sexta-feira, 30 de abril de 2010

Material Dourado ...

No dia 27 de abril, realizei com a turma uma atividade com o Material Dourado ( elaborado pela médica e educadora italiana Maria Montessori ).
O Material Dourado destina-se a atividades que auxiliam o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal-posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais (ou seja, os algoritmos).
Com o Material Dourado as relações numéricas abstratas passam a ter uma imagem concreta, facilitando a compreensão. Obtém-se, então, além da compreensão dos algoritmos, um aprendizado bem mais agradável.
A turma foi organizada em grupos de quatro alunos e todos participaram com entusiamo, e assim de forma lúdica todos assimilaram os conceitos de unidade, dezenas e centenas. 

Objetivos do jogo:  Perceber o agrupamento das dezenas e cenntenas e as formas de registros.

  • Em grupos de quatro, cada aluno joga o dado e pega em cubinhos a quantidade obtida no dado.
  • O jogo segue até que alguém obtém a quantidade de 10 ou mais cubinhos.
  • O professor questiona:  Existe uma peça no Material Dourado que possa substituir a quantidade de 10 cubinhos ?
  • O professor sugere uma nova regra:  Cada 10 cubinhos devem ser trocados pela barrinha que representa a dezena.
  • O professor questiona:  Como podemos representar no papel a quantidade obtida por cada um dos alunos ?
  • O jogo segue até que alguém obtenha 1 centena = 10 barrinhas, que serão trocadas pela placa da centena, este aluno será o vencedor desta rodada.
  • Gostei muito desta atividade, todos participaram e se dirvertiram muito com as unidadese, dezenas e centenas de forma concreta.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Projetos de Aprendizagem ...



Um dos objetivos da aula do dia 12 de abril era sondar a curiosidade dos alunos.

Todos deveriam fechar os olhos por alguns minutos e assim pensar e imaginar perguntas começando com: - Por quê ?
Todas as perguntas foram ouvidas com atenção e respeito, apenas nas questões com respostas óbvias, eu solicitei que o aluno pensasse um pouco, pois a resposta era muito fácil.

Aqui estão as questões sugeridas pela turma, estão registradas pela ordem que foram feitas:
  • Por que a baleia é grande ?
  • Por que eu gosto tanto do escorregador da pracinha ?
  • Por que o Sol brilha ?
  • Por que a gente existe ?
  • Por que a gente tem que ir na escola ?
  • Por que as borboletas voam ?
  • Por que existem pessoas ?
  • Por que a borracha apaga ?
  • Por que as letras dos médicos são tão difíceis de entender ?
  • Por que o Sol queima a Terra ?
  • Por que existem golfinhos ?
  • Por que tem gente tão pequena e outras tão grandes ?
  • Por que existe o mundo ?
  • Por que tem gente com letra tão bonita ?
  • Por que o pescoço da girafa é tão grande ?
  • Por que o país é tão grande ?
  • Por que as flores são perfumadas ?
  • Por que existe fotos ?
  • Por que existem coisas ruins ?
  • Por que existe o mundo ?
  • Por que existem os amigos ?
  • Por que existem os inimigos ?
  • Por que existem as velinhas de aniversários ?
  • Por que existe Marte ?
  • Por que os tubarões são brabos ?
  • A maioria dos alunos da turma tem 8 ou 9 anos; apenas 3 alunos já tem 10 anos de idade.
De acordo com a teoria psicobiológica do desenvolvimento do pensamento humano de Piaget, que tem por base:
  • Assimilação;
  • Acomodação;
  • Adaptação;
  • Estes alunos estão no Estádio das Operações Concretas ( dos 7 aos 11/12 anos ), ou seja eles são capazes de raciocinar sobre objetos manipuláveis.
  • Sendo assim é possível reconhecer em algumas perguntas conflitos ou experiências vivenciadas pelas crianças. Exemplos:
  • Por que a gente existe ? ( Esta questão foi elaborada por um aluno de 10 anos, que possui sérios problemas familiares é muito agressivo e desmotivado em sala de aula ).
  • Por que as letras dos médicos são tão difíceis de entender ? ( O autor da pergunta relatou que certa vez ele foi ao médico com os pais e ninguém conseguiu entender a letra do médico, nem o farmacéutico ).
  • Por que a gente tem que ir na escola ? ( Esta criança desde o 1º dia de aula deste ano afirma " odiar " a escola.
  • Por que a borracha apaga ?
  • Por que tem gente com letra bonita ?
  • ( Perguntas relaciondas com a escola, letra, caligrafia, borracha ... )
  • Aos poucos estou analisando as perguntas com eles, tentando responder algumas e assim fazer uma sondagem e votação sobre as que eles acreditam ser mais interessante.
Foi muito bom fazer esta atividade, com ela é possível conhecer e entender um pouco mais o 3º ano B.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Período de Adaptação ...



Ufa ! ... Março se foi ! E confesso que muitas vezes durante este mês eu me senti como o peixinho da imagem acima.
Mudar de ambiente, assimilar esta mudança e se adaptar.
Durante 4 anos trabalhei na Escola Estadual Roque Callage, lá as turmas eram pequenas ( no máximo 15 alunos ), acredito que turmas pequenas facilita a prática aproximando alunos e professoras. Tudo fica mais fácil ! Lá era possível tentar ser um mediador do conhecimento.
Agora tudo está diferente ! De um lado uma turma com 21 alunos agitados, ( alguns são interessados, motivados, gostam da escola, outros desmotivados e dispersos ) do outro lado uma comunidade escolar extremamente tradicional que gosta e exige cadernos cheios, com muitas cópias e exercícios todos corrigidos pelo professor, temas diários, muitas atividades, crianças andando silenciosamente em fila, ... enfim tudo muito organizado e controlado.
Penso que a imagem de um professor expondo conteúdos diante de um quadro negro ( ou verde ) com aulas fragmentadas, crianças silenciosas e passivas, com provas, notas, sistema punitivo de advertências e suspensões, ainda hoje é a imagem de escola ideal para uma parcela bem significativa da sociedade.
Como mudar isto ? Como fazer os pais entenderem que este modelo de ensino monótono, desinteressante e coercitivo visa apenas produzir crianças em série, para que estas possam atender o mercado capitalista ?

O que eu desejo é ser capaz de formar crianças criativas, críticas e reflexivas ... mas estou me sentindo insegura e apreensiva.


Fonte da imagem:

http://www.gettyimages.com.br/