sexta-feira, 1 de agosto de 2008
quarta-feira, 23 de julho de 2008
Educação Ambiental ...

Luís Carlos de Menezes ( Físico e Educador - Universidade de São Paulo ), pensa que a consciência social e a ambiental são inseparáveis e que ambas se formam na escola.
Fonte: Revista Nova Escola - Junho/2008.
segunda-feira, 21 de julho de 2008
Estudos Sociais ...
Projeto: Como eu vejo o mundo !
Realizado por alunos da turma 31 - 3ª série - Escola Estadual de Ensino Fundamental ROQUE CALLAGE
" A socialização da criança = a construção da noção da vida em sociedade é o objetivo maior do trabalho em Estudos Sociais . "
domingo, 20 de julho de 2008
Representação do Mundo pelas Ciências Naturais A ( Módulo 2 - Ciclos da Natureza )
sábado, 19 de julho de 2008
quinta-feira, 17 de julho de 2008
Projeto: Ninguém é igual a ninguém ...
Trabalhos realizados com base no livro " Ninguém é igual a ninguém ! " de Regina Otero e Regina Renno; Pela turma 31 - 3ª série - Escola Estadual de Ensino Fundamntal ROQUE CALLAGE - Profª. Kátia Diehl.
segunda-feira, 14 de julho de 2008
sábado, 12 de julho de 2008
Aula Presencial de 09/07/08 - Minha Apresentação ...uma síntese do Semestre :
domingo, 6 de julho de 2008
Treinando a arte de ser mediadora ...
Iniciei a aula passando um saquinho com tirinhas de papel bem dobradinhas e em cada uma delas havia esta pergunta : Como você acha que a nuvem se formou no céu ?
A grande maioria afirmou que a água subia até o céu e depois descia na forma de chuva, mas não sabiam dizer como isto acontece.
Então os convidei para fazerem uma experiência bem simples, com o seguinte material:
- Uma jarra ou pote transparente;
- Uma resistência elétrica, dessas usadas para aquecer água de chimarrão;
- Uma tampa de metal - de uma pequena panela, ou mesmo uma lata de achocolatado;
- Água;
Etapas da experiência: ( a ) Aquecemos a água até chegar ao ponto de ebulição.
( b ) Colocamos a lata em cima da jarra com água quente, sobre o vapor e observamos que esta ficou cheia de gotas de água. Daí eu questionei ?
- De onde veio esta água ?
Alguns arriscaram: - Veio daquela fumacinha !
- Mas para existir fumaça não é preciso existir fogo ?
- Sim, mas .... é uma fumacinha diferente ....
- Por quê ?
Constatei que o objetivo de desequilibrar crenças havia sido atingido e dei para a turma duas hipóteses do que poderia ter acontecido:
( a ) Existe água no ar e algumas vezes conseguimos visualizar isto.
( b ) A água contida na jarra ao ser aquecida se transformou naquela fumacinha branca. A fumacinha branca ao tocar no metal se transformou em água no estado líquido novamente.
Todos optaram pela alternativa ( b).
Logo após falei sobre os três estados da água ( sólido, líquido e gasoso ) e também mostrei o ciclo da água na natureza ( vaporização, liquefação, fusão e solidificação ).
Gostei dos resultados obtidos, a aula se manteve num clima tranqüilo, todos ficaram curiosos e prometeram observar as panelas no fogão da cozinha de suas casas.
Estou exercitando a prática de desestruturar crenças e assim ensinar aos a capacidade de observar o mundo e criar hipóteses.
sábado, 5 de julho de 2008
Essência ...

Com o tempo, os conceitos mudam...os sonhos mudam...os planos mudam...a vida muda...Mas não se mudam princípios e valores...Mudei e continuo igual...Assim é o ser humano: tão coerente em suas contradições...
Jacky Correia
domingo, 29 de junho de 2008
Ufa ! Meu primeiro tutorial ...

2 - Criei o tutorial no PowerPoint e publiquei no SCRIBD - com apenas 1 upload - rapidamente;
3 - O tutorial pode ser visualizado em tela inteira ( é só clickar na parte superior, bem a direita );
5 -Este site é prático, rápido e útil.
E desta forma cocluí a meta nº 4 do meu PIE (Planejamento Individual de Estudo ).
Espero que este tutorial seja útil a todos que gostam de fazer perguntas, que são curiosos, que questionam de forma inteligente e criativa.
Posso concluir que aprendí a fazer tutoriais, mas após aprender, é necessário aperfeiçoar e, nesse ponto, o ciclo recomeça pois sempre há algo que pode ser melhorado.
sábado, 28 de junho de 2008
Plano Individual de Estudos - 4ª Meta - Enquete
sexta-feira, 27 de junho de 2008
" Projetos de Aprendizagem " - Enquete :
* Esta enquete foi elaborada baseada em questões relevantes encontradas no texto : Perguntas Inteligentes : O que é isto ? de Beatriz C. Magdalena e Iris Elisabeth Tempel Costa. - Seminário Integrador IV - PEAD/UFRGS
sexta-feira, 20 de junho de 2008
Viva São João !
Quem não gosta de festa junina ? Pular fogueira, pinhão quentinho, pipoca, quentão, rapadurinhas, muita dança, músicas animadas .... Festa Junina é tudo de bom !!!
Para entrar no clima, minha turma realizou este trabalho de colagem.
Turma : 31 - 3ª Série - Escola Estadual de Ensino Fundamental ROQUE CALLAGE
segunda-feira, 16 de junho de 2008
domingo, 15 de junho de 2008
Caça-Palavras ... no Excel ...
Caça - Palavras no Excel :
Quem não gosta de " caça-palavras " ?
Eu gosto muito e a maioria dos meus alunos também.
Ao pesquisar e assistir vários tutoriais para estudar e aprender usar o Excel, descobrí que é possível fazer " caça-palavras " com a planilha.
Criar um caça-palavras com palavras relacionadas com os conteúdos estudados em sala de aula pode se tornar uma agradável atividade de reforço, que exige concentração e que também auxilia a memorização de novos termos.
Para fazer um teste, criei este " Caça-Palavras " relacionado com os SUBSTANTIVOS COLETIVOS :
ENCONTRE AS SEGUINTES PALAVRAS NA PLANILHA ACIMA :
ÁLBUM - RETRATOS
ARQUIPÉLAGO - ILHAS
BANDA - MÚSICOS
BATALHÃO - SOLDADOS
BIBLIOTECA - LIVROS
ORQUESTRA - MÚSICOS
CORO - CANTORES
DISCOTECA - DISCOS
ELENCO - ATORES
ENXAME - ABELHAS
ALCATÉIA - LOBOS
FAUNA - ANIMAIS
MANADA - BÚFALOS
MATILHA - CÃES
MULTIDÃO - PESSOAS
CARDUME - PEIXES
PELOTÃO - SOLDADOS
PLATÉIA - ASSISTENTES
TROPA - SOLDADOS
TURMA - AMIGOS
NINHADA - FILHOTES DE AVES