domingo, 10 de dezembro de 2006

ECS 10 - Minha primeira participação foi assim ...


Olá colegas !
Meu nome é Kátia Diehl, sou professora de séries iniciais de uma escola estadual de Porto Alegre. Ser professora é muito bom e gratificante. Educar traz grandes alegrias e grande também é a nossa responsabilidade. Cada aluno que passa por nós leva um pouquinho da nossa maneira de ser e pensar.E agora vamos lembrar do nosso querido Paulo Freire, tema principal desta wikistória : Educar para transformar reflete a idéia principal da pedagogia de Paulo Freire que acreditava que a Educação só realiza a sua função fundamental que é a humanização de mulheres e homens, quando se transforma em ferramenta de mudança social. Ele afirmava que nenhuma mudança profunda na sociedade acontece sem a educação. Para Paulo Freire, a educação sozinha não revoluciona a sociedade, mas ela pode transformar pessoas para se engajarem nessa tarefa.Nosso mundo está passando por uma grande crise social, econômica, de valores e de ética. Vamos aproveitar esta wikistória para pensar em como podemos ser agentes desta transformação de uma forma mais consciente e ativa.Como plantar valores em nossos alunos e deixar o planeta mais florido ???
Republiquei aqui esta postagem da wikistória, porque esta questão de educar para transformar é fundamental para todos que educam ( pais, professores, educadores ... ) e que podem plantar idéias e valores. Gerando assim uma nova sociedade.
Este modelo que educa para a competição e egoísmo, gerou esta sociedade com extremas desigualdades sociais. Chegou a hora de educar para a colaboração, para a solidariedade, para a harmonia.
Sem dúvida esta tarefa de criar uma wikistória, com a participação de todas as alunas do curso de PEAD além de ser muito interesante porque vamos nos ajudar e criar em conjunto. Também vamos nos conhecer e exercitar a colaboração.
Ainda estou com dificuldades para editar neste ambiente, mas gostei desta criativa e divertida tarefa.

2 comentários:

Ivana disse...

Olá Kátia, só passei para deixar um abraço.
Beijos,Ivana

Tatiana Richardt disse...

Oi, Kátia!
Estou dando uma passadinha para desejar uma boa semana de estudos!
Um abraço, Tatiana - Tutora S.I.