quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Novas ações na escola ...

Sou professora de Educação Infantil, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Roque Callage.
Em 2006 iniciei o curso de educação a distância de Pedagogia - UFRGS; confesso que no primeiro semestre foi um grande susto, conhecer e usar novas ferramentas, navegar diversas páginas e ambientes como ROODA, Wikis, Blogs, criar slides, registrar imagens ... enfim, foi e é um grande desafio a apropriação de conhecimentos digitais. E neste universo de novidades, criar um blog é a atividade que mais me atrai. Ter um espaço para registrar idéias, imagens, pensamentos, músicas, vídeos .... isto é muito bom, é como uma memória auxiliar, daqui 2, 3 ou mais anos poderei dar uma olhada e avaliar e relembrar minha trajetória de aprendizagens e crescimento durante o curso. Por gostar tanto assim de blogs descidi criar um blog para minha escola, que neste ano completou 50 anos de existência e a criação de um blog fez parte das atividades para comemorar a data. Aqui está ele :




Por quê criar um Blog Educativo para a Escola ?
  • Blog é uma das tecnologias da comunicação e informação, encontrada na Web, que motiva e envolve alunos e professores.
  • Os Blogs possuem uma linguagem simples, é fácil criar e publicar postagens.
  • Nos blogs colaborativos, todos participam e se tornam co-criadores.
  • Ver seu trabalho publicado, visitado e comentado é uma novidade educativa atraente e motivadora.
  • Neles o aluno se torna, escritor, leitor, pensador, pode comentar, avaliar as postagens, socializa informações, aprende analisar e respeitar os trabalhos dos colegas.
  • Os Blogs desenvolvem a criatividade e desperta o interesse pela pesquisa de assuntos, novas ferramentas e tecnologias ( Blogueiros estão sempre inovando seus blogs, com slides, Woki, Links, Rádio, Vídeo, Murais, Previsão do Tempo, Rastreadores, Músicas ... )
  • Blogs colaborativos criam redes de comunicação e cooperação.

Objetivos do Blog ROQUE CALLAGE :

Um espaço para informar e registrar as atividades realizadas pela escola, um lugar com textos diversos sobre educação, meio ambiente, saúde, pensamentos, meditações, músicas, poesias, poemas .... com links interessantes, com imagens .... com slides ... fotos ... muitas fotos !
Gostaria de publicar mais projetos e trabalhos dos alunos, mas há muita resistência por parte dos professores, nossa escola não possui Laboratório de Informática, mas possui um acordo com outra escola vizinha e assim todas as turmas podem freqüentar 1 vez por semana o Laboratório desta escola.
Elaborei um tutorial com imagens do Blog e explicações de como entrar no Blog, publicar textos, inserir imagens e deixar comentários, enviei juntamente com o link, endereço e senha do Blog para todos professores da escola, mas há uma certa resistência porque este mundo tecnológico não faz parte da vivência das pessoas com mais de 40 anos de idade, e o novo sempre nos assusta um pouco.
Educação, consciência e vivência digital é um trabalho lento, mas não podemos desistir, senão a era digital se tornará mais uma entre tantas formas de exclusão existentes em nosso país.
Como será o futuro da grande parcela de brasileiros que não têm acesso a Informática ? Provavelmente serão excluídos do mercado de trabalho.


Por isto fica o convite ....







segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Novas ações na sala de aula ...

BubbleShare: Share photos - Delicious Christmas Recipes.
Neste semestre na interdisciplina Ludicidade, foi criado o Fórum dos Sonhos que foi apresentado desta forma : " um espaço em que todos os sonhos são permitidos. E os melhores sonhos são aqueles que continuam quando sonhamos acordados. E este será o nosso novo desafio: sonharmos acordados sonhos possíveis e porque nao dizer, sonhos inéditos, vividos em nossa prática cotidiana pessoal e profissional. "
Concluímos que nossos sonhos são muito semelhantes, professores sonham com turmas com menos alunos, salas de aulas equipadas, modernas, amplas e adequadas . Sonhamos com mais união, diálogo, compreensão e colaboração entre os integrantes da comunidade escolar. Sonhamos com uma escola de turno integral, que ofereça atividades extra-classe para os alunos como teatro, música, esportes, reforço-escolar, lazer e muita felicidade.
E neste ano um de meus sonhos está sendo realizado. A mãe de um dos meus alunos, que é professora em arte e design, se tornou uma grande "Amiga da Escola ", a querida amiga Mariela Horianski, que se propôs a pintar a sala de aula do Jardim, para tornar esta mais alegre, mais iluminada, mais lúdica e feliz.
A Diretora concordou, comprou o material e nós duas fizemos uma parceria ... estou pintando as paredes e ela está criando desenhos e ambientes lúdicos na sala de aula.
Como dizem por aí : " Sonhar é fácil ! " Mas a contraparte do sonho requer muita dedicação e esforço ...
Por quê pintar ?
  • Porque determinadas cores nos ambientes podem nos agradar ou nos incomodar.
  • A sala estava com cores e tons escuros ( preto, marron, verde para o quadro, tijolos envernizados num tom escuro ) cores que não estavam de acordo com uma sala de Educação Infantil.
  • Pintar uma casa ou uma sala com a cor escolhida, além de trazer uma sensação de limpo e novo, pode trazer uma vibração especial para o ambiente e para quem ali habita, convive e permanece.
  • Podemos estudar e explicar o efeito das cores por várias ciências, mesmo que alternativas como a Cromoterapia e o Feng-Shui.
  • Cromoterapia : As cores como vibração energética, propagando-se em determinada frequência, produz mudanças químicas de forma sutil no ser humano, interferindo em seu metabolismo quer em nível físico ou emocional.

