Iniciei a aula passando um saquinho com tirinhas de papel bem dobradinhas e em cada uma delas havia esta pergunta : Como você acha que a nuvem se formou no céu ?
A grande maioria afirmou que a água subia até o céu e depois descia na forma de chuva, mas não sabiam dizer como isto acontece.
Então os convidei para fazerem uma experiência bem simples, com o seguinte material:
- Uma jarra ou pote transparente;
- Uma resistência elétrica, dessas usadas para aquecer água de chimarrão;
- Uma tampa de metal - de uma pequena panela, ou mesmo uma lata de achocolatado;
- Água;
Etapas da experiência: ( a ) Aquecemos a água até chegar ao ponto de ebulição.
( b ) Colocamos a lata em cima da jarra com água quente, sobre o vapor e observamos que esta ficou cheia de gotas de água. Daí eu questionei ?
- De onde veio esta água ?
Alguns arriscaram: - Veio daquela fumacinha !
- Mas para existir fumaça não é preciso existir fogo ?
- Sim, mas .... é uma fumacinha diferente ....
- Por quê ?
Constatei que o objetivo de desequilibrar crenças havia sido atingido e dei para a turma duas hipóteses do que poderia ter acontecido:
( a ) Existe água no ar e algumas vezes conseguimos visualizar isto.
( b ) A água contida na jarra ao ser aquecida se transformou naquela fumacinha branca. A fumacinha branca ao tocar no metal se transformou em água no estado líquido novamente.
Todos optaram pela alternativa ( b).
Logo após falei sobre os três estados da água ( sólido, líquido e gasoso ) e também mostrei o ciclo da água na natureza ( vaporização, liquefação, fusão e solidificação ).
Gostei dos resultados obtidos, a aula se manteve num clima tranqüilo, todos ficaram curiosos e prometeram observar as panelas no fogão da cozinha de suas casas.
Estou exercitando a prática de desestruturar crenças e assim ensinar aos a capacidade de observar o mundo e criar hipóteses.
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