No dia 31 de maio de 2010, o 1º trimestre deste ano letivo foi encerrado.
E sendo assim no dia 08 de junho foi a entrega dos Boletins da minha turma.
Avaliação é um processo contínuo, que envolve muitos conceitos e habilidades.
Confesso que a cada entrega de avaliações eu fico muito cansada, pois procuro ter muito cuidado ao preencher a grade de objetivos:
( ) Plenamente atingido;
( ) Parcialmente atingido;
( ) Não atingido;
Quanta responsabilidade depositada em um simples X.
Quantos fatores envolvem o atingiu ou o não atingiu ?
Será que os objetivos solicitados não estão a frente dos limites dos alunos ?
Será que estão de acordo com a maturidade e vivência de cada um ?
Juntamente com a grade de objetivos é feito o Parecer Descritivo, e novamente eu procuro ter o maior cuidado. Imagino o aluno depois de 10 ou mais anos lendo seu boletim do Ensino Fundamental, o Parecer além de remetê-lo ao passado poderá lhe dar uma idéia de como ele era na infância. Por isto todo cuidado é pouco, porque é necessário dar a família um retorno da aprendizagem da criança, sem deixar marcas negativas nos alunos e sim sempre motivá-los.
E sinceramente acreditar e mostrar que acredita no potencial e capacidade de crescimento de cada um. O incentivo e o entusiasmo do professor para aprender e ensinar são fundamentais para os sucessos dos alunos.
" Não há como se falar em ação avaliativa, enquanto acompanhamento e mediação, que não aconteça no cotidiano da ação educativa e que não absorva a dinâmica da construção do conhecimento ( ...) Mediação significa um estado de alerta permanente do professor que acompanha e estuda a história do aluno em seu processo. " ( Hoffmann, 2000, pág.31 )
E sendo assim no dia 08 de junho foi a entrega dos Boletins da minha turma.
Avaliação é um processo contínuo, que envolve muitos conceitos e habilidades.
Confesso que a cada entrega de avaliações eu fico muito cansada, pois procuro ter muito cuidado ao preencher a grade de objetivos:
( ) Plenamente atingido;
( ) Parcialmente atingido;
( ) Não atingido;
Quanta responsabilidade depositada em um simples X.
Quantos fatores envolvem o atingiu ou o não atingiu ?
Será que os objetivos solicitados não estão a frente dos limites dos alunos ?
Será que estão de acordo com a maturidade e vivência de cada um ?
Juntamente com a grade de objetivos é feito o Parecer Descritivo, e novamente eu procuro ter o maior cuidado. Imagino o aluno depois de 10 ou mais anos lendo seu boletim do Ensino Fundamental, o Parecer além de remetê-lo ao passado poderá lhe dar uma idéia de como ele era na infância. Por isto todo cuidado é pouco, porque é necessário dar a família um retorno da aprendizagem da criança, sem deixar marcas negativas nos alunos e sim sempre motivá-los.
E sinceramente acreditar e mostrar que acredita no potencial e capacidade de crescimento de cada um. O incentivo e o entusiasmo do professor para aprender e ensinar são fundamentais para os sucessos dos alunos.
" Não há como se falar em ação avaliativa, enquanto acompanhamento e mediação, que não aconteça no cotidiano da ação educativa e que não absorva a dinâmica da construção do conhecimento ( ...) Mediação significa um estado de alerta permanente do professor que acompanha e estuda a história do aluno em seu processo. " ( Hoffmann, 2000, pág.31 )
Um comentário:
Que bom que tens esta percepção de avaliação, tratando o processo do teu aluno com cuidado, valorização e respeito. Com certeza, isso é muito importante para o crescimento e desenvolvimento da criança! Bjs,Maura - tutora do SI
Postar um comentário