domingo, 9 de dezembro de 2007

Novas ações na sala de aula ...( 2 )



Sou professora de uma turma de Educação Infantil – Jardim Nível B – na Escola Estadual de Ensino Fundamental Roque Callage. Os alunos têm entre 5 e 6 anos, nestas idades o real se confunde com o imaginário, e pode-se ver como é bela e incansável a imaginação infantil.
É a fase do jogo simbólico, é quando brincar se faz necessário e vital para compreender e se relacionar com o meio, para dominar e aliviar angústias, para sonhar, criar e recriar a realidade e assim se desenvolver psico-socialmente. Na Educação Infantil se trabalha muito o esquema corporal, a percepção do próprio corpo e do corpo do colega, nossa sala tem espelho, roupas diversas, fantasias, colares, pulseiras e outros acessórios que todos gostam de usar e brincar de “ Faz de conta que agora eu sou ... “; tudo é sonho, tudo é simbolismo.


Neste semestre com a interdisciplina TEATRO E EDUCAÇÃO com o professor Gilberto Icle, realizamos um significativo estudo sobre o teatro, as " Formas de Abordagem Dramática na Educação ", que são as seguintes :



  • Método Dramático

  • Teatro Criativo

  • Movimento Criativo

  • Teatro Escolar

  • Jogo Dramático

  • Jogos Teatrais


Fazer e brincar de teatro em sala de aula é muito bom e importante, porque através desta prática :

  • Incentiva-se a criação e observação;

  • Possibilita-se variados meios de expressão;

  • Liberta-se sentimentos;

  • Desenvolve-se hábitos, atitudes e habilidades;

  • Desenvolve-se maneira reflexiva de pensar;

  • Amplia-se conceitos levando a generalizações;

  • Desenvolve-se a criatividade e oralidade;


Um dos trabalhos da Interdisciplina Teatro e Educação foi a criação de um inventário relatando uma prática de teatro com os alunos, escolhí e apliquei a técnica " TEATRO DE MÃOS ", que é muito lúdica e criativa, os alunos adoraram.



Teatro Criativo - parte da idéia de que a atividade teatral deve ser considerada uma disciplina. Tem como base o jogo dramático. “O jogo dramático se caracteriza pela livre expressão, por um discurso espontâneo que é cada vez mais desenvolvido pela improvisação e interpretação. A cada faixa etária há um tipo de jogo e quanto mais velha a criança mais condições ela tem de compreender a linguagem teatral.”

Nesta proposta foi utilizada a técnica “ Bonequinhos de mão “.
Foi criado um palco, com cadeiras cobertas com TNT, os atores se escondiam atrás das cadeiras, para aparecer apenas os personagens da história.

Foi dado um tema : “ Gatinho doente “.

A partir do tema foi criado um diálogo entre os personagens, uma menina escolheu ser a gatinha doente, que seria a Hello Kitty.
Começaram a história com .... “ Era uma vez uma gatinha que morava na floresta, e um dia ficou muito doente, cada um deu uma sugestão de doença, sarampo, dor de cabeça, dor na barriga ... e da mesma forma todos tentaram dar conselhos e soluções para a doença da gatinha.
Apareceu um monstro amarelo e azul que lançou um feitiço que deixou a gatinha doente, mas veio outro bruxo e curou a gatinha.
Os alunos criaram coletivamente a história e conforme o contexto eu fiz algumas indagações como :
- O que sentimos quando estamos doentes ?
- O que gostamos de receber das pessoas quando estamos doentes em casa ou no hospital ?
- O que devemos fazer para evitar doenças ?
- Eu posso entrar correndo e gritando dentro de um hospital ?
- O remédio que a gatinha precisava tomar era muito ruim. O que ela fez ?
- Quem vai fazer um desenho bem bonito para dar de presente para a gatinha e deixá-la mais feliz ?
- Quando o monstro apareceu ... ela sentiu medo ?
- A gatinha tem medo ?

Desta forma foi possível trabalhar conteúdos de higiene e cuidados com o corpo, boas maneiras e também valores como amizade, solidariedade, dedicação e respeito.

Os bonecos nesta vivência foram desenhados pela professora com canetinhas, nas mãos das crianças, mas com crianças maiores, um colega pode pintar na mão do outro.

É muito bom e prazeroso fazer teatro em sala de aula, em todas as séries e níveis ( Fundamental e Médio ).

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