quarta-feira, 22 de abril de 2009

O dilema do antropólogo francês ...



Uma das atividades da interdisciplina EDUAD 027 - Filosofia da Educação - A, foi participar do FÓRUM " O dilema do antropólogo francês. A dinâmica deste Fórum foi bem interessante, pois a turma foi dividida em grupos; e estes grupos forum divididos em 2 grupos de acordo com as seguintes propostas:

1. Alguns grupos deveriam defender a atitude do antropólogo que respondeu " SIM " aos nativos de uma ilha, quando estes lhe fizeram as seguintes perguntas:

“ Você tem a pele branca, então você é um mensageiros dos deuses, ou as nossas crenças estão erradas ? ”
“ Todos os homens brancos são mensageiros dos deuses, ou as nossas crenças estão erradas ? ”

É bom lembrar que:

Claude Lee ( o antropólogo ) decidiu jamais interferir no modo de vida dos habitantes do arquipélago.

Os nativos acreditam que os mensageiros dos deuses são homens de pele branca, seres que expressam a vontade absoluta dos deuses – tudo o que disserem deverá ser obedecido.

2. Outros deveriam refutar a decisão do antropólogo francês.

Este trabalho foi um excelente exercício de raciocínio. Pois elaboramos argumentos para concordar ou contestar a atitude do antropólogo francês; justificamos estes argumentos, criamos hipóteses, duvidamos, questionamos, refletimos sobre as conseqüências de cada uma das possíveis respostas.

Também pensamos sobre neutralidade ( calar-se ), o antropólogo visando não interferir na cultura dos nativos concordou, este foi um grande equívoco.

De fato nosso amigo antropólogo francês estava diante de um grande " Dilema Moral ".

Quantas vezes nós professores enfrentamos dilemas semelhantes, quando nos deparamos com alunos com sérias dificuldades de aprendizagem. Alguns por falta de estrutura familiar, outros por problemas neurológicos, outros por serem especiais, outros devido a cultura familiar ...

Como educar estas crianças respeitando suas deficiências e necessidades especiais ?
Como evitar que elas se sintam diferentes ou incapazes ?
Acredito que a cultura da COOPERAÇÃO possa contribuir para uma educação mais justa e eficiente.
Fórum é um exercício de reflexão coletiva, onde todos contribuem com idéias e argumentos e o meu texto final foi feito com base na reflexão da professora Elaine que citou ( Habermas, 2003, p. 53 ) :

" Uma solução justa para um dilema moral é uma solução aceitável para todas as partes, cada qual considerada como livre e igual e na suposição de que nenhuma saiba que papel viria assumir na situação (problemática). "

Sendo assim aqui vou relacionar alguns dos argumentos que utilizei para refutar a decisão do antropólogo francês:

1. Mentir, deixaria os nativos vulneráveis aos seus conterrâneos inescrupulosos, que inevitavelmente um dia chegariam até a ilha.
2. A sua presença naquela cultura, para fazer uma pesquisa sobre os hábitos dos nativos, por si só seria um fator de interferência capaz de provocar mudanças.
3. Como todo ato de reciprocidade, a sua presença lá seria capaz de evidenciar a existência de desigualdades.
4. O reconhecimento de desigualdades é capaz de desencadear dúvidas e desconfianças. Destas desconfianças surgiram as 2 perguntas feitas pelos nativos referentes as suas crenças sobre “ os verdadeiros mensageiros dos Deuses “.
5. A chegada do antropólogo francês na ilha inevitavelmente criaria a relação : AGENTE X OBJETO.
6. AGENTE = Papel ATIVO ( o antropólogo ) X OBJETO ( a comunidade da ilha ) = objeto de estudos científicos.
7. Se a intenção do antropólogo era ser neutro, deveria tomar uma decisão justa para responder este dilema moral. Os parâmetros “ SIM “ e “ Não “ neste caso não são nem justos e nem neutros.
8. A resposta SIM, não interfere no modo de vida e na cultura do arquipélogo, mas os deixa vulneráveis.
9. A resposta NÃO, acabaria com uma crença de várias gerações, provocaria revolta e indignação.
10. Com a resposta TALVEZ, ele estaria semeando o discernimento naquela cultura. As duas partes envolvidas no dilema estariam igualmente se observando e se analisando.

O antropólogo por ser esta a sua missão, os nativos por estarem desconfiados e querendo saber se ele é ou não um mensageiro dos Deuses, a dúvida neste caso seria uma variante positiva, a dúvida levaria a reflexões e crescimetos.

*** Quem se habilita a contra-argumentar e contestar estas hipóteses ?

*** Como em todas as outras postagens, ficarei aguardando " COMENTÁRIOS ".

2 comentários:

Beatriz disse...

Para começar, existe possiblidade de neutralidade em qualquer situação? Até ser neutro não é uma decisão que não é neutra? Interagir não é a principal possibilidade aprender? Ou nativos não precisam aprender? Interagir significa não introduzir nada de novo?
Um abração
Bea

biapedag.blogspot.com disse...

Amigona!
Sabes que "uma por todas...", não é? Tens uma rede de apoio e amizade.
Manda notícias da Pipoca. Descansa e te tranquiliza.
Bjs