terça-feira, 26 de outubro de 2010

Retrospectiva: Janeiro de 2007


No dia 03 de Janeiro de 2007, apresentei a conclusão do 1° semestre - Atividade do Seminário Integrador I.

Como sempre, muito nervosa apresentei meu Documento Testemunho de toda a minha aprendizagem e crescimento provenientes das atividades deste 1° semestre.

No link abaixo, meu primeiro PowerPoint, uma reflexão sobre as TICs e as profundas transformações que elas realizam na educação.

Atividade N° 6 – Interdisciplina Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação


Retrospectiva: Dezembro/2006 – Concluindo o 1° Semestre ...


Dezembro de 2006, final de semestre, muita correria, cansaço e um saldo positivo de muitas aprendizagens e de novas práticas, entre elas posso citar:

  • Participação em uma Wikistória;
  • Postagens em um Blog Colaborativo – ESC 9 – Blog Colaborar;
  • Edição de um Jornal;
  • Publicação de uma página na Web;
  • Criação de hipertextos;
  • Edição no PbWiki ( PbWorks) Minha Escola;
  • Criação de Slides – www.slide.com
  • Produção de PowerPoints;
  • Edição de imagens e criação de um mural com o Paint ( arquivo JPeg );
  • Criação de links no Blog para vídeos do site: Porta Curtas Petrobras –
    www.portacurtas.com.br

  • Visitas à sítios e Blogs;
  • Edição de Imagens ( ResizR );
Para quem só utilizava o Word em produções de exercícios e provas para os alunos, foi de fato um salto quântico em  TIC's.  Quanta coisa mudou em minha prática e maneira de olhar a educação, hoje levo meus alunos no Laboratório de Informática da escola e lá ancorada nas vivências do PEAD, procuro usar as tecnologias visando qualificar o ensino.

Para concluir a análise deste 1° semestre vou citar a postagem " ESC 10 – Minha primeira participação foi assim ... " deste blog em 10/12/2006:

  • " Educar para transformar reflete a idéia principal da pedagogia de Paulo Freire que acreditava que a Educação só realiza a sua função fundamental que é a humanização de mulheres e homens, quando se transforma em ferramenta de mudança social. Ele afirmava que nenhuma mudança profunda na sociedade acontece sem a educação. Para Paulo Freire, a educação sozinha não revoluciona a sociedade, mas ela pode transformar pessoas para se engajarem nessa tarefa. "

    Retrospectiva: Novembro/2006 - 1ªs Noções de Redes Digitais ...


    Período de muitas leituras, com conteúdos intensos e profundos.

    Na interdisciplina Escola Cultura e Sociedade, com o enfoque temático " Construção de concepção de humano, mundo e Educação na perspectiva Weberiana ", mergulhei em leituras sobre os 3 tipos puros de dominação legítima:

    • 1° Dominação Legal : existe em virtude do estatuto, seu tipo mais puro é a dominação burocrática. A base do funcionamento técnico é a disciplina do serviço. As associações políticas modernas constituem os representantes mais eminentes deste tipo e a burocracia constitui o tipo tecnicamente mais puro da dominação legal.
    • 2° Dominação Tradicional : Seu tipo mais puro é o da dominação patriarcal. A associação dominante é o de caráter comunitário. O tipo daquele que ordena é o "senhor", e os que obedecem são "súditos", enquanto que o quadro administrativo é formado por "servidores". Obedece-se à pessoa em virtude de sua dignidade própria, santificada pela tradição: por fidelidade. Neste tipo de dominação a disposição de reconhecer igualmente o direito de cada um é um tanto elástica, pois dependerá de simpatias ou antipatias pessoais.
    • 3° Dominação carismática : Este tipo de dominação nasce em virtude de devoção afetiva à pessoa do senhor e a seus dotes sobrenaturais (carisma) e, particularmente: a faculdades mágicas, revelações ou heroísmo, poder intelectual ou de oratória. O tipo que manda é o líder. O tipo que obedece é o "apóstolo".
    Os trabalhos escritos por Max Weber são deste período : 1892 – 1920; hoje estamos no moderno e tecnológico século XXI e não restam dúvidas que o mundo evoluiu MUITO, entretanto a escravidão, opressão e dominação nas suas 3 formas, ainda são encontradas em nosso contexto social, político e cultural.

    Para deixar o clima das leituras mais denso ainda, foi neste primeiro semestre que analisamos e refletimos sobre as obras de Max e Engels.

    As bases da filosofia de Marx :
    Outra atividade que exigiu muita dedicação foi a Gincana, cujo objetivo era promover a formação de uma rede entre os alunos do Curso e assim conhecer "Quem é este outro que divide comigo este espaço ? ". Para encontrar os participantes do meu grupo ( Letra H ), visitei e deixei comentários em mais de 100 blogs ( dos colegas de Alvorada, Gravataí e Três Cachoeiras ) .

    E esta experiência de visitar, conhecer e comentar blogs , realizada em 2006 me marcou muito. Hoje estou tentando passar para os meus alunos a mesma experiência, pois criei o Blog da Escola e lá registro com imagens as atividades realizadas pela comunidade escolar. Sempre incentivo os alunos a deixarem comentários. Comentar é ler, refletir, se posicionar e argumentar sobre os fatos e a vida. Fico feliz ao ler os comentários dos alunos e ver seus posicionamentos.

    Analisar, registrar com imagens e textos foram práticas constantes deste curso que iniciou com um verdadeiro tratamento de choque, pois " caí de pára-quedas " num mundo com muitos textos, fóruns, blogs, PbWikis, ROODA, Skype ..., mas a prática cria o hábito e hoje já posso dizer que já domino razoavelmente bem este mundo digital. Tenho como objetivo passar para os meus alunos a idéia de viver em rede, compartilhar, cooperar e trabalhar em grupos, práticas vivenciadas por mim no PEAD.


    domingo, 24 de outubro de 2010

    Retrospectiva: Outubro / 2006


    Ao reler as 17 postagens deste Outubro de 2006, é possível perceber o ritmo acelerado de atividades que este 1° Semestre de Pedagogia a distância inseriu na rotina de cada aluno(a),professor e tutor. Quanta ilusão há ao se matricular em um curso a distância, ingenuamente relacionamos distância com tranqüilidade e pouca atividade. Entretanto ocorre exatamente o oposto, em um curso regular há a presença física diária durante as aulas na maioria das vezes expositivas, recebemos também muitos textos que deverão ser retirados no Xerox e lidos e normalmente após estudar os conteúdos, realizamos provas, se os objetivos não forem atingidos é possível realizar novas provas.

    No curso a distância não há a presença física, mas ficamos conectados e ligados por atividades interativas, fóruns, blogs, PbWorks , PowerPoints, leituras, lista de emails, postagens, comentários, enfim a educação a distância é capaz de " quebrar " o paradigma instrucionista.

    Desde o início do curso todas nós fomos diariamente desafiadas e impulsionadas a buscar e construir o conhecimento, para isto desenvolvemos competências, buscamos a informação, mergulhamos em páginas repletas de links ( ROODA ), nos adaptamos e passamos a trabalhar e gostar de usar as TIC's e com elas nossa visão de mundo se alterou.

    No Eixo 1 realizamos as seguintes interdisciplinas:



    Desde o início e até hoje o Seminário Integrador tem sido o nosso Norte, é ele que nos guia, nos apóia e ajuda a crescer e a realizar as atividades propostas. Neste período estávamos envolvidas com a atividade
    " Nossas Escolas ",
    para apresentar ao grupo nosso local de trabalho aprendemos inserir fotos no PbWiki, digitalizar imagens, reduzir ( ResizR ), anexar arquivos, usar o Paint ..., enfim lembro que na época andava tonta com tantas informações e ficava trabalhando e lendo os textos durante a madrugada.

    Minha Escola:  


    http://minhaescolapeadalvorada.pbworks.com/Katia

    Minha Página Pessoal: 


    http://peadalvorada.pbworks.com/Katia

    A interdisciplina Escola, Cultura e Sociedade, nos fez olhar e se envolver com o grupo, ao criar uma Gincana na qual a tarefa inicial era encontrar os componentes dos grupos de trabalhos que foram identificados por letras, a minha era a letra H.

    http://katiadiehl.blogspot.com/2006/10/gincanaaaaaa.html#links

    BLOGS: Neste período, para mim a grande novidade era sem dúvida alguma o uso e conhecimento da ferramenta BLOG. Ao criar o meu próprio Blog e ao analisar BLOGS EDUCACIONAIS, pude perceber a riqueza de recursos e utilidade destes na educação.

    Citando a postagem Analisando Blogs Educacionais n° 1 – de 20 de Outubro de 2006 :

    " Blog é uma das tecnologias da comunicação e informação, encontrada na Web.
    Os blogs pedagógicos, envolvem os alunos. Sua linguagem facilita a publicação, não exige conhecimento tecnológico. Os blogs estão transformando o trabalho pedagógico. Neles o aluno se torna, escritor, leitor e o mais importante: pensador !
    Nos blogs colaborativos, todos participam e se tornam co-criadores.
    Há diferentes tipos de blogs educacionais: produção de textos, narrativas, poemas, análise de obras literárias, opinião sobre atualidades, relatórios de visitas e excursões de estudos, publicação de fotos, desenhos e vídeos produzidos por alunos. "

    Mais uma transformação gerada pelo PEAD, me tornei uma Blogueira, e de quebra já criei os seguintes Blogs:


    Blog da Escola Estadual Roque Callage:
     
    http://roquecallage.blogspot.com/

    Blog da Escola Uruguai: 




    E também já passei adiante esta febre ... este é o Blog da Bruna:

    http://pipoca-blogdapipoca.blogspot.com/

     

    Vejam só que diferença, ela começou a escrever seu 1° Blog aos 7 anos e eu só depois dos 40, mais uma evidência de que o mundo está passando por profundas mudanças.


    quarta-feira, 13 de outubro de 2010

    Retrospectiva: Setembro 2006

    As postagens deste período denotam todo encantamento e toda ansiedade diante de um mundo novo que o Curso de Pedagogia a distância implantou em minha vida.
    Neste período as postagens eram tímidas, algumas falavam dos meus sentimentos, angústias e alegrias que surgiam diante dos desafios e das novas aprendizagens.
    Lembro que eu andava muito curiosa e interessada em códigos HTML, até instalei no Blog, o famoso MERLIN, que é muito engraçadinho, mas que também incomoda um pouco.  Coisas de principiante !  O mundo digital tem tantas imagens, gifs, vídeos, sons, ... tudo tão brilhante e saltitante, que é quase impossível resistir. Felizmente esta fase passou ..., mas confesso que sou movida pelo sentido da visão e até hoje não dispenso uma imagem para ilustrar as postagen.

    Outras postagens seguiam uma linha muito conhecida e característica de toda professora: Mencionavam e relatavam as datas comemorativas do mês de setembro.
    Entre as postagens que relatam fatos de minha vida de forma semelhante a um diário, encontrei a do dia 21 de setembro de 2006, quando a Bruna completou 5 anos.  Neste ano (2010) ela já está com 9 anos.  
    Quanta coisa mudou durante esta trajeto de 4 anos e meio !

    Entre as 14 postagens deste distante Setembro, encontramos o pensamento de José Saramago:


    " Para mim o mundo é uma espécie de enigma constantemente renovado. Cada vez que o olho estou sempre a ver as coisas pela primeira vez. O mundo tem muito mais para me dizer do que aquilo que sou capaz de entender. Daí que me tenha de abrir a um entendimento sem baías, de forma a que tudo caiba nele. "

    José Saramago, O Jornal, Janeiro de 1983

    Na época meu grande enigma a ser decifrado era a tecnologia, hoje já domino um pouco este mundo digital e meu grande e conflitante enigma se chama TCC.