domingo, 30 de agosto de 2009

" O menininho " ...

Para realizar a atividade 1 da interdisciplina EDUAD 036 A - Didática, Planejamento e Educação, foi necessário ler o texto: " O Menininho " de Helen Buckley e confesso que esta leitura desencadeou em mim um sentimento de tristeza e pesar.
De forma simples e clara a autora mostra o quanto a escola pode podar a criatividade, o entusiasmo, o senso crítico e reflexivo das crianças. E faz tudo isso em nome da ordem e da disciplina.
" Era uma vez um menininho bastante pequeno que contrastava com a escola bastante grande. "
Ao entrar na escola a criança encontra um mundo novo, chega cheia de curiosidade e expectativas e infelizmente muitas vezes o resultado da vivência escolar é a acomodação e a aceitação de tudo sem reflexões ou questionamentos, como a autora mostra nas falas:
" ... o menininho aprendeu a esperar e a olhar e a fazer as coisas exatamente como a professora. "
" ... ele não fazia mais as coisas por si próprio ... "
O menininho ( felizmente ) mudou de escola, mas não sabia mais desenhar ... e quando teve a oportunidade de expressar sua criatividade, desenhou uma flor vermelha com o caule verde, tal qual como a antiga professora havia ensinado e rotulado de certo e bonito.
Penso que um dos papéis da educação é fazer com que todos acreditem que está em nós o poder de mudar o mundo a nossa volta, mas para provocar mudanças é preciso ser crítico, reflexivo, criativo e autônomo.

Nenhum comentário: