segunda-feira, 30 de julho de 2007

A criança nos dias de hoje ...

Agora em agosto vou participar de um curso de capacitação terapéutica, que será realizado pelo grupo Dr. Outeiral. E resolví pesquisar na Internet sobre este grupo e encontrei este texto :


O texto é muito bom. E também está relacionado com nossos estudos deste semestre. Inicialmente fala sobre o capitalismo que " fabricou " uma criança que se torna a cada dia mais consumista, mas também nos mostra que o exacerbado consumismo infantil é produto do exacerbado consumismo dos pais. O autor faz uma análise histórica do papel da criança na família, desde a sociedade européia medieval, nesta sociedade a criança não era retratada. Este fato, para Philippe Áries, significa que a criança ainda não tinha um espaço definido na sociedade eram adultos em miniatura.
Com o surgimento da instituição Escola ( século XV ) , a criança passou a ter responsabilidades e deixou de ser um “ser cômico e gentil, com o qual as pessoas se distraíam com afeição” ! ( Áries, 1973 ) . O texto fala da migração do foco da família patriarcal para a criaança.

Abordando diversos assuntos como :
" O que não muda na infância ocidental " , citando psicólogos como o suíço Jean Piaget e o austríaco Sigmund Freud.
- Como a mídia estrutura o marketing infantil;
- Ídolos que marcaram gerações como Xuxa e Sandy&Jr;
- Mensagens dos desenhos e filmes infantis;

Enfim o texto é muito interessante, e também tem haver com a enquete deste blog , convido a todos a ler o texto e votar.

Obrigada pela participação !!!


Neste endereço encontramos informações sobre o curso.

3 comentários:

Simone disse...

Olá Katia!!! Adorei tua visita no meu blog! Já respondi tua enquete, visitei o blog da tua escola e deixei um recadinho lá! Aproveita o curso do Outeiral, acredito que vai ser bem interessante.
Um abraço, Simone

biapedag.blogspot.com disse...

Oi, Kátia! Mosqueteira querida... um beijo no teu saudoso coração. Li tuas postagens e percebi como estás te sentindo... Beijos encharcados de carinho.
Quanto ao silêncio...talvez esse esteja sendo o exercício mais difícil para mim. Apenas observar e esperar... mas me propus a isso pois sei que é necessário eu "me acalmar um pouco":sei o quão cortantes podem ser as palavras escritas. Mas não vou me eximir...meu prazo de silêncio vai terminar antes do que eu desejava. Breve. Obrigada pelo carinho. Estou rodando beeeeeem devagarinho...lá no Jardim Planalto. rs

Iris disse...

Kátia, querida

Feliz fiquei eu ao ver que tua idéia está dando bons frutos.
Abra@os, Iris