Hoje me sinto MUITO cansada. Depois de uma certa idade ficar acordada durante a madrugada na frente do computador e acordar às 6;30 para trabalhar, causa muitos efeitos colaterais como dor de cabeça, dor no corpo ( tenho a sensação de que todos os ossos do meu corpo estão doendo ) e MUITO cansaço mental. Então vamos lá ! Vou listar todas as coisas boas deste semestre:
Atualmente a atividade mais gratificante é o trabalho com Projetos de Aprendizagens. Estou participando de 2 grupos ( Comportamento Infantil e Mecânismos de Defesa ) os dois temas são bem interessantes, e a proposta de criar um projeto em GRUPO também. Este exercício de trabalhar em grupo mexe com questões cognitivas, sociais e psicológicas. Tenho refletido muito sobre tudo que tenho lido e presenciado neste semestre, e estou abismada com a incrível relação que é possível fazer dos temas dos Projetos que estou pesquisando com o que tenho visto no PEAD.
No grupo Comportamento Infantil - Tema : Processo de Transição da 4ª para a 5ª Série - uma das questões abordadas: Mudanças. Mudar gera conflitos, que podem ser sociais ( convivência em grupo ) e conflitos interiores ( como eu vejo o mundo )
No grupo Mecânismos de Defesa, estamos estudando a Transferência.
O trabalho de Projetos de Aprendizagem está propondo uma grande mudança. Está propondo aprender a trabalhar em rede, em grupo porque o novo paradígma mundial é trabalhar em rede.
Afinal trabalhar em rede traz melhores resultados. Nosso corpo trabalha em rede, todos os órgãos trabalham unidos em cooperação visando nos manter vivos.
Sendo assim vou relembrar um trecho da postagem do dia 21 de outubro/08 : “ Se correr o bicho pega; se ficar o bicho come; mas se juntar o bicho foge ! " É a arte da integração !
Um comentário:
Olá Katia!
Temos inúmeros desafios que enfrentamos no Pead, como bem falaste!
E lembrando Piaget, quando somos desafiados, nos desequilibramos e construimos novas aprendizagens, não é?
Vamos considerar todos estes acontecimentos e refletir enquanto estudantes e educadoras.
Um grande abraço,
Vanessa
Postar um comentário