segunda-feira, 4 de maio de 2009

Visita Histórica a cidade de Mostardas ...


Exibir mapa ampliado
Nos dias 25 e 26 de abril / 2009, participei da Visita Histórica a cidade de Mostardas - RS - Brasil. Saímos às 7;30 hs do dia 25 de abril ( sábado ) e seguimos o seguinte ROTEIRO:

1 - Almoço típico açoriano no sábado – contratado com o Restaurante Ed Mundo’s.

Cardápio: diversas qualidades de peixe (destacando-se o peixe papaterra), carne de cordeiro e sobremesas típicas açorianas.

2 - Visita ao Quilombo da Casca.

3 -Visita ao casario histórico do centro da cidade e arredores.

4 -Visita ao Parque Nacional da Lagoa do Peixe.

Este roteiro foi desenvolvido e acompanhado pela equipe docente :
  • Profa. Hilda Jaqueline de Fraga (coordenadora da atividade)
  • Prof. Fernando Seffner
  • Prof. Nilton Mullet Pereira
  • E mais o apoio e a presença de guia da Secretaria de Turismo Municipal de Mostardas.

Foi um final de semana muito agradável e recheado de informações e novas aprendizagens.
Inicialmente visitamos o " Quilombo da Casca ". Atualmente abriga mais de duzentas pessoas, todas descendentes de escravos que viviam nestas terras que eram de Dona Quitéria, uma grande e generosa fazendeira, que deixou as terras em testamento para todos que ali moravam.

Durante este final de semana recebemos muitas informações históricas sobre artesanato, teares, Quilombo da Casca, sobre a arquitetura, hábitos e costumes dos Açorianos, já sei tudo sobre " Eiras e Beiras " ... detalhes na construção dos telhados da época nas casas dos nobres. Ter eiras e beiras é sinônimo de ter riquezas e posição social.

Conhecemos a culinária Açoriana baseada em peixes, assados, legumes e cereais ... visitamos a Lagoa do Peixe, o balneário, as dunas ... foi um final de semana maravilhoso !

Nenhum comentário: