O tema do módulo 3 da interdisciplina Linguagem e Educação foi o sincretismo do pensamento infantil. Ou seja, para crianças de 3 a 6 anos a narrativa é uma brincadeira, onde real e imaginário convivem em harmonia, respeitando uma lógica interna que é diferente da lógica dos adultos.
No vídeo acima é possível identificar os três elementos básicos do sincretismo infantil ao realizar uma narrativa:
- Experiências vividas;
- Imaginação;
- Elementos de histórias que conhece;
É de grande importância para o desenvolvimento cognitivo infantl o exercício ( expressivo intelectual ) de relatar, recontar e narrar histórias conhecidas ou não.
O mais curioso deste sincretismo é que ele não é uma exclusividade do pensamento infantil.
A criança o realiza como forma de compreender e apreender o mundo que a cerca.
Quantas vezes nós adultos ao relatar um fato, ou ao se referir à um lugar, ou pessoa acrescentamos na narrativa fatos de experiências vividas, vizualizamos características imaginárias que muitas vezes não existem naquele lugar, pessoa ou circustância.
Ver o mundo é uma arte !
2 comentários:
Fantástico , consegui compreender de forma clara o que o autor tanto diz como sincretismo!! Valeuuu
Fantástico , consegui compreender de forma clara o que o autor tanto diz como sincretismo!! Valeuuu
Postar um comentário