domingo, 6 de julho de 2008

Treinando a arte de ser mediadora ...

Um dos conteúdos da 3ª série ( 4º ano ) do Ensino Fundamental é a água.
Iniciei a aula passando um saquinho com tirinhas de papel bem dobradinhas e em cada uma delas havia esta pergunta : Como você acha que a nuvem se formou no céu ?
A grande maioria afirmou que a água subia até o céu e depois descia na forma de chuva, mas não sabiam dizer como isto acontece.
Então os convidei para fazerem uma experiência bem simples, com o seguinte material:
  1. Uma jarra ou pote transparente;
  2. Uma resistência elétrica, dessas usadas para aquecer água de chimarrão;
  3. Uma tampa de metal - de uma pequena panela, ou mesmo uma lata de achocolatado;
  4. Água;

Etapas da experiência: ( a ) Aquecemos a água até chegar ao ponto de ebulição.

( b ) Colocamos a lata em cima da jarra com água quente, sobre o vapor e observamos que esta ficou cheia de gotas de água. Daí eu questionei ?

- De onde veio esta água ?

Alguns arriscaram: - Veio daquela fumacinha !

- Mas para existir fumaça não é preciso existir fogo ?

- Sim, mas .... é uma fumacinha diferente ....

- Por quê ?

Constatei que o objetivo de desequilibrar crenças havia sido atingido e dei para a turma duas hipóteses do que poderia ter acontecido:

( a ) Existe água no ar e algumas vezes conseguimos visualizar isto.

( b ) A água contida na jarra ao ser aquecida se transformou naquela fumacinha branca. A fumacinha branca ao tocar no metal se transformou em água no estado líquido novamente.

Todos optaram pela alternativa ( b).

Logo após falei sobre os três estados da água ( sólido, líquido e gasoso ) e também mostrei o ciclo da água na natureza ( vaporização, liquefação, fusão e solidificação ).

Gostei dos resultados obtidos, a aula se manteve num clima tranqüilo, todos ficaram curiosos e prometeram observar as panelas no fogão da cozinha de suas casas.

Estou exercitando a prática de desestruturar crenças e assim ensinar aos a capacidade de observar o mundo e criar hipóteses.

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