de cada um.
No entanto, já há 3 semanas estou tentando trabalhar com os alunos nas páginas criadas para a turma com as ferramentas BLOG e PbWorks e não consigo.
Nesta semana, após duas visitas dos técnicos que trocaram a instalação da internet, colocaram um novo roteador, foram na 3ª feira, voltaram na 4ª feira, mexeram aqui e ali ... eu fiquei cheia de expectativas .
Porém, quando cheguei na 5ª feira no Laboratório de Informática com as crianças, percebí que ainda não havia conexão com a internet.
Nova mudança nos planos:
  • Continuamos trabalhando com o TUX PAINT e o TUX MATH e também exploramos os Jogos Educativos do GCOMPRIS.
  • A visita da 6ª feira foi cancelada.
  • Os conteúdos: Produção Textual - Amizade e Respeito foram desenvolvidos em sala de aula.
Confesso que já estou ficando um pouco " jururú " ( desanimada ) com tudo isso.
O estágio está chegando ao seu final e parte do planejamento, ainda não foi possível realizar.
Eu tenho registrado todas as visitas e os trabalhos feitos no TUX PAINT com fotos, ( que já estão publicadas nas páginas individuais dos alunos ), mas o trabalho está incompleto.
A professora Neusa, sempre me incentiva dizendo para eu continuar na minha " obstinação " em utilizar o Laboratório de Informática . E de fato estou me sentindo obstinada e preocupada com o passar dos dias.

Porém, tudo tem os seus dois lados ! ... E agora vem a boa notícia:
  • Na semana passada, recebí da Diretora da minha escola o convite para realizar com as 11 turmas do CAT um Projeto com aulas de Informática.
  • Fiquei feliz, porque mesmo com o término do estágio poderei dar continuidade a minha Arquitetura Pedagógica e não apenas com a minha turma, mas com as crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
  • Espero que até a semana que vem, eu já possa contar com a internet. Vou continuar rezando !
Tenho certeza que esta experiência me trará novas descobertas e aprendizagens e também muitas alegrias.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Minha nova Comunidade ...











" ... aprender não é um ato findo. Aprender é um exercício constante de renovação... "

Paulo Freire

  • Citando Paulo Freire, aprender é de fato um exercício constante de renovação e este estágio me trouxe mais aprendizagens do que eu esperava.
  • Uma delas foi conhecer o LINUX.
  • O Laboratório da escola possui o LINUX Educacional, e sendo assim estou usando este Sistema Operacional intuitivamente, pois sempre usei Windows, mas sei que não dá para ficar confiando apenas na intuição se a meta é trabalhar com segurança e qualidade.
  • Nesta semana me cadastrei neste site: http://linuxeducacional.com/
  • http://linuxeducacional.com/mod/data/view.php?d=2&advanced=0&paging=&page=2
  • Tem manuais, tutoriais e downloads de programas compatíveis com o LINUX, com conteúdos úteis e interessantes.
  • Fóruns - Wiki - Blog - Noticiário - Chat - Downloads - Screenshots ...
  • História do Linux;
  • Instalação;
Quanto mais leio, mais vejo que há um mundo novo para descobrir.














sexta-feira, 21 de maio de 2010

Quem lembra desta imagem ?

