terça-feira, 20 de outubro de 2009

Sincretismo do pensamento infantil ...



O tema do módulo 3 da interdisciplina Linguagem e Educação foi o sincretismo do pensamento infantil. Ou seja, para crianças de 3 a 6 anos a narrativa é uma brincadeira, onde real e imaginário convivem em harmonia, respeitando uma lógica interna que é diferente da lógica dos adultos.

No vídeo acima é possível identificar os três elementos básicos do sincretismo infantil ao realizar uma narrativa:

  • Experiências vividas;
  • Imaginação;
  • Elementos de histórias que conhece;

É de grande importância para o desenvolvimento cognitivo infantl o exercício ( expressivo intelectual ) de relatar, recontar e narrar histórias conhecidas ou não.

O mais curioso deste sincretismo é que ele não é uma exclusividade do pensamento infantil.

A criança o realiza como forma de compreender e apreender o mundo que a cerca.

Quantas vezes nós adultos ao relatar um fato, ou ao se referir à um lugar, ou pessoa acrescentamos na narrativa fatos de experiências vividas, vizualizamos características imaginárias que muitas vezes não existem naquele lugar, pessoa ou circustância.

Ver o mundo é uma arte !

2 comentários:

Unknown disse...

Fantástico , consegui compreender de forma clara o que o autor tanto diz como sincretismo!! Valeuuu

Unknown disse...

Fantástico , consegui compreender de forma clara o que o autor tanto diz como sincretismo!! Valeuuu