O Eixo V foi composto pelas interdisciplinas:
- Seminário Integrador V;
- Psicologia da Vida Adulta;
- Projeto Pedagógico em Ação;
- Organização e Gestão da Educação;
- Organização da Escola;
Quinto semestre, nesta fase o curso estava se encaminhando para o seu final. Desde o início o rítmo foi intenso, com muitas atividades, leituras, práticas, reflexões sobre as prátiicas, apropriação de novas ferramentas e sofrwares, releituras, PAs … enfim, nesta fase o cansanço já estava batendo e o rítmo que já era rico em exigências e novidades, prometia ficar ainda mais intenso. A Equipe do Seminário Integrador V, percebendo este processo de exastão + aumento de exigências, criou uma atividade de planejamento do tempo.
Foi um exercício muito bom, paramos para pensar e registrar todas as nossas atividades diárias, desde o despertar pela manhã, até o deitar. E por falar em deitar uma coisa que o PEAD conseguiu foi alterar o meu sono, confesso que prefiro trabalhar no silêncio da madrugada, o único incoveniente é o excesso de sono durante o dia seguinte.
Nossa tabela de alocação de tempo foi estruturada nos seguintes itens e com ela foi possível visualizar as atividades mais relevantes ou não:
DM Dormir; TR Trabalho Remunerado (se tiver outro além da escola);D Deslocamento; CP Cuidados Pessoais; TD Trabalhos Domésticos; C Compras; EST Estudo; PA Preparo de Aula; PEAD/P PEAD Presencial; AULA Horas na Escola; FAM Cuidado com familiares;LAZ Lazer; OA ou OC. Outras atividades ou Outro curso .
Mais uma vez o brilhante Seminário Integrador nos alertou e ajudou gerenciar e organizar nosso tempo e assim seguir no curso de Pedagogia.
Psicologia da Vida Adulta e Projeto Pedagógico em Ação, foram interdisciplinas ricas em conteúdos e com atividades colaborativas e cooperativas.
Participei de mais um PA: Mecânismos de Defesa.
Organização e Gestão da Educação ( EDUAD 022 ):
Foi uma interdisciplina com muitos textos, longos e densos. Durante este semestre refletimos sobre: Democracia, Estado, Neoliberalismo, participação, globalização, políticas e políticas públicas.
Como tudo esta interligado todos estes assuntos influenciam a política educacional de todos países. No caso do Brasil o governo adotou uma política de " Escola para todos ", focalizando sua atenção a números e resultados de provas, mas infelizmente não é possível visualizar uma séria preocupação com a qualidade de ensino.
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