Eu lembro  !  E olhar esta imagem desencadeia em mim uma série de lembranças e sentimentos.
Esta imagem me faz lembrar da primeira aula do curso de Pedagogia à distância - PEA/UFRGS , realizada na Escola Afredo Justo em Alvorada, numa noite muito fria do agosto de 2006.
Num cenário marcado pela expectativa, curiosidade e insegurança diante do novo.
O nome do novo era PEAD/Alvorada.
O que era um computador para mim na época ?  Um editor de textos, que eu usava para digitar trabalhoe e provas dos alunos.  Confesso que eu usava muito pouco a internet e raramente abria minha caixa de mails.
Falta de hábito, de conhecimento, resistência e comodismo, certamente estavam na base da minha falta de uso e habilidade com as novas tecnologias.
Possuía na época uma leve idéia do que é um Blog e lembro que uma das atividades desta primeira aula foi criar um Blog e inserir uma imagem.
Lembro do meu espanto e receio de esquecer tudo que estava fazendo e acessando na aula, ( com a ajuda das queridas e super pacientes professoras ), quando chegasse em casa.   
E foi com a ajuda da professora Íris que eu encontrei esta imagem no site:   http://www.1000imagens.com/, aprendí a salvar imagens no computador e a fazer o upload no blog.
Quanta aprendizagem em uma única noite !  E esta noite foi apenas uma  " provinha " do que veio depois.
Sem dúvida alguma o PEAD é uma feliz e inteligente " caixinha de surpresas " !
E este estágio que a princípio tinha tudo para ser muito tranqüilo, (afinal de contas todas já são professoras efetivas há muitos e muitos anos ) está aos poucos assumindo um ar de " A Hora da Virada ".
Digo isto porque até agora eu vinha lépida e faceira como " aluna " usuária das novas tecnologias, com o estágio este cenário mudou: agora sou uma " professora " usuária das novas tecnologias.
É claro que cada vez que eu acessava o ROODA ou os PbWorks, repletos de textos, imagens, links, PowerPoints, trilhas ... eu imaginava o trabalho e a quantidade de pessoas envolvidas na elaboração de todas aquelas páginas.
E agora na hora da virada, ao criar uma " Arquitetura Pedagógica " que envolve o uso de um Blog para a turma e um PbWorks com páginas individuais para cada aluno, tenho passado horas editando ( com o uso do ResizR  ) os trabalhos fotografados dos alunos, editando fotos dos alunos, criando links, ... enfim neste semestre estou desenvolvendo habilidades e rapidez em criação de páginas e edição de fotos.
Trabalhar com tecnologias em sala de aula exige conhecimento e destreza para ser capaz de dar todo suporte para a utilização dos ambientes digitais.
Infelizmente a proposta da minha Arquitetura está andando lentamente, mas mesmo assim já é possível  perceber o quanto o professor aprende e desenvolve habilidades juntamente com os alunos ao usar as tecnologias.  
Comprovando assim o pensamento de Paulo Freire:

" Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender ".

De fato o ensino e a aprendizagem se tornam mais " leves ", interessantes e lúdicos com o uso das tecnologias.
Todos os dias quando chego na escola os alunos fazem a mesma pergunta:
- Hoje nós vamos ao Laboratório de Informática ? ... ou após o recreio ficam esperando com ansiedade a seguinte frase:  
-  Meia-volta ! ( O Laboratóriio fica para o lado contrário da filla, nesta sexta-feira todos queriam dar meia-volta ).
Isto ocorre porque o uso das TIC's agrega qualidade, alegria, concentração, criatividade e prazer às aulas.

Andamento da Arquitetura:
E voltando à imagem acima:
Ela foi escolhida num clima de ansiedade e pressa, pois havia mais atividades para fazer e o final da aula estava próximo, sendo assim o critério da escolha foi a beleza da imagem e práticamente foi escolhida ao acaso.
Há quem acredite que o acaso não existe, e da fato para uma foto escolhida nestas circunstâncias esta imagem é capaz de revelar os meus sentimentos naquele gelado agosto de 2006.
Tal qual as crianças da foto eu estava surpresa e encantada diante de um gigantesco mundo novo chamado TIC'S.


domingo, 16 de maio de 2010

Caminhando lentamente ...

Lentamente estamos caminhando por este caminho chamado " Arquiteturas Pedagógicas " e já é possível visualizar muitas aprendizagens.

E lembrando Albert Einstein:

 " No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade. "

E no meio da dificuldade de conexão com a internet foi possível conhecer o novo Laboratório de Informática, trabalhar com o Sistema Operacional LINUX, fazer exercícios de matemática com o TUX MATH, expressar a criatividade e criar vários desenhos com o TUX PAINT, visitar o Blog da Escola no único dia em que a internet estava disponível.
A turma adora visitar o Laboratório de Informática, realiza as tarefas com atenção e entusiasmo, todas as ferramentas utilizadas até agora para eles eram desconhecidas.
E de fato tudo tem sido uma grande e feliz novidade.
Pela primeira vez estou entrando com uma turma em um Laboratório de Informática, a primeira vez foi mais confuso, todos animados e brigando por um computador só para si.
Agora há novos equipamentos em um número maior, mas mesmo as duplas que estão compartilhando computadores estão mais tranqüilas e fazem isto com cooperação e respeito.
Procuro usar o LI no primeiro período, para chegar mais cedo e  ligar os computadores, é necessário digitar as senhas em cada um, o sitema está ligado em rede e demora um pouco, fazer isto com uma turma de crianças cheias de energia e curiosidade, pode trazer alguns problemas.
Estou usando o LINUX pela primeira vez, sendo assim, estou indo na intuição para encontrar os programas e descobrir os softwares instalados, estou contando com a destreza e intuição das crianças que só excelentes detetives digitais.


E agora lembrando Paulo Freire: 

" A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria. "

E assim tem sido nossas aulas, um grande processo de busca, com achados repletos de alegria e boniteza.
As práticas têm sido produtivas e ricas em novas experiências, porém sempre fica um ar de que não deu certo.
E com toda a razão, um BLOG para a turma foi criado para produções textuais, mas até agora não foi visitado pelos alunos.
A turma também tem um PbWorks, que foi criado com páginas individuais, que igualmente ainda não foi editado pelos alunos.
 Tenho receio de que não seja possível realizar tudo durante o período do estágio.   Espero poder contar com a internet nesta semana, programei a nova visita para a próxima 6ª feira, até lá vou continuar rezando.

sábado, 15 de maio de 2010

Blogs de Escolas ...

Que bom seria se toda escola tivesse o seu Blog !
Um espaço para registrar as atividades, as festas, as reflexões, pensamentos, enfim um lugar para guardar a história da escola.
Agora que a Escola Roque Callage encerrou suas atividades é possível visualizar com mais clareza a importância destes registros.
Outro dia cheguei a me emocionar ao ler um comentário deixado no Blog do Roque:

Nossa...mergulhei num túnel do tempo agora e me vi entrando nessa escola, no Jardim de Infância, lá por volta de 1972/1973. Fiz todo o primeiro grau nessa escola, que carrego comigo prá sempre. Minha primeira professora foi a Profª Ivete, que a pouco tempo atrás faleceu e eu consegui reconhecê-la na coluna do obituário da ZH. Dona de um Opala vermelho, 4 portas. Coisas que ficam na lembrança prá sempre. Tenho guardado ainda alguns boletins daquela época. Na realidade, sem saber porque, me vi cantando o hino da escola e procurei no Google prá ver se encontrava. Acabei aqui nesse blog. " Oh, Grupo Roque Callage, Nossa casa, nosso lar. Somos pássaros felizes, Que quiseste agasalhar... O hino da escola, juntamente com todos os demais hinos que tínhamos que aprender a cantar, ensinados pela professora. Fico feliz em ver que escola continua sendo um lugar legal para seus alunos.
6 de abril de 2010 14:50   Bira.
No Blog do Roque foi registrado uma parte de sua história com fotos, textos e reflexões.  Movida por um sentimento de nostalgia, decidí continuar postando algumas reflexões e vídeos para mantê-lo em atividade.
E agora também tenho uma nova tarefa, o Blog da Escola Uruguai; é novinho, nasceu no dia 12 de Abril de 2010, mas já está cumprindo sua missão de registrar um pouco da história da escola.
Neste sábado participei da comemoração do " Dia das Mães "  e  " Dia da Solidariedade ", as fotos podem ser conferidas no endereço abaixo:

  • Nesta época digital registrar com fotos se tornou fácil, muito fácil.  Algumas décadas atrás fotografar era algo caro e dependia de revelação, se esperava alguns dias para ver o resultado de nossos " clicks ".  Agora é tudo instantâneo, mas por outro lado corremos o risco de guardar nos micros, Cds, pendrives .... ou sei lá aonde arquivos e mais arquivos de fotos que raramente são vistas e assim perdem sua característica principal, que é recordar e emocionar.
  • Por isto mais uma vez reforço a idéia de Blogs de Escola, sem dúvida alguma é um excelente lugar para guardar fotos e lembranças.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Nova visita ao Laboratório de Informática ...

Nova visita ao Laboratório de Informática e ... novas mudanças de planos.   Na segunda-feira foi necessário mudar o Plano de Aula porque estava chovendo e poderia ser esta a causa da falta de conexão com a internet.
Depois de muitas rezas para usufruir de uma sexta-feira ensolarada, descobrí que o Laboratório de Informática continua sem internet, e o motiva continua desconhecido.
Sendo assim:

Planejamento Inicial:
  • Planejamento para 6ª Feira  ( 14 de Maio )  - Visita ao Laboratório de Informática.
  • Apresentação da Ferramenta:  PbWorks - da turma. 
  • http://turmadaprofikatia.pbworks.com/
  • Postagem nas páginas individuais dos alunos.
  • Conteúdo: Leitura e produção textual. 
Planejamento adaptado e realizado com os alunos:

  • Uma das propostas da Arquitetura Pedagógica desenvolvida:
  • Demonstrar criatividade, cooperação e independência ao interagir com o grupo.
  •  Os desenhos realizados pelas crianças foram salvos nos computadores e também foram fotografados pela professora.
  • A proposta é anexar estas produções artísticas nas páginas individuais do PbWorks da turma.
  • Os desenhos ficaram lindos, as crianças utilizaram praticamente todos os recursos encontrados no programa: mágicas, carimbos, editor de texto, texturas, brilhos, efeitos especiais ...
  • Na visita ao Laboratório de Informática do dia 10 de maio, os alunos adoraram o Software Tux Math e pediram para jogar novamente após a atividade de desenho, sendo assim no final do período todos exercitaram mais um pouco o raciocínio e rapidez nos cálculos de matemática.
  • Imagens da aula de 14 de maio:



    terça-feira, 11 de maio de 2010

    Plano B ...

    • Novos Equipamentos - Maravilhosos, com Linux e muitos jogos educativos.

    Quem não lembra do famoso " Plano B " do primeiro encontro em 2006 lá no Pólo de Alvorada ?
    De fato é sempre bom ter um Plano B na manga, na verdade planejar e replanejar faz parte da vida de qualquer professor.  Quantas vezes planejamos algo que acreditamos ser maravilhoso e quando propomos para a turma a grande maioria não gosta ou acha desinteressante ?
    Pois bem, este era o Plano de Aula para o dia de ontem:
    • Visita ao Laboratório de Informática da Escola.
    • 1ª Atividade:   Fazer um desenho no Paint ( tema livre ); e salvar esta desenho na Pasta 3º Ano B.
    • 2ª Atividade:  Visitar o BLOG da Turma.
    • 3ª Atividade:  Fazer uma postagem ( escrever algumas linhas sobre o desenho feito ) no BLOG e inserir imagem ( o desenho feito no Paint ).
    • 4ª Atividade: Assistir o vídeo no Blog - Todos Somos Necessários ( DiscoveryKids ).
    • 5ª Atividade: Deixar comentários sobre o vídeo.
    Chegando à Escola, quando solicitei as chaves do Laboratório de Informática, fui informada que os novos equipamentos haviam sido instalados.
    Logo após eu exclamar: - Que maravilha ! ... ouví um desanimado comentário:
    - Mas é LINUX !
    Até o dia de ontem, eu nunca havia trabalhado no Sistema Operacional LINUX, sendo assim não poderia naquele momento me posicionar, mas baseada em comentários de pessoas que conheço que usam e gostam, continuei otimista e tentei motivar estas colegas.

    A temática da minha Arquitetura Pedagógica envolve, preconceito, diferenças, respeito e abertura ao novo e diferente, isto visando o autoconhecimento e uma boa auto-estima dos alunos, entretanto ontem pude sentir a força do preconceito frente ao desconhecido e frente a mídia, porque ontem durante a aula aprendí tanto quanto os meus alunos e simplesmente adorei o LINUX, seu uso é fácil e intuitivo, mesmo porque ele é muito semelhante ao famoso e conceituado Windows.

    E voltando ao Plano B, ontem descobrí que ninguém sabe o motivo, mas é fato:  Nos dias de chuva a escola fica sem acesso à Internet, por este motivo, foi possível apenas trabalhar no Paint com os alunos.
    Não foi possível trabalhar no Blog e nem assistir ao vídeo com a música " Todos Somos Necessários ".

    Mas, já estávamos lá no Laboratório de Informática, decidí exercitar um pouco a capacidade de cálculo mental e rapidez de raciocínio com o Jogo TUX of the Math , que já conhecia, pois o havia baixado no micro aqui de casa para a Bruna.
    Este jogo é muito bom, a turminha adorou e fizeram muitos cálculos de forma leve e divertida.
    O planejamento não foi cumprido, mas a aula foi muito produtiva, todos aprenderam e conheceram o novo Laboratório.

    • Laboratório com os equipamentos antigos.
    Aqui está a letra da música que não foi ouvida:

    Sentado debaixo da mangueira, debaixo de uma enorme mangueira,
    Sentado eu parei pra pensar, que das árvores nós temos que cuidar,
    Elas nos dão frutas e sombra e limpam o nosso ar
    E nelas muitos bichos sei que vão morar, formingas, esquilos e muitos macacos
    Papaguaios, sabiás e tucanos...
    Eu percebi como as árvores são importantes!
    Das árvores nós temos que cuidar..
    Sentado debaixo da mangueira, debaixo de uma enorme mangueira,
    Sentado eu parei pra pensar, em um beija-flor que veio me cumprimentar
    Cantando e dançando de flor em flor, pólem e sementes pelo ar vão espalhar,
    Graças a eles nós temos muitas flores e muitas frutas de todos os sabores..
    Eu percebi como os pássaraos são importantes!
    Dos pássaros nós temos que cuidar..
    Sentado debaixo da mangueira, debaixo de uma enorme mangueira,
    Sentado eu parei pra pensar,quando um sapo saltando veio me cumprimentar
    Eles podem ser feios, mas são importantes em nossos jardins nos ajudam bastantes
    Às vezes temos muito, muito insetos eles são a comida favorita dos sapos..
    E então eu pensei: os sapos e rãs são importantes!
    Dos sapos temos que cuidar..
    Sentado debaixo da mangueira, debaixo de uma enorme mangueira,
    Pensando em tudo o que podia ir ver, olha só a bela conclusão eu cheguei!!
    Árvores, flores, pássaros, sapos..
    Todos os seres deste planeta são necessários, todos têm uma missão, uma função
    E a salvaçãodo planeta depende de todos nós.
    TODOS SOMOS NECESSÁRIO: TODOS!!
    Para cuidar da vida, para salvar o planeta: TODOS SOMOS NECESSÁRIOS!


    domingo, 9 de maio de 2010

    Dia das Mães ...

    Para Sempre ...
    Por que Deus permite
    que as mães vão-se embora?
    Mãe não tem limite,
    é tempo sem hora,
    luz que não apaga
    quando sopra o vento
    e chuva desaba,
    veludo escondido
    na pele enrugada,
    água pura, ar puro,
    puro pensamento.

    Morrer acontece
    com o que é breve e passa
    sem deixar vestígio.
    Mãe, na sua graça,
    é eternidade.
    Por que Deus se lembra
    - mistério profundo -
    de tirá-la um dia?
    Fosse eu Rei do Mundo,
    baixava uma lei:
    Mãe não morre nunca,
    mãe ficará sempre
    junto de seu filho
    e ele, velho embora,
    será pequenino
    feito grão de milho.

     

    sexta-feira, 7 de maio de 2010

    Dia das Mães ...

