domingo, 30 de agosto de 2009

" O menininho " ...

Para realizar a atividade 1 da interdisciplina EDUAD 036 A - Didática, Planejamento e Educação, foi necessário ler o texto: " O Menininho " de Helen Buckley e confesso que esta leitura desencadeou em mim um sentimento de tristeza e pesar.
De forma simples e clara a autora mostra o quanto a escola pode podar a criatividade, o entusiasmo, o senso crítico e reflexivo das crianças. E faz tudo isso em nome da ordem e da disciplina.
" Era uma vez um menininho bastante pequeno que contrastava com a escola bastante grande. "
Ao entrar na escola a criança encontra um mundo novo, chega cheia de curiosidade e expectativas e infelizmente muitas vezes o resultado da vivência escolar é a acomodação e a aceitação de tudo sem reflexões ou questionamentos, como a autora mostra nas falas:
" ... o menininho aprendeu a esperar e a olhar e a fazer as coisas exatamente como a professora. "
" ... ele não fazia mais as coisas por si próprio ... "
O menininho ( felizmente ) mudou de escola, mas não sabia mais desenhar ... e quando teve a oportunidade de expressar sua criatividade, desenhou uma flor vermelha com o caule verde, tal qual como a antiga professora havia ensinado e rotulado de certo e bonito.
Penso que um dos papéis da educação é fazer com que todos acreditem que está em nós o poder de mudar o mundo a nossa volta, mas para provocar mudanças é preciso ser crítico, reflexivo, criativo e autônomo.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Glogster ...

A postagem anterior foi criada com uma ferramenta encontrada na WEB, chamada GLOG.
Quem gosta de editar imagens e criar montagens vai adorar esta idéia.
Com esta ferramenta online é possível criar murais, há uma variedade de opções de escolha para:
  • Adicionar fundos, ícones, etiquetas, imagens, gráficos, vídeos e música.
  • É possível fazer upload de fotos, músicas e vídeos.
Como professora fiquei pensando ... está aí a versão digital dos tradicionais cartazes feitos com cartolina e dos murais elaborados com papel pardo.
O GLOG pode ser um bom aliado em aulas realizadas nos Laboratórios de Informática.
Com ele os alunos podem falar dos assuntos que gostam, que acham interessante, podem expressar seus sentimentos, idéias e criatividade.
E também podemos direcionar um pouco o tema dos GLOGS criados na escola.
Por exemplo: Com o tema FOLCLORE é possível solicitar a criação de GLOGS para registrar a pesquisa sobre o Folclore das diferentes regiões Brasileiras.
Imaginem a riqueza de um mural com fotos, textos, vídeos e música sobre a cultura destas regiões.
Outras vantagens: É uma ferramenta gratuíta ( lembra o Fotolog ) é preciso fazer um cadastro simples e rápido. Tem edição em Português é fácil de ser usado, com poucos clickes o mural está pronto. Pode ser compartilhado por LINK, MAIL ou EMBED CODE, e também permite receber comentários.

No GLOG criado para a postagem anterior ao clickar em PLAY será possível escutar a música " Paz pela paz ... de Nando Cordel. "
É uma forma de desejar um semestre iluminado e repleto de paz para todos !


sábado, 15 de agosto de 2009

Férias ...

Férias é tudo de bom !
Abençoado momento de pausa.
Como é bom parar !
Quebrar o rítmo, não se importar com o relógio, fazer coisas diferentes ou simplesmente ficar em casa de pijama o dia inteiro. Nos dias de chuva se faz bolinhos de chuva, nos dias de sol se faz pic-nick no parque. Na primeira semana fez tanto frio que eu quase nem botei o nariz para fora de casa, entretanto esta última semana de férias está com uma carinha de Primavera ... um sol quentinho, ideal para ir a parques.
É preciso parar, organizar as idéias, a casa, os armários e o próprio rítmo de vida.
Dia 17 voltarei com as energias recarregadas, cheia de idéias e novos projetos para o 2° semestre de 2009.
Um bom retorno para todos !

sábado, 1 de agosto de 2009

" Ler é transformar. " ( Paulo Freire )



De acordo com esta pesquisa: Qual será o poder de transformação do povo brasileiro ???

Movimento por um Brasil Literário ...

  • É possível transformar o Brasil em um país de leitores ?
  • O que entendemos por um país de leitores e o que esperamos dele ?
  • Como fazer para que as ações existentes de promoção da leitura possam convergir para uma atuação conjunta na construção de um país leitor ?
Estas foram as questões que orientaram o debate realizado no dia 02 de julho/2009 durante a " Festa Literária Internacional de Paraty ( FLIP ).
Neste dia, o escritor e poeta Bartolomeu Campos de Queirós leu o Manifesto por um Brasil Literário, construído a partir do anseio das instituições envolvidas em promover a leitura de livros de literatura.

Vale a pena assistir o vídeo ! O poeta e escritor Bartolomeu Campos de Queirós faz uma profunda e bela reflexão sobre o ato de ler.