Jan Amos Komenský (em português Comenius ou Comênio) (28 de março de 1592 - 15 de novembro de 1670) foi um religioso, professor, cientista e escritor checo, considerado o " Pai da Didática ".
A obra mais importante de Comênio, " Didactica Magna" , marca o início da sistematização da pedagogia e da didática no Ocidente.
A didática Comeniana é a expressão pedagógica da transição da Idade Média à Moderna. Representa um momento histórico específico em que o " velho " modo de ensinar se passa ao " novo " e neste contexto encontramos características de um e outro simultâneamente.
Comênio vivenciou várias guerras, dificuldades e injustiças pois, seguiu carreira religiosa do grupo protestante Irmãos Boêmios. Sendo assim teve que fugir para a Polônia quando, no início da Guerra dos 30 Anos, em 1618, o rei Ferdinando II decidiu reimpor o catolicismo na Boêmia. Sua revolta com a situação o levou a escrever obras filosóficas e pedagógicas satirizando a ordem vigente e propondo mudanças radicais.
Comênio, de fato revolucionou a sociedade de sua época. Num momento histórico em que o habitual era o uso da " palmatória ", Comênio lutava por uma escola na qual as crianças seriam respeitadas como seres humanos dotados de inteligência, aptidões, sentimentos e limites. Ele também defendia em seu livro " Didática Magna " - Tratado da Arte Universal de Ensinar Tudo a Todos - o direito de todas as pessoas – absolutamente todas – à educação.
Comênio foi capaz de trazer a realidade social para a sala de aula, fazendo uso dos meios tecnológicos mais avançados da época. Encantado pela invenção da imprensa e pela possibilidade de disseminação de conhecimento que ela representava, Comênio criou a expressão "didacografia" para designar o método universal de ensino que ele pretendia inaugurar.
O que há de " familiar " entre Copêmio ( século XVII ) e nós educadores do século XXI ???
A didática Comeniana é a expressão pedagógica da transição da Idade Média à Moderna. Representa um momento histórico específico em que o " velho " modo de ensinar se passa ao " novo " e neste contexto encontramos características de um e outro simultâneamente.
Comênio vivenciou várias guerras, dificuldades e injustiças pois, seguiu carreira religiosa do grupo protestante Irmãos Boêmios. Sendo assim teve que fugir para a Polônia quando, no início da Guerra dos 30 Anos, em 1618, o rei Ferdinando II decidiu reimpor o catolicismo na Boêmia. Sua revolta com a situação o levou a escrever obras filosóficas e pedagógicas satirizando a ordem vigente e propondo mudanças radicais.
Comênio, de fato revolucionou a sociedade de sua época. Num momento histórico em que o habitual era o uso da " palmatória ", Comênio lutava por uma escola na qual as crianças seriam respeitadas como seres humanos dotados de inteligência, aptidões, sentimentos e limites. Ele também defendia em seu livro " Didática Magna " - Tratado da Arte Universal de Ensinar Tudo a Todos - o direito de todas as pessoas – absolutamente todas – à educação.
Comênio foi capaz de trazer a realidade social para a sala de aula, fazendo uso dos meios tecnológicos mais avançados da época. Encantado pela invenção da imprensa e pela possibilidade de disseminação de conhecimento que ela representava, Comênio criou a expressão "didacografia" para designar o método universal de ensino que ele pretendia inaugurar.
O que há de " familiar " entre Copêmio ( século XVII ) e nós educadores do século XXI ???
- Hoje também estamos vivenciando um período de transição na educação.
- O " velho " modo de ensinar ( com aulas expositivas, com transferência de conteúdos, quadro verde, mimeógrafo, cópias e memorizações ) está abrindo espaço para o " novo " ( a era Digital, com Laboratórios de Informática e com professores dispostos a aprender e construir o conhecimento ao lado de seus alunos, assumindo assim o papel de mediadores da educação ).
- A Educação para todos ainda não é uma realidade, tanto que escolas e professores não se sentem aptos para a Inclusão de crianças com necessidades especiais.
- Comênio era fascinado pela invenção da imprensa, educadores de hoje tanto quanto as crianças ficam encantados com as TICs e tudo que a WEB é capaz de trazer de bom para a educação.
- Foi criado ( século XX ) o ECA Estatuto da Criança e Adolescente - uma tentativa de proteger e dar a toda criança o direito de ter " infância ", o direito de estudar, brincar com saúde, carinho , atenção e cuidados. Comênio foi o primeiro filósofo a falar com carinho e respeito às crianças.
- Comênio era revoltado com a situação política que vivenciou; hoje todo brasileiro ao assistir os constantes escândalos na esfera política nacional e aqui no RGS, igualmente deve ficar muito revoltado.
- Quem não se revolta hoje com o descaso das autoridades com a saúde, educação e segurança pública ????
- Mas Comênio mostrou ser um homem de fibra e de ideais, pois apesar de todas as adversidades, estudou, trabalhou e criou uma nova didática que revolucionou o seu tempo.
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