    Quanta beleza, amor, emoção, vivacidade e magia envolvem o " Dia das Mães ".
    Esta semana que passou, foi marcada por atividades cujo o objetivo único era declarar o amor que todo filho sente por sua mãe.  E o resultado não poderia ser outro, foi possível sentir durante estes dias as vibrações de alegria, carinho e amor durante todas as atividades.
    • Educação Artística:  As crianças pintaram um  " Porta-Chaves " para dar de presente às suas mães.
    • Competências envolvidas nesta atividade:
    • Atuação no meio social.
    • Relações e convívio solidário.
    • Criatividade e movimento.
    • Desenvolvimento pessoal e social.
    • Integração: No ambiente físico escolar e com as pessoas nele envolvidas.
    • Participar no grupo de trabalho, de forma cooperativa, responsável e auto-disciplinada.
    • Participar de experiências coletivas, interagindo com os colegas. 
    • Conteúdo:  Cores primárias e cores secundárias.

    • Um presente carregado de carinho e emoção, que irá decorar as casa de todas as mães do 3º Ano B - ao longo de vários anos.  -  Custo desta atividade R$ 2,00.

    • Confecção de um  " Cartão Mandala " .
      • Todas as atividades foram realizadas com entusiasmo e alegria.
      • Educação Musical  -   Competência:
      • Expressar-se livremente através da linguagem corporal plástica e musical, trabalhando a imaginação e a criatividade. 
      • Ensaio da música " Amor Perfeito " que será cantada no dia 15 de maio na festa para as mães.
      • Música:  Amor Perfeito. 

      Composição: Michael Sulivan/Paulo Massadas

      Fecho os olhos pra não ver passar o tempo, sinto falta de você
      Anjo bom, amor perfeito no meu peito, sem você não sei viver
      Vem, que eu conto os dias conto as horas pra te ver
      Eu não consigo te esquecer
      Cada minuto é muito tempo sem você, sem você
      Os segundos vão passando lentamente, não tem hora pra chegar
      Até quando te querendo, te amando, coração quer te encontrar
      Vem, que nos seus braços esse amor é uma canção
      E eu não consigo te esquecer
      Cada minuto é muito tempo sem você, sem você
      Eu não vou saber me acostumar sem sua mão pra me acalmar
      Sem seu olhar pra me entender, sem seu carinho, amor, sem você
      Vem me tirar da solidão, fazer feliz meu coração
      Já não importa quem errou, o que passou, passou então vem
      Vem, vem, vem

      • Existem mães presentes, outras se distanciaram de seus filhos, mas felizmente sempre tem ao lado das crianças uma mulher que pensa com o coração e age pela emoção e desta forma assume o lugar de mãe .
      • Feliz Dia das Mães ! ... para todas as avós, tias, mães de coração, mães de doação e professoras que aquecem os corações das crianças com amor, educação e exemplos.



      domingo, 2 de maio de 2010

      Caminhando ...

      " Uma caminhada de 1.000 passos, se começa com o primeiro passo. "  Lao Tsé.

      E eu, aqui estou  caminhando ... Ora com passos firmes, confiantes e cheios de entusiasmo, ... ora com passos tímidos, desanimados e atentos às reações do meio ...  
      Não restam dúvidas que a escola tradicional, maçante, arcaica e punitiva, continua firme como uma rocha.
      De um lado o ideal de mudar e o apoio das crianças que já não agüentam mais a escola tradicional e de outro lado a inércia da escola e o medo do novo.
      O novo traz inseguranças do tipo:
      • Os alunos estarão aptos para o vestibular e o mercado de trabalho ?
      • Como educar para a cooperação se a competição está tão fortemente estabelecida na vida escolar e em nossa sociedade ?
      Para ser um educador nos moldes " construtivista " é necessário superar os parâmetros da educação recebida, que geralmente foi autoritária e compenetrar-se na necessidade de uma nova educação e sentí-la no fundo da alma.  É um ato de amor que demanda muita paciência, força, criatividade, entusiasmo e determinação.  Como resultado teremos a liberdade e o desenvolvimento das crianças que poderão  enfim encontrar prazer no ato de construir o conhecimento.