sábado, 17 de outubro de 2009

A Era da Comunicação ...


A internet surgiu na década de 60 como resultado de pesquisa militar norte-americana e iniciou um processo de expansão tão intenso que hoje é uma imensa rede de redes de computadores que trocam informações rapidamente.
Hoje não há mais diferenças geográficas e de tempo, uma informação percorre distâncias em segundos, estamos vivendo a era da COMUNICAÇÃO.
As Tics invadiram o mundo da educação e são vistas por muitos como um desafio a ser transposto, entretanto elas são na verdade uma grande opotunidade de finalmente transformar nossa educação, nossas escolas e nossos professores.
Blogs, PbWorks, Chats, Glogs, Slides, Fóruns, Vídeos, PowerPoints, Bancos de Dados, permitem transformar profundamente as formas de organização, didática e conteúdos da educação.
Aderir e dominar ferramentas da era digital não é uma questão de escolha e sim de sobrevivência.
Não basta modernizar a educação é preciso repensar o papel do professor como mediador deste processo de transformação.
Como professora sei que as formas tradicionais de educação são insuficientes e ineficientes diante do contexto atual, entretanto há uma longa distância entre teoria e prática.
Não sou e nem penso mais como há anos atrás, mas também não sou o que eu gostaria de ser. Um exemplo disso é o hábito de responder as perguntas dos alunos automáticamente, venho me vigiando ... e procuro sempre fazer o aluno pensar ao responder com outra pergunta, mas reconheço que muitas vezes saio respondendo ... e desta forma podamos o raciocínio, autonomia e criatividade de nossos alunos.
É tão mais fácil ser aquele professor que transmite informações e conteúdos e que faz provas e testes para comprovar a aprendizagem. Além de ser mais fácil tem o sistema educacional e a sociedade ( pais e responsáveis ) que cobram esta prática.
Outro fato é a falta da tecnologia, a escola em que trabalho não possui Laboratório de Informática, sei que não basta ter computadores e continuar fazendo as mesmas coisas, mas no curso PEAD ( Pedagogia a distância ) estou conhecendo e desenvolvendo competências que eu gostaria de pôr em prática com as crianças.
E para encerrar esta reflexão vou lembrar o compositor Raul Seixas, porque diante de tantos desafios ando me sentindo uma verdadeira " Metamorfose Ambulante ".
E do processo de metamorfose da cada professor surgirá a Metamorfose da Educação e com ela uma nova sociedade com cidadãos autônomos, criativos e reflexivos.