Um dos objetivos da aula do dia 12 de abril era sondar a curiosidade dos alunos.
Todos deveriam fechar os olhos por alguns minutos e assim pensar e imaginar perguntas começando com: - Por quê ?
Todas as perguntas foram ouvidas com atenção e respeito, apenas nas questões com respostas óbvias, eu solicitei que o aluno pensasse um pouco, pois a resposta era muito fácil.
Aqui estão as questões sugeridas pela turma, estão registradas pela ordem que foram feitas:
- Por que a baleia é grande ?
- Por que eu gosto tanto do escorregador da pracinha ?
- Por que o Sol brilha ?
- Por que a gente existe ?
- Por que a gente tem que ir na escola ?
- Por que as borboletas voam ?
- Por que existem pessoas ?
- Por que a borracha apaga ?
- Por que as letras dos médicos são tão difíceis de entender ?
- Por que o Sol queima a Terra ?
- Por que existem golfinhos ?
- Por que tem gente tão pequena e outras tão grandes ?
- Por que existe o mundo ?
- Por que tem gente com letra tão bonita ?
- Por que o pescoço da girafa é tão grande ?
- Por que o país é tão grande ?
- Por que as flores são perfumadas ?
- Por que existe fotos ?
- Por que existem coisas ruins ?
- Por que existe o mundo ?
- Por que existem os amigos ?
- Por que existem os inimigos ?
- Por que existem as velinhas de aniversários ?
- Por que existe Marte ?
- Por que os tubarões são brabos ?
- A maioria dos alunos da turma tem 8 ou 9 anos; apenas 3 alunos já tem 10 anos de idade.
De acordo com a teoria psicobiológica do desenvolvimento do pensamento humano de Piaget, que tem por base:
- Assimilação;
- Acomodação;
- Adaptação;
- Estes alunos estão no Estádio das Operações Concretas ( dos 7 aos 11/12 anos ), ou seja eles são capazes de raciocinar sobre objetos manipuláveis.
- Sendo assim é possível reconhecer em algumas perguntas conflitos ou experiências vivenciadas pelas crianças. Exemplos:
- Por que a gente existe ? ( Esta questão foi elaborada por um aluno de 10 anos, que possui sérios problemas familiares é muito agressivo e desmotivado em sala de aula ).
- Por que as letras dos médicos são tão difíceis de entender ? ( O autor da pergunta relatou que certa vez ele foi ao médico com os pais e ninguém conseguiu entender a letra do médico, nem o farmacéutico ).
- Por que a gente tem que ir na escola ? ( Esta criança desde o 1º dia de aula deste ano afirma " odiar " a escola.
- Por que a borracha apaga ?
- Por que tem gente com letra bonita ?
- ( Perguntas relaciondas com a escola, letra, caligrafia, borracha ... )
- Aos poucos estou analisando as perguntas com eles, tentando responder algumas e assim fazer uma sondagem e votação sobre as que eles acreditam ser mais interessante.
Foi muito bom fazer esta atividade, com ela é possível conhecer e entender um pouco mais o 3º ano B.
Nenhum comentário:
Postar um comentário