terça-feira, 26 de outubro de 2010

Retrospectiva: Novembro/2006 - 1ªs Noções de Redes Digitais ...


Período de muitas leituras, com conteúdos intensos e profundos.

Na interdisciplina Escola Cultura e Sociedade, com o enfoque temático " Construção de concepção de humano, mundo e Educação na perspectiva Weberiana ", mergulhei em leituras sobre os 3 tipos puros de dominação legítima:

  • 1° Dominação Legal : existe em virtude do estatuto, seu tipo mais puro é a dominação burocrática. A base do funcionamento técnico é a disciplina do serviço. As associações políticas modernas constituem os representantes mais eminentes deste tipo e a burocracia constitui o tipo tecnicamente mais puro da dominação legal.
  • 2° Dominação Tradicional : Seu tipo mais puro é o da dominação patriarcal. A associação dominante é o de caráter comunitário. O tipo daquele que ordena é o "senhor", e os que obedecem são "súditos", enquanto que o quadro administrativo é formado por "servidores". Obedece-se à pessoa em virtude de sua dignidade própria, santificada pela tradição: por fidelidade. Neste tipo de dominação a disposição de reconhecer igualmente o direito de cada um é um tanto elástica, pois dependerá de simpatias ou antipatias pessoais.
  • 3° Dominação carismática : Este tipo de dominação nasce em virtude de devoção afetiva à pessoa do senhor e a seus dotes sobrenaturais (carisma) e, particularmente: a faculdades mágicas, revelações ou heroísmo, poder intelectual ou de oratória. O tipo que manda é o líder. O tipo que obedece é o "apóstolo".
Os trabalhos escritos por Max Weber são deste período : 1892 – 1920; hoje estamos no moderno e tecnológico século XXI e não restam dúvidas que o mundo evoluiu MUITO, entretanto a escravidão, opressão e dominação nas suas 3 formas, ainda são encontradas em nosso contexto social, político e cultural.

Para deixar o clima das leituras mais denso ainda, foi neste primeiro semestre que analisamos e refletimos sobre as obras de Max e Engels.

As bases da filosofia de Marx :
Outra atividade que exigiu muita dedicação foi a Gincana, cujo objetivo era promover a formação de uma rede entre os alunos do Curso e assim conhecer "Quem é este outro que divide comigo este espaço ? ". Para encontrar os participantes do meu grupo ( Letra H ), visitei e deixei comentários em mais de 100 blogs ( dos colegas de Alvorada, Gravataí e Três Cachoeiras ) .

E esta experiência de visitar, conhecer e comentar blogs , realizada em 2006 me marcou muito. Hoje estou tentando passar para os meus alunos a mesma experiência, pois criei o Blog da Escola e lá registro com imagens as atividades realizadas pela comunidade escolar. Sempre incentivo os alunos a deixarem comentários. Comentar é ler, refletir, se posicionar e argumentar sobre os fatos e a vida. Fico feliz ao ler os comentários dos alunos e ver seus posicionamentos.

Analisar, registrar com imagens e textos foram práticas constantes deste curso que iniciou com um verdadeiro tratamento de choque, pois " caí de pára-quedas " num mundo com muitos textos, fóruns, blogs, PbWikis, ROODA, Skype ..., mas a prática cria o hábito e hoje já posso dizer que já domino razoavelmente bem este mundo digital. Tenho como objetivo passar para os meus alunos a idéia de viver em rede, compartilhar, cooperar e trabalhar em grupos, práticas vivenciadas por mim no PEAD.


Um comentário:

mauranunes.com disse...

Que ótimo Kátia! Ter segurança na aplicação dos conhecimento e passar isso a diante é fundamental. Sinal de transformação... Bjs, Maura - tutora do SI