segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Novas ações na sala de aula ...

BubbleShare: Share photos - Delicious Christmas Recipes.
Neste semestre na interdisciplina Ludicidade, foi criado o Fórum dos Sonhos que foi apresentado desta forma : " um espaço em que todos os sonhos são permitidos. E os melhores sonhos são aqueles que continuam quando sonhamos acordados. E este será o nosso novo desafio: sonharmos acordados sonhos possíveis e porque nao dizer, sonhos inéditos, vividos em nossa prática cotidiana pessoal e profissional. "
Concluímos que nossos sonhos são muito semelhantes, professores sonham com turmas com menos alunos, salas de aulas equipadas, modernas, amplas e adequadas . Sonhamos com mais união, diálogo, compreensão e colaboração entre os integrantes da comunidade escolar. Sonhamos com uma escola de turno integral, que ofereça atividades extra-classe para os alunos como teatro, música, esportes, reforço-escolar, lazer e muita felicidade.
E neste ano um de meus sonhos está sendo realizado. A mãe de um dos meus alunos, que é professora em arte e design, se tornou uma grande "Amiga da Escola ", a querida amiga Mariela Horianski, que se propôs a pintar a sala de aula do Jardim, para tornar esta mais alegre, mais iluminada, mais lúdica e feliz.
A Diretora concordou, comprou o material e nós duas fizemos uma parceria ... estou pintando as paredes e ela está criando desenhos e ambientes lúdicos na sala de aula.
Como dizem por aí : " Sonhar é fácil ! " Mas a contraparte do sonho requer muita dedicação e esforço ...
Por quê pintar ?
  • Porque determinadas cores nos ambientes podem nos agradar ou nos incomodar.
  • A sala estava com cores e tons escuros ( preto, marron, verde para o quadro, tijolos envernizados num tom escuro ) cores que não estavam de acordo com uma sala de Educação Infantil.
  • Pintar uma casa ou uma sala com a cor escolhida, além de trazer uma sensação de limpo e novo, pode trazer uma vibração especial para o ambiente e para quem ali habita, convive e permanece.
  • Podemos estudar e explicar o efeito das cores por várias ciências, mesmo que alternativas como a Cromoterapia e o Feng-Shui.
  • Cromoterapia : As cores como vibração energética, propagando-se em determinada frequência, produz mudanças químicas de forma sutil no ser humano, interferindo em seu metabolismo quer em nível físico ou emocional.

Concretizando o sonho :

Criamos o projeto, escolhemos as cores e tudo parecia muito fácil, mas a prática mostrou que a tarefa não era tão simples assim. A sala estava com cores muito escuras, as portas eram pretas com marrom, mudamos para cinza claro e amarelo claro ... e como é difícil clarear algo ( assim como é difícil clarear as mentes e a vida ) ... vai uma, duas, três mãos de tinta e o preto tá lá aparecendo ..., estamos trabalhando desde maio, já passamos várias tardes pintando direto das 12,00 hs às 18,00 hs e o trabalho ainda não terminou ... nosso sonho já rendeu muito cansaço e dor no corpo, mas o que importa é o resultado final. Uma sala de aula capaz de inspirar e motivar o sonho, a criatividade e alegria nas crianças que por ali passarem.

Estamos vivenciando algo semelhante na educação a distância, estamos unindo esforços, exemplificando o paradígma da cooperação, da parceria e assim transformando a realidade.
A profª. Neusa tem razão quando diz que " os melhores sonhos são aqueles que continuam quando sonhamos acordados ! "

Nenhum comentário: