domingo, 24 de outubro de 2010

Retrospectiva: Outubro / 2006


Ao reler as 17 postagens deste Outubro de 2006, é possível perceber o ritmo acelerado de atividades que este 1° Semestre de Pedagogia a distância inseriu na rotina de cada aluno(a),professor e tutor. Quanta ilusão há ao se matricular em um curso a distância, ingenuamente relacionamos distância com tranqüilidade e pouca atividade. Entretanto ocorre exatamente o oposto, em um curso regular há a presença física diária durante as aulas na maioria das vezes expositivas, recebemos também muitos textos que deverão ser retirados no Xerox e lidos e normalmente após estudar os conteúdos, realizamos provas, se os objetivos não forem atingidos é possível realizar novas provas.

No curso a distância não há a presença física, mas ficamos conectados e ligados por atividades interativas, fóruns, blogs, PbWorks , PowerPoints, leituras, lista de emails, postagens, comentários, enfim a educação a distância é capaz de " quebrar " o paradigma instrucionista.

Desde o início do curso todas nós fomos diariamente desafiadas e impulsionadas a buscar e construir o conhecimento, para isto desenvolvemos competências, buscamos a informação, mergulhamos em páginas repletas de links ( ROODA ), nos adaptamos e passamos a trabalhar e gostar de usar as TIC's e com elas nossa visão de mundo se alterou.

No Eixo 1 realizamos as seguintes interdisciplinas:



Desde o início e até hoje o Seminário Integrador tem sido o nosso Norte, é ele que nos guia, nos apóia e ajuda a crescer e a realizar as atividades propostas. Neste período estávamos envolvidas com a atividade
" Nossas Escolas ",
para apresentar ao grupo nosso local de trabalho aprendemos inserir fotos no PbWiki, digitalizar imagens, reduzir ( ResizR ), anexar arquivos, usar o Paint ..., enfim lembro que na época andava tonta com tantas informações e ficava trabalhando e lendo os textos durante a madrugada.

Minha Escola:  


http://minhaescolapeadalvorada.pbworks.com/Katia

Minha Página Pessoal: 


http://peadalvorada.pbworks.com/Katia

A interdisciplina Escola, Cultura e Sociedade, nos fez olhar e se envolver com o grupo, ao criar uma Gincana na qual a tarefa inicial era encontrar os componentes dos grupos de trabalhos que foram identificados por letras, a minha era a letra H.

http://katiadiehl.blogspot.com/2006/10/gincanaaaaaa.html#links

BLOGS: Neste período, para mim a grande novidade era sem dúvida alguma o uso e conhecimento da ferramenta BLOG. Ao criar o meu próprio Blog e ao analisar BLOGS EDUCACIONAIS, pude perceber a riqueza de recursos e utilidade destes na educação.

Citando a postagem Analisando Blogs Educacionais n° 1 – de 20 de Outubro de 2006 :

" Blog é uma das tecnologias da comunicação e informação, encontrada na Web.
Os blogs pedagógicos, envolvem os alunos. Sua linguagem facilita a publicação, não exige conhecimento tecnológico. Os blogs estão transformando o trabalho pedagógico. Neles o aluno se torna, escritor, leitor e o mais importante: pensador !
Nos blogs colaborativos, todos participam e se tornam co-criadores.
Há diferentes tipos de blogs educacionais: produção de textos, narrativas, poemas, análise de obras literárias, opinião sobre atualidades, relatórios de visitas e excursões de estudos, publicação de fotos, desenhos e vídeos produzidos por alunos. "

Mais uma transformação gerada pelo PEAD, me tornei uma Blogueira, e de quebra já criei os seguintes Blogs:


Blog da Escola Estadual Roque Callage:
 
http://roquecallage.blogspot.com/

Blog da Escola Uruguai: 




E também já passei adiante esta febre ... este é o Blog da Bruna:

http://pipoca-blogdapipoca.blogspot.com/

 

Vejam só que diferença, ela começou a escrever seu 1° Blog aos 7 anos e eu só depois dos 40, mais uma evidência de que o mundo está passando por profundas mudanças.


Um comentário:

mauranunes.com disse...

Nunca é tarde para começar!! Hoje, as crianças já nascem num outro ritmo e cultura! Bem, uma das primeiras e principais aprendizagens lá do início: saber organizar-se no estudo e conduzir de forma independente (e compartilhada, claro)suas aprendizagens! Bjs, Maura - tutora do SI