quinta-feira, 17 de julho de 2008

Projeto: Ninguém é igual a ninguém ...



Trabalhos realizados com base no livro " Ninguém é igual a ninguém ! " de Regina Otero e Regina Renno; Pela turma 31 - 3ª série - Escola Estadual de Ensino Fundamntal ROQUE CALLAGE - Profª. Kátia Diehl.

domingo, 6 de julho de 2008

Treinando a arte de ser mediadora ...

Um dos conteúdos da 3ª série ( 4º ano ) do Ensino Fundamental é a água.
Iniciei a aula passando um saquinho com tirinhas de papel bem dobradinhas e em cada uma delas havia esta pergunta : Como você acha que a nuvem se formou no céu ?
A grande maioria afirmou que a água subia até o céu e depois descia na forma de chuva, mas não sabiam dizer como isto acontece.
Então os convidei para fazerem uma experiência bem simples, com o seguinte material:
  1. Uma jarra ou pote transparente;
  2. Uma resistência elétrica, dessas usadas para aquecer água de chimarrão;
  3. Uma tampa de metal - de uma pequena panela, ou mesmo uma lata de achocolatado;
  4. Água;

Etapas da experiência: ( a ) Aquecemos a água até chegar ao ponto de ebulição.

( b ) Colocamos a lata em cima da jarra com água quente, sobre o vapor e observamos que esta ficou cheia de gotas de água. Daí eu questionei ?

- De onde veio esta água ?

Alguns arriscaram: - Veio daquela fumacinha !

- Mas para existir fumaça não é preciso existir fogo ?

- Sim, mas .... é uma fumacinha diferente ....

- Por quê ?

Constatei que o objetivo de desequilibrar crenças havia sido atingido e dei para a turma duas hipóteses do que poderia ter acontecido:

( a ) Existe água no ar e algumas vezes conseguimos visualizar isto.

( b ) A água contida na jarra ao ser aquecida se transformou naquela fumacinha branca. A fumacinha branca ao tocar no metal se transformou em água no estado líquido novamente.

Todos optaram pela alternativa ( b).

Logo após falei sobre os três estados da água ( sólido, líquido e gasoso ) e também mostrei o ciclo da água na natureza ( vaporização, liquefação, fusão e solidificação ).

Gostei dos resultados obtidos, a aula se manteve num clima tranqüilo, todos ficaram curiosos e prometeram observar as panelas no fogão da cozinha de suas casas.

Estou exercitando a prática de desestruturar crenças e assim ensinar aos a capacidade de observar o mundo e criar hipóteses.

Mudanças de estado da água ...

sábado, 5 de julho de 2008

Essência ...

Essência ...

Com o tempo, os conceitos mudam...os sonhos mudam...os planos mudam...a vida muda...Mas não se mudam princípios e valores...Mudei e continuo igual...Assim é o ser humano: tão coerente em suas contradições...

Jacky Correia

domingo, 29 de junho de 2008

Ufa ! Meu primeiro tutorial ...

Uma das atividades deste quarto semestre do Seminário Integrador IV é a criação de um plano de Estudos Individual. Este plano consiste em determinar metas de aprendizagens estabelecidas pelos alunos do curso de Pedagogia a distância, PEAD/UFRGS.

Num primeiro momento é preciso tomar consciência de uma necessidade e assim construir um roteiro para se adquirir competência nesta área, por isto gostei muito desta atividade, pois ela é coerente com nossa proposta de educadores. Se desejamos que nossos alunos se tornem cidadãos, críticos, reflexívos e autônomos, agora chegou a hora de nós professores exercitarmos nossa autonomia e criatividade na busca de novos conhecimentos e práticas.
Sendo assim uma das minhas metas foi a publicação de um tutorial sobre enquetes.
E como diz a sabedoria popular: " A prática leva a perfeição " ( ou quase lá ). E nada como a prática para se desenvolver competências, formas de agir e habilidades.
Confesso que " apanhei " ( tive algumas dificuldades ), pois fazer enquetes e publicá-las no blog, eu já sabia fazer, mas isto é bem diferente de criar um tutorial sobre elas.
Ao colocar em prática o meu conhecimento, esbarrei com problemas que não haviam sido previstos e precisei resolvê-los e é nesse ponto que a aprendizagem é efetivada.
Inicialmente optei por fazer o tutorial na forma de SLIDE-SHOW, sendo assim com o auxílio do Paint (editor de imagens) e da tecla Print Screen SysRq fui criando as imagens necessárias para o slide.
Alguns tropeços do caminho: Ao salvar as imagens abri uma nova pasta e coloquei nomes nos arquivos de acordo com a imagem, não percebí que elas seriam arquivadas por ordem alfabética e não por ordem de criação, este pequeno detalhe incomodou um pouco na hora de fazer o slide - na próxima vez vou numerá-las, isto facilita a confecção do slide.
A primeira versão deste tutorial foi criada na página www.bubbleshare.com ( editor de slides ), mas fazer o UPLOAD de 43 imagens ( dava para ir até a cozinha fazer um café e um sanduíche, voltar e ver que o upload ainda estava em execução ) associado ao problema de arquivação, fez com que eu mudasse de estratégia.
E assim saí a procura de uma solução ... há várias páginas para criação de slides como :


E ao pesquisar aqui e alí, conhecí este endereço :

Por que decidí utilizar esta ferramenta ?

1 - Ela destina-se a PUBLICAÇÃO DE DOCUMENTOS;






2 - Criei o tutorial no PowerPoint e publiquei no SCRIBD - com apenas 1 upload - rapidamente;

3 - O tutorial pode ser visualizado em tela inteira ( é só clickar na parte superior, bem a direita );



4 - Também pode ser visualizado com várias páginas;


5 -Este site é prático, rápido e útil.

E desta forma cocluí a meta nº 4 do meu PIE (Planejamento Individual de Estudo ).

Espero que este tutorial seja útil a todos que gostam de fazer perguntas, que são curiosos, que questionam de forma inteligente e criativa.

Posso concluir que aprendí a fazer tutoriais, mas após aprender, é necessário aperfeiçoar e, nesse ponto, o ciclo recomeça pois sempre há algo que pode ser melhorado.

sexta-feira, 27 de junho de 2008

" Projetos de Aprendizagem " - Enquete :


Como educador, você cria " Projetos de Aprendizagem ", por quê ?

os projetos nascem dos interesses e necessidades dos alunos.

os projetos possibilitam aos alunos construir conhecimento a partir de experiências já vivenciadas.

nos projetos os alunos focalizam a atenção nas atividades, na análise e observação.

esta atividade pedagógica possibilita a formação de alunos criativos e autônomos.

cabe ao professor o papel de mediador capaz de propor aos alunos novos pontos de vista.











* Esta enquete foi elaborada baseada em questões relevantes encontradas no texto : Perguntas Inteligentes : O que é isto ? de Beatriz C. Magdalena e Iris Elisabeth Tempel Costa. - Seminário Integrador IV - PEAD/UFRGS

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Viva São João !


Quem não gosta de festa junina ? Pular fogueira, pinhão quentinho, pipoca, quentão, rapadurinhas, muita dança, músicas animadas .... Festa Junina é tudo de bom !!!

Para entrar no clima, minha turma realizou este trabalho de colagem.

Turma : 31 - 3ª Série - Escola Estadual de Ensino Fundamental ROQUE CALLAGE

domingo, 15 de junho de 2008

Caça-Palavras ... no Excel ...


Caça - Palavras no Excel :

Quem não gosta de " caça-palavras " ?
Eu gosto muito e a maioria dos meus alunos também.
Ao pesquisar e assistir vários tutoriais para estudar e aprender usar o Excel, descobrí que é possível fazer " caça-palavras " com a planilha.
Criar um caça-palavras com palavras relacionadas com os conteúdos estudados em sala de aula pode se tornar uma agradável atividade de reforço, que exige concentração e que também auxilia a memorização de novos termos.

Para fazer um teste, criei este " Caça-Palavras " relacionado com os SUBSTANTIVOS COLETIVOS :

ENCONTRE AS SEGUINTES PALAVRAS NA PLANILHA ACIMA :

ÁLBUM - RETRATOS
ARQUIPÉLAGO - ILHAS
BANDA - MÚSICOS
BATALHÃO - SOLDADOS
BIBLIOTECA - LIVROS
ORQUESTRA - MÚSICOS
CORO - CANTORES
DISCOTECA - DISCOS
ELENCO - ATORES
ENXAME - ABELHAS
ALCATÉIA - LOBOS
FAUNA - ANIMAIS
MANADA - BÚFALOS
MATILHA - CÃES
MULTIDÃO - PESSOAS
CARDUME - PEIXES
PELOTÃO - SOLDADOS
PLATÉIA - ASSISTENTES
TROPA - SOLDADOS
TURMA - AMIGOS
NINHADA - FILHOTES DE AVES

Planilha Excel - Tutorial


Read this document on Scribd: Manual de Excel xp Portugues

Perguntas ...







Você gosta de perguntar ? Por quê ?

Sacia sua curiosidade.

Desenvolve seu intelecto.

Evita falhas causadas por má compreensão.










domingo, 4 de maio de 2008

Meio Ambiente ...

Na Interdisciplina : EDUAD 017
REPRESENTAÇÃO DO MUNDO PELAS CIÊNCIAS NATURAIS A
Com o professor José Francisco Flores, estamos descobrindo e aprendendo formas de pensar e trabalhar a EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
No módulo 2 assistimos ao vídeo " BALANCE " - que nos mostra de forma clara que atitudes individuais podem alterar o equilíbrio de um sistema e que atitudes imediatistas visando apenas resultados no presente, podem construir um futuro árido, sem saídas e sem volta.
Quem provoca o desequilíbrio ambiental ?
Os Governos, as grandes Indústrias, o Capitalismo que visa lucros e mais lucros ......
Esta responsabilidade de manter e preservar a natureza e o equilíbrio ambiental começa em cada um de nós.
PEQUENAS ATITUDES FAZEM A DIFERENÇA !
Um exemplo disto está na " COLETA DO ÓLEO DE COZINHA ".
Quem não gosta de batata frita, coxinha e pastel ? São muitas as frituras que vão à nossa mesa. Muita gente não sabe, porém, o que fazer com o óleo usado para o preparo desses pratos. O resultado é que, na maioria das vezes, esse óleo é jogado na pia, no ralo ou mesmo no lixo comum. O despejo indevido de óleo na rede de esgoto ou nos lixões contamina água, solo e facilita a ocorrência de enchentes. O cidadão consciente que pensa no EQUILÍBRIO do sistema em que vive, pode evitar que isso aconteça reutilizando o óleo, por exemplo, para fazer sabão, detergente, resina para tintas, glicerina, biodiesel e ração para animais.
Em Porto Alegre há vários locais onde se pode entregar o óleo de cozinha usado. Há pontos de coleta em toda a cidade. O óleo pode ser entregue guardado em garrafa plástica ou recipiente de vidro.
Por que participar ? Seja misturado ao lixo orgânico, seja jogado no ralo, na pia ou na privada, o óleo vai custar caro ao meio ambiente.

Postos de Coletas do óleo de cozinha em Porto Alegre - RS ...

Você sabia que ... ???
... UM LITRO DE ÓLEO, CONTAMINA CERCA DE 1 MILHÃO DE LITROS DE ÁGUA.
... Isso equivale ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos.
... Faça sua parte ! Agora só depende de cada um de nós !
- Centro Gasômetro - Av. Mauá n° 158
- República - Rua da República n° 711
- Conceição - Rua Alberto Bins, sob a elevada da Conceição
- Norte Câncio Gomes - Travessa Carmem n° 111
- Pereira Franco - Rua Pereira Franco n° 135
- Humaitá - Rua José Aluísio Filho n° 780
- IAPI - Av. Assis Brasil nº 1715
- Silva Só - Av. Silva Só, sob a elevada Tiradentes
- Nordeste - Rua Dom Jaime de Barros Câmara n° 815
- Porto Seco - Av. Plínio Kroeff n° 752
- Car Norte - Av. Bernardino S. Amorim, esq. Pastoriza
- Sudeste Visconde - Rua Visconde do Herval n° 945
- Tenente Alpoim - Rua José L. R. Sobral n° 958
- Freitas de Castro - Rua Prof. Freitas de Castro n° 95
- Leste Lomba do Pinheiro - Estrada Afonso L. Mariante n° 4401
- Fátima - Rua Alfredo Ferreira Rodrigues n° 975
- Sul Cavalhada - Av. Otto Niemeyer n° 3206
- Ipanema - Av. Guaíba n° 2027
- Cruzeiro Niteroi - Rua Niteroi n° 19
- Cruzeiro - Av. Tronco n° 528
- Extremo Sul Restinga - Rua Rubens Torelli n° 50
- Orla Belém Novo - Rua Desembargador Melo Guimarães n° 12
- Lami - Av. Guaíba, ao lado do DMAE - Lami
- Coleta Seletiva - Av. Wenceslau Escobar n° 1980

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Plano Individual de Estudos :

Plano Individual de Estudos para o 1 º Semestre de 2008 :

Animada pela idéia de aprimorar o olhar e desenvolver a capacidade de argumentar apresentando evidências e registros, a 1ª meta de aprendizagem que me proponho atingir é :

Objetivo 1 :
• Adquirir mais informações sobre o uso e melhorar a minha capacidade de utilização de planilhas ( Exel ).
Recursos e estratégias :
• Monitorar a aprendizagem de meus alunos por tabelas e gráficos. Ter uma visão da turma e seu desenvolvimento através de gráficos e tabelas. Estes dados servirão de base e argumentação para a criação do Parecer Descritivo de cada aluno no final do trimestre ( 06/06/2008 ).
Prazo :
• Final do 1° Trimestre : 06/06/2008
Evidências :
• Auto-avaliação do meu desempenho: a meta é utilizar planilhas de forma " familiar ", de forma rotineira, sem dificuldades, criar o hábito de análisar e registrar os fatos por gráficos. Registro dos novos recursos utilizados ( Inserir fórmulas , gráficos, funções ... ).
Verificação :
• Disponibilizar todas as informações no Wiki e algumas no Blog.
Solicitar avaliação dos tutores e colegas.

Objetivo 2 :
• Obter conhecimento sobre uso e formas de criação de " Mapas Conceituais ", através de softwares ou através de desenhos ( com os alunos ).
• Desenvolver o hábito de criar esquemas para transmitir conteúdos e informações de forma sucinta e clara.
Recursos e estratégias :
• Apresentação de conteúdos através de " Mapas Conceituais ".
Prazo :
• Final do 1º Trimestre : 06/06/2008
Evidências :
• Registro das novas descobertas e do material pesquisado no Blog.
• Postagens de Mapas Conceituais no Blog - cada um abordando temas e conteúdos diferentes.
Verificação :
• Toda aprendizagem será publicada no Blog, com expectativa de receber comentários e subsídios para a construção dos mapas de professores, tutores e colegas.