sábado, 19 de julho de 2008
quinta-feira, 17 de julho de 2008
Projeto: Ninguém é igual a ninguém ...
Trabalhos realizados com base no livro " Ninguém é igual a ninguém ! " de Regina Otero e Regina Renno; Pela turma 31 - 3ª série - Escola Estadual de Ensino Fundamntal ROQUE CALLAGE - Profª. Kátia Diehl.
segunda-feira, 14 de julho de 2008
sábado, 12 de julho de 2008
Aula Presencial de 09/07/08 - Minha Apresentação ...uma síntese do Semestre :
domingo, 6 de julho de 2008
Treinando a arte de ser mediadora ...
Iniciei a aula passando um saquinho com tirinhas de papel bem dobradinhas e em cada uma delas havia esta pergunta : Como você acha que a nuvem se formou no céu ?
A grande maioria afirmou que a água subia até o céu e depois descia na forma de chuva, mas não sabiam dizer como isto acontece.
Então os convidei para fazerem uma experiência bem simples, com o seguinte material:
- Uma jarra ou pote transparente;
- Uma resistência elétrica, dessas usadas para aquecer água de chimarrão;
- Uma tampa de metal - de uma pequena panela, ou mesmo uma lata de achocolatado;
- Água;
Etapas da experiência: ( a ) Aquecemos a água até chegar ao ponto de ebulição.
( b ) Colocamos a lata em cima da jarra com água quente, sobre o vapor e observamos que esta ficou cheia de gotas de água. Daí eu questionei ?
- De onde veio esta água ?
Alguns arriscaram: - Veio daquela fumacinha !
- Mas para existir fumaça não é preciso existir fogo ?
- Sim, mas .... é uma fumacinha diferente ....
- Por quê ?
Constatei que o objetivo de desequilibrar crenças havia sido atingido e dei para a turma duas hipóteses do que poderia ter acontecido:
( a ) Existe água no ar e algumas vezes conseguimos visualizar isto.
( b ) A água contida na jarra ao ser aquecida se transformou naquela fumacinha branca. A fumacinha branca ao tocar no metal se transformou em água no estado líquido novamente.
Todos optaram pela alternativa ( b).
Logo após falei sobre os três estados da água ( sólido, líquido e gasoso ) e também mostrei o ciclo da água na natureza ( vaporização, liquefação, fusão e solidificação ).
Gostei dos resultados obtidos, a aula se manteve num clima tranqüilo, todos ficaram curiosos e prometeram observar as panelas no fogão da cozinha de suas casas.
Estou exercitando a prática de desestruturar crenças e assim ensinar aos a capacidade de observar o mundo e criar hipóteses.
sábado, 5 de julho de 2008
Essência ...

Com o tempo, os conceitos mudam...os sonhos mudam...os planos mudam...a vida muda...Mas não se mudam princípios e valores...Mudei e continuo igual...Assim é o ser humano: tão coerente em suas contradições...
Jacky Correia
domingo, 29 de junho de 2008
Ufa ! Meu primeiro tutorial ...

2 - Criei o tutorial no PowerPoint e publiquei no SCRIBD - com apenas 1 upload - rapidamente;
3 - O tutorial pode ser visualizado em tela inteira ( é só clickar na parte superior, bem a direita );
5 -Este site é prático, rápido e útil.
E desta forma cocluí a meta nº 4 do meu PIE (Planejamento Individual de Estudo ).
Espero que este tutorial seja útil a todos que gostam de fazer perguntas, que são curiosos, que questionam de forma inteligente e criativa.
Posso concluir que aprendí a fazer tutoriais, mas após aprender, é necessário aperfeiçoar e, nesse ponto, o ciclo recomeça pois sempre há algo que pode ser melhorado.
sábado, 28 de junho de 2008
Plano Individual de Estudos - 4ª Meta - Enquete
sexta-feira, 27 de junho de 2008
" Projetos de Aprendizagem " - Enquete :
* Esta enquete foi elaborada baseada em questões relevantes encontradas no texto : Perguntas Inteligentes : O que é isto ? de Beatriz C. Magdalena e Iris Elisabeth Tempel Costa. - Seminário Integrador IV - PEAD/UFRGS
sexta-feira, 20 de junho de 2008
Viva São João !
Quem não gosta de festa junina ? Pular fogueira, pinhão quentinho, pipoca, quentão, rapadurinhas, muita dança, músicas animadas .... Festa Junina é tudo de bom !!!
Para entrar no clima, minha turma realizou este trabalho de colagem.
Turma : 31 - 3ª Série - Escola Estadual de Ensino Fundamental ROQUE CALLAGE
segunda-feira, 16 de junho de 2008
domingo, 15 de junho de 2008
Caça-Palavras ... no Excel ...
Caça - Palavras no Excel :
Quem não gosta de " caça-palavras " ?
Eu gosto muito e a maioria dos meus alunos também.
Ao pesquisar e assistir vários tutoriais para estudar e aprender usar o Excel, descobrí que é possível fazer " caça-palavras " com a planilha.
Criar um caça-palavras com palavras relacionadas com os conteúdos estudados em sala de aula pode se tornar uma agradável atividade de reforço, que exige concentração e que também auxilia a memorização de novos termos.
Para fazer um teste, criei este " Caça-Palavras " relacionado com os SUBSTANTIVOS COLETIVOS :
ENCONTRE AS SEGUINTES PALAVRAS NA PLANILHA ACIMA :
ÁLBUM - RETRATOS
ARQUIPÉLAGO - ILHAS
BANDA - MÚSICOS
BATALHÃO - SOLDADOS
BIBLIOTECA - LIVROS
ORQUESTRA - MÚSICOS
CORO - CANTORES
DISCOTECA - DISCOS
ELENCO - ATORES
ENXAME - ABELHAS
ALCATÉIA - LOBOS
FAUNA - ANIMAIS
MANADA - BÚFALOS
MATILHA - CÃES
MULTIDÃO - PESSOAS
CARDUME - PEIXES
PELOTÃO - SOLDADOS
PLATÉIA - ASSISTENTES
TROPA - SOLDADOS
TURMA - AMIGOS
NINHADA - FILHOTES DE AVES
Planilha Excel - Tutorial
sábado, 14 de junho de 2008
quarta-feira, 21 de maio de 2008
domingo, 4 de maio de 2008
Meio Ambiente ...

