domingo, 26 de outubro de 2008

Efeitos colaterais do PEAD ...

Hoje me sinto MUITO cansada. Depois de uma certa idade ficar acordada durante a madrugada na frente do computador e acordar às 6;30 para trabalhar, causa muitos efeitos colaterais como dor de cabeça, dor no corpo ( tenho a sensação de que todos os ossos do meu corpo estão doendo ) e MUITO cansaço mental.
É uma tristeza só ... com diversos textos para ler, refletir e escrever, e os neurônios em " pane " !
E o atraso com os prazos já virou rotina ...
Acho bom ir parando com tanta reclamação, se não esta postagem vai se transformar num verdadeiro " Muro das Lamentações " .

Então vamos lá ! Vou listar todas as coisas boas deste semestre:

Atualmente a atividade mais gratificante é o trabalho com Projetos de Aprendizagens. Estou participando de 2 grupos ( Comportamento Infantil e Mecânismos de Defesa ) os dois temas são bem interessantes, e a proposta de criar um projeto em GRUPO também. Este exercício de trabalhar em grupo mexe com questões cognitivas, sociais e psicológicas. Tenho refletido muito sobre tudo que tenho lido e presenciado neste semestre, e estou abismada com a incrível relação que é possível fazer dos temas dos Projetos que estou pesquisando com o que tenho visto no PEAD.

Querem ver ? Vou citar alguns exemplos:

No grupo Comportamento Infantil - Tema : Processo de Transição da 4ª para a 5ª Série - uma das questões abordadas: Mudanças. Mudar gera conflitos, que podem ser sociais ( convivência em grupo ) e conflitos interiores ( como eu vejo o mundo )

No grupo Mecânismos de Defesa, estamos estudando a Transferência.

O trabalho de Projetos de Aprendizagem está propondo uma grande mudança. Está propondo aprender a trabalhar em rede, em grupo porque o novo paradígma mundial é trabalhar em rede.

Afinal trabalhar em rede traz melhores resultados. Nosso corpo trabalha em rede, todos os órgãos trabalham unidos em cooperação visando nos manter vivos.

Sendo assim vou relembrar um trecho da postagem do dia 21 de outubro/08 : “ Se correr o bicho pega; se ficar o bicho come; mas se juntar o bicho foge ! " É a arte da integração !

Meu Deus ! Como é difícil esta arte: COOPERAR e INTEGRAR.
Ser humano é um bichinho muito difícil de entender !
Tem gente brigando por coisas que eu nem consegui entender o motivo.
Se a gente dá uma sugestão ao grupo é autoritária.
Se concorda com o grupo é imparcial e sem opinião.
Se a gente adora tecnologia e gosta de criar layouts organizados, com imagens, gifs e links é exibida e gosta de aparecer.
Se não cria nada é " malandra " quer se encostar no grupo.
Também tem muita gente utilizando o Mecânismo de Defesa de " Transferência " e passa a atribuir ao grupo ou a outras colegas atitudes suas.
Tem gente que está fazendo de conta que participa do grupo, demostrando estar preocupada apenas com a avaliação dos professores e tutores, e que na verdade não está engajada com o tema em estudo e nem um pouco preocupada em cooperar. Aparece no Wiki, mas não acrescenta nada relevante. Falta de tempo e problemas ... Quem não os têm ??? Sendo assim isto não justifica esta atitude.
Já não basta tantas atividades, leituras e criações para fazer, e ainda ter que presenciar tudo isto ?
Mas sou otimista, acredito que até 2010, o grupo estará mais engajado na atitude de COOPERAR .

Um comentário:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Olá Katia!
Temos inúmeros desafios que enfrentamos no Pead, como bem falaste!
E lembrando Piaget, quando somos desafiados, nos desequilibramos e construimos novas aprendizagens, não é?
Vamos considerar todos estes acontecimentos e refletir enquanto estudantes e educadoras.
Um grande abraço,
Vanessa