quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Analfabetismo no Brasil ...


A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2007 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que 14 milhões de analfabetos vivem hoje no país. Este número representa 10% da população brasileira com mais de 15 anos.
São 14 milhões de pessoas excluídas do mundo da informação.
Considerando que o analfabetismo é fator de desigualdade e exclusão é de fato um número preocupante.
Estes são os fatores mais comuns causadores do afastamento escolar:
  • Pais analfabetos e desmotivados que não conseguem visualizar perspectivas em mandar seus filhos para a escola;
  • Pais machistas, embora em pleno século XXI, ainda encontramos em algumas regiões brasileiras a idéia de que a mulher precisa saber trabalhar em casa, escola não é necessário.
  • Necessidade de trabalhar;
  • Paternidade e maternidade precoces;
  • Distância das escolas - em zona rural ou em grandes cidades, muitas vezes a escola mais próxima fica muito longe.
  • Falta de dinheiro, transporte e oportunidade.
Ao alfabetizar crianças é possível ver o quanto o ato de ler e escrever exige competências e energia dos pequenos. É emocionante ver as primeiras leituras e o esforço empreendido.
Por isto tenho o maior respeito e admiração por todo jovem ou adulto que decide frequentar as aulas do EJA Educação de Jovens e Adultos.
Ao esforço de aprender decodificar o código escrito ( ler, escrever e interpretar ) outros empecilhos aparecem para quem precisa se alfabetizar estando já na idade adulta como:
  • Cansaço, devido a longa jornada de trabalho;
  • Falta de auto-estima ( sentimento de culpa e vergonha );
  • Desemprego;
  • Acomodação diante do trabalho braçal; ( Muitos acreditam que para realizar certas atividades não é necessário saber ler, escrever e interpretar . )
  • Distância das escolas;
  • O custo da educação, mesmo estando no ensino público o ato de estudar necessita de material, transporte e alimentação.
Entretanto a alegria que esta conquista traz para quem consegue se alfabetizar depois de adulto é semelhante a que crianças de 6 ou 7 anos vivenciam no Ensino Fundamental.
Um mundo novo se abre para jovens e adultos.
Muito mais do que alfabetizar as Escolas para Jovens e Adultos necessitam ter uma metodologia voltada para a formação de cidadãos, com aulas dinâmicas e estimulantes ( depois de um dia de trabalho, é tentador ir para casa dormir, ficar com a família ou assistir TV ).
Também é importante a ligação dos conteúdos com a vida dos estudantes, usando a experiência de cada um. É possível estudar gramática e ortografia com receitas de culinária ou com textos que ensinam como cultivar, armazenar alimentos; cuidado com crianças ... enfim assuntos interessantes e úteis para o perfil da turma.
E assim com se faz com os pequenos é preciso promover entre os colegas o sentimento de grupo, de amizade, respeito e cooperação, porque se não há vínculos, não há aprendizagem.

Hoje inicia a interdisciplina EDUAD 020 A - Educação para Jovens e Adultos no Brasil do PEAD/UFRGS - tenho certeza que será muito bom compreender melhor esta Escola que é capaz de desvendar novos horizontes aos brasileiros que se empenham em retornar e continuar seus estudos.



Um comentário:

Iris disse...

Kátia, querida

Estarei te acompanhando neste semestre e gostei do que li, nesta primeira passagem por teu blog.
Abra@os e bom semestre, Iris