domingo, 4 de maio de 2008

Meio Ambiente ...

Na Interdisciplina : EDUAD 017
REPRESENTAÇÃO DO MUNDO PELAS CIÊNCIAS NATURAIS A
Com o professor José Francisco Flores, estamos descobrindo e aprendendo formas de pensar e trabalhar a EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
No módulo 2 assistimos ao vídeo " BALANCE " - que nos mostra de forma clara que atitudes individuais podem alterar o equilíbrio de um sistema e que atitudes imediatistas visando apenas resultados no presente, podem construir um futuro árido, sem saídas e sem volta.
Quem provoca o desequilíbrio ambiental ?
Os Governos, as grandes Indústrias, o Capitalismo que visa lucros e mais lucros ......
Esta responsabilidade de manter e preservar a natureza e o equilíbrio ambiental começa em cada um de nós.
PEQUENAS ATITUDES FAZEM A DIFERENÇA !
Um exemplo disto está na " COLETA DO ÓLEO DE COZINHA ".
Quem não gosta de batata frita, coxinha e pastel ? São muitas as frituras que vão à nossa mesa. Muita gente não sabe, porém, o que fazer com o óleo usado para o preparo desses pratos. O resultado é que, na maioria das vezes, esse óleo é jogado na pia, no ralo ou mesmo no lixo comum. O despejo indevido de óleo na rede de esgoto ou nos lixões contamina água, solo e facilita a ocorrência de enchentes. O cidadão consciente que pensa no EQUILÍBRIO do sistema em que vive, pode evitar que isso aconteça reutilizando o óleo, por exemplo, para fazer sabão, detergente, resina para tintas, glicerina, biodiesel e ração para animais.
Em Porto Alegre há vários locais onde se pode entregar o óleo de cozinha usado. Há pontos de coleta em toda a cidade. O óleo pode ser entregue guardado em garrafa plástica ou recipiente de vidro.
Por que participar ? Seja misturado ao lixo orgânico, seja jogado no ralo, na pia ou na privada, o óleo vai custar caro ao meio ambiente.

3 comentários:

biapedag.blogspot.com disse...

É isso aí, Mosqueteira! Vamos adiante! Temos encontro marcado em nossa formatura! Beijocas. Bom te "ler" de volta!

Daiane Grassi disse...

Olá Katia, passo aqui para te fazer uma visita, um olá! Ver como estão teus registros de aprendizagem e te dizer algumas palavras de conforto, nesta correria em que se encontram neste eixo IV: querida, estou aqui para caminhar junto contigo! Conte comigo sempre!

Percebi que o mês de abril não contou muito com tuas evidências de aprendizagem, por que será?! Não foram significativas? Vamos pensar nisso? Em compensação, iniciaste o mês de maio com todo o gás, não é mesmo? Estou gostando de ver hein?! Aliando assuntos abordados no PEAD, com a realidade que nos cerca!

Vamos lá, em frente querida Katia, um abração, Daiane.

Beatriz disse...

Katia querida, o Piaget iria adorar ver esse vídeo. Não estamos continuamente sendo desiquilibrados em nossas certezas? E alcançamos equilíbrio momentâneo com a ajuda dos outos não?
Um abração
Bea