Concretizando o sonho :

Criamos o projeto, escolhemos as cores e tudo parecia muito fácil, mas a prática mostrou que a tarefa não era tão simples assim. A sala estava com cores muito escuras, as portas eram pretas com marrom, mudamos para cinza claro e amarelo claro ... e como é difícil clarear algo ( assim como é difícil clarear as mentes e a vida ) ... vai uma, duas, três mãos de tinta e o preto tá lá aparecendo ..., estamos trabalhando desde maio, já passamos várias tardes pintando direto das 12,00 hs às 18,00 hs e o trabalho ainda não terminou ... nosso sonho já rendeu muito cansaço e dor no corpo, mas o que importa é o resultado final. Uma sala de aula capaz de inspirar e motivar o sonho, a criatividade e alegria nas crianças que por ali passarem.

Estamos vivenciando algo semelhante na educação a distância, estamos unindo esforços, exemplificando o paradígma da cooperação, da parceria e assim transformando a realidade.
A profª. Neusa tem razão quando diz que " os melhores sonhos são aqueles que continuam quando sonhamos acordados ! "

domingo, 25 de novembro de 2007

A difícil arte de mudar ...

Ao entrar no curso de Pedagogia a distância tive a certeza de que um mundo novo se abriria a minha frente. O novo mundo da educação a distância, as novas tecnologias, as novas formas de adquirir conhecimento, as novas amizades, as novas dificuldades ... O novo ... O contexto mudou e também chegou a minha vez de mudar ... e como é lento e doloroso o processo de renovação. Gosto muito da imagem da lagarta que se recolhe em seu casulo, fica resguardada por algum tempo, passa por um processo de renovação até se transformar em uma colorida e bonita borboleta. Participar de um curso de educação a distância, trouxe várias mudanças na minha vida, mas confesso que ainda não me transformei em uma borboleta.
E se o assunto é mudança, este blog é resultado de uma nova forma de ser. Saber falar de si mesma, compartilhar sentimentos e idéias e se expor para o mundo, isto denota uma grande modificação. Sempre fui uma boa ouvinte, mas agora ando preocupada em ouvir minha própria voz. Ando preocupada com o tempo, ou melhor ... com a falta dele. Preciso lutar contra o cansaço, lutar contra as dificuldades e tentar manter a mente aberta, tranqüila e feliz. Este é um dos desafios que o PEAD trouxe : Administração de recursos, porque os recursos são escassos e o tempo é um maravilhoso recurso. Ando muito preocupada e não consigo me concentrar ... mas mudar exige esforço e dedicação.
Espero poder em breve assim como a borboleta após a metamorfose, poder alçar vôo . O vôo da renovação !

domingo, 18 de novembro de 2007

Blog " Relatos de Experiências "

Ao visitar o Blog Colaborativo Relatos de Experiência, fiquei muito feliz em poder conhecer o trabalho da professora de Informática Educacional Gládis Leal dos Santos de Joinville, SC, Brasil.
Na postagem Softwares Sociais a professora Gládis relata como tem sido a sua experiência de utilizar Blogs colaborativos com seus alunos .
Em abril de 2006 foi criado o Blog Colaborativo sobre a Copa do Mundo 2006, quatro escolas participaram deste projeto :

Caic Prof. Mariano Costa - Joinville - SC
E. M. Profª. Ada Sant' Anna - Joinville - SC
Instituto Francisco Peixoto - Cataguases - MG
Colégio Santo Antonio - MG

O blog se tornou um espaço onde os alunos publicaram descobertas, curiosidades, história da Copa, informações sobre os países participantes, seleções, mascotes, ...
Também se tornou um ponto de encontro dos alunos destas 4 escolas, que deixaram comentários, perguntas e recados. Criaram uma rede de informações tão bem estruturada e rica em conteúdos que o blog se tornou ponto de apoio para pesquisas sobre a Copa para outras escolas. Alunos de Santa Catarina e Minas Gerais compartilharam informações, pesquisas e vibraram pelo Hexa através do Blog, na fase inicial da Copa a postagem sobre " Mascotes " recebeu mais de 40 comentários, o mesmo ocorreu com outras postagem que obtiveram um número expressivo de visitas e comentários.
A função social da escrita, a comunicação e a colaboração foram entendidas e exercitadas pelos alunos, que participaram deste Blog .
Esta postagem nos mostra que novidades tecnológicas como Blogs, Wikis, Chats ... são bem aceitas pelos alunos, mas ainda há uma certa resistência por parte dos professores, mas um trabalho bem estruturado trará resultados positivos e duradouros.
A profª. Gládis também é responsável pelo Blog Palavra Aberta, neste Blog que promove o intercâmbio de idéias, professores e alunos são convidados a participar de formas diferentes como :

- Envio de textos

- Publicação de comentários por escrita ou audio

- Salas de Chat

- Fórum de Discussões

- Mural de Recados


Este blog é mais um exemplo de como a era digital está transformando e recriando a educação.


domingo, 4 de novembro de 2007