sábado, 26 de setembro de 2009

Dia Nacional do Surdo ...

Aqui no Brasil esta data é de grande importância para a comunidade surda, porque foi fundada no dia 26 de setembro de 1857 a primeira escola de surdos, o atual INES – Instituto Nacional de Educação dos Surdos, no Rio de Janeiro, pelo prof. francês surdo Eduard Huet.
Naquela época não havia no Brasil educação pública para surdos, as famílias relutavam em educá-los fato que dificultou o trabalho do professor e a implantação da escola.
Eduard Huet nassceu em Paris em 1822; a família pertencia à nobreza francesa. Aos 12 anos ficou surdo em conseqüência de sarampo, estudou no Instituto Nacional de Surdos de Paris, onde se formou professor.
Na França foi professor e diretor do Instituto de Surdos de Bourges.
Era Conde e casou-se em 1851 com uma dama alemã chamada Catalina Brodeke e emigrou para a Corte Portuguesa no Brasil em 1855.
Hoje a comunidade surda comemora com muito orgulho esta data.







4 comentários:

GLAUBER MORAES disse...

Referente ao comentário no meu blog, o banner é a imagem que está no topo do blog com o meu nome... e é fácil de criar, o difícil é a dimensão do tamanho exato dessa imagem ao ajuste no blog. Por que você não tenta fazer um, existem outros sites que ainda dão efeitos a letras, etc.
Abraços!

Adorei teu blog, abraços!

Unknown disse...

Kátia,

Olá! Interessante história, vai aprendendo mais ainda na unidade 2, aguarde! Abraços!

Simone disse...

Katia que interessante ver essa música interpretada por sinais. Ela é tão bonita né?
Antigamente os surdos eram rejeitados e discriminados e com o passar do tempo foram sendo reconhecidos como cidadãos. Tanto que, hoje em dia, já vemos a disciplina de Libras no currículo de muitos cursos de Pedagogia, e muitas sendo ministradas por professores surdos. Como tens percebido a interdisciplina nesse semestre?
Um abraço, Simone - Tutora sede

Daiane Grassi disse...

Olá Kátia, percebi que o teu mês de setembro foi bastante significativo em termos de postagens e evidências de reflexões... Que tal abrirmos o mês de outubro?! Um abração, Daiane.