REPRESENTAÇÃO DO MUNDO PELAS CIÊNCIAS NATURAIS A
Com o professor José Francisco Flores, estamos descobrindo e aprendendo formas de pensar e trabalhar a EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
Em Porto Alegre há vários locais onde se pode entregar o óleo de cozinha usado. Há pontos de coleta em toda a cidade. O óleo pode ser entregue guardado em garrafa plástica ou recipiente de vidro.
Postos de Coletas do óleo de cozinha em Porto Alegre - RS ...

- República - Rua da República n° 711
- Conceição - Rua Alberto Bins, sob a elevada da Conceição
- Norte Câncio Gomes - Travessa Carmem n° 111
- Pereira Franco - Rua Pereira Franco n° 135
- Humaitá - Rua José Aluísio Filho n° 780
- IAPI - Av. Assis Brasil nº 1715
- Silva Só - Av. Silva Só, sob a elevada Tiradentes
- Nordeste - Rua Dom Jaime de Barros Câmara n° 815
- Porto Seco - Av. Plínio Kroeff n° 752
- Car Norte - Av. Bernardino S. Amorim, esq. Pastoriza
- Sudeste Visconde - Rua Visconde do Herval n° 945
- Tenente Alpoim - Rua José L. R. Sobral n° 958
- Freitas de Castro - Rua Prof. Freitas de Castro n° 95
- Leste Lomba do Pinheiro - Estrada Afonso L. Mariante n° 4401
- Fátima - Rua Alfredo Ferreira Rodrigues n° 975
- Sul Cavalhada - Av. Otto Niemeyer n° 3206
- Ipanema - Av. Guaíba n° 2027
- Cruzeiro Niteroi - Rua Niteroi n° 19
- Cruzeiro - Av. Tronco n° 528
- Extremo Sul Restinga - Rua Rubens Torelli n° 50
- Orla Belém Novo - Rua Desembargador Melo Guimarães n° 12
- Lami - Av. Guaíba, ao lado do DMAE - Lami
- Coleta Seletiva - Av. Wenceslau Escobar n° 1980
sexta-feira, 2 de maio de 2008
Plano Individual de Estudos :
Animada pela idéia de aprimorar o olhar e desenvolver a capacidade de argumentar apresentando evidências e registros, a 1ª meta de aprendizagem que me proponho atingir é :
Objetivo 1 :
• Adquirir mais informações sobre o uso e melhorar a minha capacidade de utilização de planilhas ( Exel ).
Recursos e estratégias :
• Monitorar a aprendizagem de meus alunos por tabelas e gráficos. Ter uma visão da turma e seu desenvolvimento através de gráficos e tabelas. Estes dados servirão de base e argumentação para a criação do Parecer Descritivo de cada aluno no final do trimestre ( 06/06/2008 ).
Prazo :
• Final do 1° Trimestre : 06/06/2008
Evidências :
• Auto-avaliação do meu desempenho: a meta é utilizar planilhas de forma " familiar ", de forma rotineira, sem dificuldades, criar o hábito de análisar e registrar os fatos por gráficos. Registro dos novos recursos utilizados ( Inserir fórmulas , gráficos, funções ... ).
Verificação :
• Disponibilizar todas as informações no Wiki e algumas no Blog.
Solicitar avaliação dos tutores e colegas.
Objetivo 2 :
• Obter conhecimento sobre uso e formas de criação de " Mapas Conceituais ", através de softwares ou através de desenhos ( com os alunos ).
• Desenvolver o hábito de criar esquemas para transmitir conteúdos e informações de forma sucinta e clara.
Recursos e estratégias :
• Apresentação de conteúdos através de " Mapas Conceituais ".
Prazo :
• Final do 1º Trimestre : 06/06/2008
Evidências :
• Registro das novas descobertas e do material pesquisado no Blog.
• Postagens de Mapas Conceituais no Blog - cada um abordando temas e conteúdos diferentes.
Verificação :
• Toda aprendizagem será publicada no Blog, com expectativa de receber comentários e subsídios para a construção dos mapas de professores, tutores e colegas.