sábado, 12 de setembro de 2009

O que mudou ? Por que mudou ?

Não resisti ! Quando me deparei com esta imagem logo pensei:
- Esta vai para o Blog !
E agora só resta perguntar:
  • O que mudou ?
  • Por que mudou ?
  • Onde mudou ?
  • Quais os resultados futuros desta mudança ?
Como professora posso comprovar que as imagens retratam uma realidade vivida atualmente pelas escolas.
E também é justamente por isto que eu discordo quando dizem que " atualmente os pais estão delegando à escola a tarefa de educar os filhos "; se houvesse de fato uma transmissão de poderes, os pais não se voltariam " enfurecidos " contra a escola todas as vezes que esta tenta estabelecer limites e responsabilidades em seus filhos.

Lembrando Paulo Freire: " Ninguém nasce feito. Vamos nos fazendo aos poucos, na prática social que tomamos parte. "

Conforme a criança vai crescendo ela recebe do ambiente ( familiar, escolar e social ) em que vive informações e exemplos que moldam a sua personalidade.
A escola sozinha não tem força para mudar o caráter de uma criança.


E fica uma lembrança aos pais:
Por melhor que seja a escola ou o professor, o caráter e a personalidade são moldados pelo “ berço ” dado pela família, pelos exemplos, bons ou ruins, que a criança recebe dos pais.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, ontem a noite, quase que por acaso assisti a uma reportagem na tv, que veio de encontro as minhas atuais reflexões educacionais. O tema era o relacionamento aluno, professor e familia.Na verdade, poderia se intitular:confronto!
POr que infelizmente é o que vivenciamos. Ontem mesmo, tive uma entrevista com uma mãe que , atendendo a ligação do filho, após o término da prova, veio tirar satisfações com o professor, por ter citado que tiraria alguns pontos da prova realizada, por ele conversar durante a mesma.
Em momento algum, o aluno tentou acatar o pedido da mestre, para fazer silencio durante a avaliação. Em momento algum, a mãe se preocupou em perguntar o que o filho fez.
A meu ver, essa atitude reforça a falta de respeito pelo profissional de educação.Posso estar sendo radical? Claro, que posso. Pois tenho presenciado muito esse fato.Entretanto, acredito firmemente que possa ocorrer a inversão da situação. O professor, educador, precisa sair do sua posição de vítima, que ele mesmo introjetou e por-se no lugar de educador, seguro e consciente do seu papel na vida dos alunos.
Os pais, precisam saber que na escola, os professores devem dar continuidade a educação, mas ela deve nascer na família.