No dia 27 de abril, realizei com a turma uma atividade com o Material Dourado ( elaborado pela médica e educadora italiana Maria Montessori ).
O Material Dourado destina-se a atividades que auxiliam o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal-posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais (ou seja, os algoritmos).
Com o Material Dourado as relações numéricas abstratas passam a ter uma imagem concreta, facilitando a compreensão. Obtém-se, então, além da compreensão dos algoritmos, um aprendizado bem mais agradável.
A turma foi organizada em grupos de quatro alunos e todos participaram com entusiamo, e assim de forma lúdica todos assimilaram os conceitos de unidade, dezenas e centenas.
Objetivos do jogo: Perceber o agrupamento das dezenas e cenntenas e as formas de registros.
- Em grupos de quatro, cada aluno joga o dado e pega em cubinhos a quantidade obtida no dado.
- O jogo segue até que alguém obtém a quantidade de 10 ou mais cubinhos.
- O professor questiona: Existe uma peça no Material Dourado que possa substituir a quantidade de 10 cubinhos ?
- O professor sugere uma nova regra: Cada 10 cubinhos devem ser trocados pela barrinha que representa a dezena.
- O professor questiona: Como podemos representar no papel a quantidade obtida por cada um dos alunos ?
- O jogo segue até que alguém obtenha 1 centena = 10 barrinhas, que serão trocadas pela placa da centena, este aluno será o vencedor desta rodada.
- Gostei muito desta atividade, todos participaram e se dirvertiram muito com as unidadese, dezenas e centenas de forma concreta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário