domingo, 9 de dezembro de 2007

Novas formas de interação e socialização ...




Durante os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro/2007 eu juntamente com as colegas Bia Guterres e Chaine, participamos do processo de seleção de novos contadores de histórias da Associação Viva e Deixe Viver.
A seleção foi realizada por uma série de palestras, estudos e práticas.
Para ser voluntário devemos ter sempre em mente os 3 Cs :
  1. Consciência

  2. Comprometimento

  3. Constância

E desta forma cumprimos a seguinte agenda :

22/09 - Sensibilização - Equipe Viva e Deixe Viver

01/10 - Mestre do Tempo

08/10 - Pensamento Positivo - Organização Brahma Kumaris

15/10 - O que é ser voluntário

22/10 - Ambientação Hospitalar - Controle de infecções e Serviço de Psicologia

29/10 - A arte da contação de histórias para crianças hospitalizadas

05/11 - Aprendendo a perder - Equipe de Psicologia

Todo mês de novembro - Vivência Prática - Voluntários Viva .

07/12 - Formatura

Durante o mês de novembro participamos das aulas práticas, conhecemos o Hospital da Criança Santo Antonio e visitamos alguns quarto para contar histórias.

Fiquei emocionada e impressionada com a mágica da contação de histórias. Como professora conto histórias para os alunos e também para a Bruna minha filha e sei que todos gostam muito de ouvir e sonhar com as histórias. Entretanto, no hospital o efeito tranqüilizante e lúdico da contação fica mais evidente. Não sei se é devido ao ambiente ou a notória fragilidade das crianças, mas o resultado é imediato.

No meu primeiro dia de prática, quando eu estava passando pelo corredor do Hospital, encontrei um menino de 5 anos, que estava acompanhado pela mãe que tentava caminhar um pouco com ele para exercitar as pernas. Ele estava chorando e muito aflito . Perguntei se ele gostaria de ouvir histórias e ele disse que sim. Então fomos até o quarto, ele deitou na cama, lhe mostrei os livros que eu tinha e perguntei qual ele gostaria de ouvir. Ele escolheu uma histórinha do Cliffort, " o gigante cão vermelho " - e a medida que eu ia contando a história , ele foi se acalmando, se acalmando e pediu para ouvir + 1 história, mais outra e assim na 3ª história percebí que o sono estava chegando ... e assim me despedí do pequeno ouvinte.

É muito bom poder ajudar e transformar o ambiente por onde se passa, não só com este menino, mas nos outros quartos também foi possível perceber o quanto estas crianças precisam de alguns minutos mágicos, onde a doença e a dor cedem lugar para o sonho, para o riso e para a esperança de viver dias felizes.

Um belo trabalho social com crianças ( Vídeo )

E como a vida é inteligente e tudo nela está conectado e interagindo entre si, neste semestre no curso de Pedagogia a distância - PEAD/UFRGS, tivemos a interdisciplina de Literatura Infanto-Juvenil, com a professora Suyan.

Uma das atividades foi justamente apresentar uma " Contação de História ". Foi muito bom realizar esta tarefa. Inicialmente criamos o grupo ( Bia Guterres, Chaine, Kátia, Luciana Betat, Luciene Sobotyk, Magali, Maria Gabriela e Selva.

Nosso primeiro encontro foi num sábado a tarde na praça Chiga, lá fizemos uma tarde de contação de histórias, todas trouxeram sugestões e por unânimidade a história " O GRÚFALO ", sugerida pela colega Maria Gabriela foi escolhida para ser contada em sala de aula no PEAD.

E você não sabe o que é um " Grúfalo " ????? Não ??????

Nos encontros seguinte, confeccionamos o cenário, a nossa colega Chaine que é muito habilidosa e criativa deu uma " SUPER " mão na roda, criando as máscaras e finalmente ensaiamos e apresentamos a história ... e mais uma vez a magia da contação se fez presente, desta vez não com crianças, mas com mulheres adultas que não perderam o brilho do olhar e nem a capacidade de sonhar e vibrar com os personagens da história, principalmente com o ratinho, muuuiiiito safadinho !

Com este trabalho nossa amizade se fortificou, aprendemos muito, vivenciamos a cooperação e criação em conjunto, tudo isto que também precisamos ensinar e desenvolver em nossos alunos, porque o modelo de acumulação e competição já mostrou o quanto criou um mundo doente e carente, um mundo em que há poucos vitoriosos ... e muitos necessitados.

Vamos mudar o paradigama para a COOPERAÇÃO, vamos criar um mundo com valores :

Amor, Amizade, Caridade, Esperança, Alegria, Felicidade, Ética , Honestidade, Paz, Justiça e Solidariedade.

Por quê ser voluntário ?

A Sociedade está dividida em 3 Setores :

1 º Setor : O governo, que é responsável pelas questões sociais.

2º Setor : O privado, responsável pelas questões individuais.

3º Setor : É constituído por organizações sem fins lucrativos e não governamentais, que tem como objetivo gerar serviços de caráter público.

O 1 º Setor não está cumprindo a sua obrigação de promover o bem social, mas felizmente as pessoas estão mais conscientes de que todos devem fazer alguma coisa em favor da coletividade.

Depende de nós melhorar o mundo, e para isto não é necessário grandes atos, pequenos gestos somados fazem a diferença.

Nenhum comentário: