sábado, 6 de setembro de 2008

Redescobrindo as cores ...

No dia 30 de Agosto/2008, publiquei um Slide Show com o título " Releitura da Obra de Iberê Camargo ".
Esta atividade foi realizada com os meus alunos da turma 31 - 3ª série - da Escola Estadual de Ensino Fundamental ROQUE CALLAGE, porque no dia 27 de Agosto nossos alunos visitaram a Fundação Iberê Camargo em Porto Alegre. O lugar é lindíssimo ! A obra de Iberê Camargo está dividida em 3 fases: 1 - Carreteis; 2 - Bicicletas; 3 - Idiotas.

Conversando com os alunos percebí que uma das características que mais chamou a atenção da turma é o tom escuro, encontrado quase em todas as obras. Então lembrei desta técnica de Educação Artística, que eles adoraram executar e agora vou compartilhar com vocês o passo-a-passo desta técnica chamada: Redescobrindo as cores.
Técnica : Raspado.
Objetivo/Benefício : Desenvolver a criatividade e a coordenação motora fina.
Material : Gizão de Cera, cartolina, pregos, guache preto.
Procedimento : Preencher uma cartolina branca de 21 cm x 15 cm com várias cores dp Gizão de Cera, desenhando faixas. Nesta etapa não utilizar o Gizão de Cera preto. Em seguida, cobrir toda a superfície pintada com Guache preto. Esperar secar. Depois de seco, utilizando uma ponta rígida como a de um prego, desenhar livremente sobre o papel. As cores que estão por baixo do preto aparecerão, criando desenhos e contrastes.
Os alunos gostaram muito desta atividade !

Nenhum comentário: