domingo, 31 de dezembro de 2006

Ano Novo . . .

Já vem chegando

Já vem chegando o Ano Novo. Vamos espanar as teias do nosso velho baú, enchê-lo de sonhos, de esperanças, de renovados projetos.

Mario Quintana

quarta-feira, 27 de dezembro de 2006

EDUC e TECN da COMUNICAÇÃO e INF - Semana: 4


Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Licenciatura em Pedagogia a Distância
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Disciplina: Educação e Tecnologias da
Comunicação e Informação
Polo : Alvorada
Prof ª.: Sílvia Porto Meirelles Leite
Semana : 4
Aluna : Kátia Diehl


Atividade da semana :
Edição de Texto - Criar um Jornal e visitar o Webfolio de duas colegas.

1 ª Visita : Cristina Coelho.

O Jornal " Stella Maris ":
possui uma interessante variedade de notícias sobre esta Escola Municipal,
localizada em Alvorada.
Vou destacar as seguintes notícias :

- A eleição da nova Diretora, a Sra. Luciana Vitória.
- A campanha " Natal sem fome ".
- O artigo educativo : Por que chove ?
- A doação de 10 Micros para formar um laboratório de Informática,
pelo governo do Estado.
- Artigo sobre sites infantis :

www.barbie.com.br
www.iguinho.com.br
www.duende.com.br
www.guri.com

- Os eventos como o Baile de Debutantes .
- O Projeto " Oficina de Flauta ".
- Oração do Professor

A colega fez um excelente trabalho. Parabéns !


2 ª Visita : Luciana da Silva Dias

O Jornal " Hoje em Alvorada " contém os seguintes assuntos :

- Aprovação da lei nº 10. 639 - que tornam obrigatório nos estabelecimentos de ensino
fundamental e médio, o ensino sobre História e Cultura afro-brasileira. Essa lei tem
por objetivo diminuir o preconceito que infelizmente ainda existe no nosso país.
Fica decretado, então que o calendário escolar deverá incluir o dia 20 de novembro
como Dia Nacional da Consciência Negra.

- Campanha para eleição de Diretores em Escolas Municipais.

- Concurso de Robótica / Ulbra - Vencedor : Projeto Lego.

- Previsão do tempo para Alvorada.

- E para relaxar : Palavras Cruzadas.


O grupo: Luciana Coelho, Lidiane Tobino e Roselana Rodrigues, fez um lindo e criativo trabalho.
Parabéns !

EDUC e TECN da COMUNICAÇÃO e INF - Semana: 8


Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciatura em Pedagogia a Distância
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Disciplina: Educação e Tecnologias da
Comunicação e Informação
Polo : Alvorada
Prof ª.: Sílvia Porto Meirelles Leite.
Semana : 8
Aluna : Kátia Diehl

Atividade da semana : Criação de uma página para a Web e visitar as páginas de duas colegas.

1 ª Visita : Tatiana Rosmary Gomes.

A colega fez um ótimo trabalho . Seu texto sobre educação é claro e objetivo. Ratifica a idéia de

que a aprendizagem é um processo de dentro para fora de uma forma dinâmica e reconstrutiva.

Também visitei os links :

http://tathyrg.blogspot.com/2006/11/boas-coisas-da-vida.html

http://minhaescolapeadalvorada.pbwiki.com/tatiana%20G

http://novaescola.abril.com.br/index.htm?ed/164_ago03/html/falamestre

No Blog " Meu cantinho ", Tatiana postou um belo texto sobre as " Boas coisas da vida ".

Também visitei pelo pbwiki a Escola Municipal Monteiro Lobato em Alvorada.

Uma bela escola com 536 alunos do pré a 4 ª série.

Os alunos entrevistados afirmam que adoram a escola onde estudam considerando-a uma 2ª casa.

A escola participa todos os anos do Desfile Municipal de 7 de Setembro, os alunos criam

músicas para cantar no desfile. O refrão da música deste ano foi : ! O Monteiro Lobato é legal,

por isso eu vivo a cantar ! "

2 ª Visita : Maria Beatriz Lemos Dornelles.

A Bia também fez um excelente trabalho. A colega escolheu um texto de José Vicente,

presidente da Afrobras e reitor da Unipalmares. O autor sugere uma Cruzada em prol da

educação de qualidade, afirmando com toda razão que sem educação não há futuro para a nação.

Para ele a educação deve ser assim :

" Educação para combater as desigualdades, educação para respeitar as diferenças e

promover a pluralidade.

Educação para destruir o preconceito, extirpar a discriminação racial e promover

a pluralidade.

Educação cuja qualidade permita a todos se colocarem perante a vida em igualdade

de condições. "

Para validar esta idéia a colega postou a seguinte frase :

" Não existe democracia sólida sem igualdade de oportunidades. " Jorge Gerdau

Visitei também os seguintes links :

http://minhaescolapeadalvorada.pbwiki.com/beatriz

Com este link, visitamos a Escola Municipal Prof °. Gentil Viega Cardoso, localizada no

Jardim Algarve.

Esta escola oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, Curso Técnico

em Gestão de Administração e EJA. É uma grande escola com 140 professores e

20 funcionários.

http://www.cpoec.com.br/

Revista do Professor - Possui links e artigos excelentes.


É sempre bom visitar as colegas e conhecer ótimos trabalhos.




terça-feira, 26 de dezembro de 2006

Correio do Povo - 26 de Dezembro/2006



CORREIO DO POVO - PORTO ALEGRE, TERÇA - FEIRA,
26 DE DEZEMBRO DE 2006
Pedagogia à Distância abrirá vagas. Novo curso oferecido na Ufrgs, em convênio com o MEC, avalia o primeiro semestre de estudos
Rosane e Marie coordenam licenciatura para professores .

Em 15 de janeiro, os 280 alunos da turma de licenciatura em Pedagogia à Distância, da Faculdade de Educação da Ufrgs, concluem o 1º semestre de aulas. A universidade junto com o Ministério da Educação (MEC) oferecem, gratuitamente, o curso a professores que atuam em escolas públicas, sem habilitação em Pedagogia.
As coordenadoras do novo curso, Rosane Aragon de Nevado e Marie Jane Carvalho, revelam que o primeiro grande desafio foi preparar os estudantes para o uso da tecnologia digital. 'Precisávamos, inicialmente, vencer esta barreira, pois muitos não tinham bom domínio de computação. Agora, todos têm desempenho muito superior.'
Para Marie Jane, o principal avanço neste semestre foi o fato de os professores levarem os novos conhecimentos a seus alunos. 'Estes profissionais terão qualificação diferenciada, que deverá melhorar significativamente a qualidade do aprendizado dos jovens do Ensino Fundamental.'
Rosane acredita que, com a entrada de uma nova turma em 2007, será possível fazer uma avaliação mais ampla do curso. 'Cada semestre é um desafio, aprendemos muito com os alunos e também podemos ver estratégias que deram certo e as que precisam ser revisadas.' Inicialmente, o curso teria apenas ênfase em séries iniciais. Mas com a formação em Pedagogia, estes estudantes poderão atuar em diversos níveis, como Educação Infantil e Ensino de Jovens e Adultos.
O curso tem duração de 4 anos e meio, num total de 375 horas/aula por semestre, sendo que, em 20 horas, o aluno precisa comparecer na sede do curso. O estudante utiliza a Internet para acessar material, participar de debates, fóruns de discussão e seminários. Ao todo são 20 docentes da universidade, existindo um tutor para cada 20 alunos, destinado a auxiliar no decorrer dos estudos. As aulas iniciaram em agosto e os alunos são de Três Cachoeiras, Gravataí, Sapiranga, Alvorada e São Leopoldo, ou localidades próximas a estas. A universidade faz convênio com o município, que disponibiliza, entre outros recursos, local com computadores, boa conexão à Internet e material didático. Em fevereiro/2007, está previsto edital para abrir cerca de 120 vagas nesses locais.


Correio do PovoPorto Alegre - RS - Brasil

segunda-feira, 25 de dezembro de 2006

Feliz Natal !


Amor Felicidade Saúde Paz

Compreensão Luz Fraternidade


FELIZ NATAL !!!!

domingo, 24 de dezembro de 2006

Natal . . .


No seu berço de palha o Menino Jesus veio lembrar-te as pequeninas vidas que já levam no mundo a sua cruz. E o seu olhar parece que te implora: " Tu já me viste e me adoraste ... Agora só te resta fazer o que puderes pelas outras crianças desvalidas. "

Mario Quintana

quinta-feira, 21 de dezembro de 2006

Escola Estadual Roque Callage.


Há 49 anos educando com amor e dedicação ... ensinando para a vida !


Para conhecer melhor :
Click Aqui !

Chegou o Verão ...





O Verão é um senhor gordo, sentado na varanda, suando em bicas e reclamando uma cerveja bem geladinha.


Mario Quintana


domingo, 17 de dezembro de 2006

quinta-feira, 14 de dezembro de 2006

ECS 10 - WIKISTÓRIA : Ser professor / professora


Contribuição de Kátia Diehl

- Oí Léo ! Que bom que marcamos este encontro ! Estou precisando organizar as idéias ! Tenho certeza que você pode me ajudar ! Lembra do João Víctor ?- Sim, claro ! Aquele menino morador da Vila do Chocolatão, que foi seu aluno no ano passado na 3 ª série. Lembro também de todo o seu esforço para resgatar a auto-estima dele. Por ser muito agressivo os colegas estavam o isolando ... não é isto ?- Isto mesmo, daí percebí o seu talento para futebol e tocar pagode, reservei um dia da semana para aulas de músicas, na educação física passamos a jogar bola e aos poucos os colegas se encantaram com o seu talento e todos passaram a admirá-lo e respeitá-lo.- O menino não está bem agora ?- Não. Andei conversando com a professora atual dele da 4ª série. Ele está decrescendo ! A Língua Portuguêsa, não era o seu forte, mas na Matemática ele era muito bom ! Só que agora anda distante, não consegue fazer os exercícios, não lembra de como fazer cálculos que já dominava antes ! O que você acha que pode ser ???
* Quem irá continuar está história ???

quarta-feira, 13 de dezembro de 2006

ECS 10 - WIKISTÓRIAS - sala : 04

* Respondendo o comentário da colega Luciana Betat - pólo Alvorada:

É isto mesmo Luciana ! Trabalhar com alfabetização é muito bom ! É um exercício de paciência e persistência. Cada criança tem o seu próprio ritmo. Como tudo na natureza é preciso um período de maturação. Respeitar este tempo é o melhor caminho. Há toda uma expectativa em aprender a ler e escrever, os alunos os pais ... as vezes todos ficam ansiosos. É só dar tempo ao tempo que o aluno chega lá ... e aí se abre um novo mundo para ele !E ao alfabetizar não podemos esquecer de Paulo Freire :“ Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho. “

Valorizar e respeitar as vivências de cada aluno ao alfabetizar é fundamental !

terça-feira, 12 de dezembro de 2006

domingo, 10 de dezembro de 2006

ECS 10 - Minha primeira participação foi assim ...


Olá colegas !
Meu nome é Kátia Diehl, sou professora de séries iniciais de uma escola estadual de Porto Alegre. Ser professora é muito bom e gratificante. Educar traz grandes alegrias e grande também é a nossa responsabilidade. Cada aluno que passa por nós leva um pouquinho da nossa maneira de ser e pensar.E agora vamos lembrar do nosso querido Paulo Freire, tema principal desta wikistória : Educar para transformar reflete a idéia principal da pedagogia de Paulo Freire que acreditava que a Educação só realiza a sua função fundamental que é a humanização de mulheres e homens, quando se transforma em ferramenta de mudança social. Ele afirmava que nenhuma mudança profunda na sociedade acontece sem a educação. Para Paulo Freire, a educação sozinha não revoluciona a sociedade, mas ela pode transformar pessoas para se engajarem nessa tarefa.Nosso mundo está passando por uma grande crise social, econômica, de valores e de ética. Vamos aproveitar esta wikistória para pensar em como podemos ser agentes desta transformação de uma forma mais consciente e ativa.Como plantar valores em nossos alunos e deixar o planeta mais florido ???
Republiquei aqui esta postagem da wikistória, porque esta questão de educar para transformar é fundamental para todos que educam ( pais, professores, educadores ... ) e que podem plantar idéias e valores. Gerando assim uma nova sociedade.
Este modelo que educa para a competição e egoísmo, gerou esta sociedade com extremas desigualdades sociais. Chegou a hora de educar para a colaboração, para a solidariedade, para a harmonia.
Sem dúvida esta tarefa de criar uma wikistória, com a participação de todas as alunas do curso de PEAD além de ser muito interesante porque vamos nos ajudar e criar em conjunto. Também vamos nos conhecer e exercitar a colaboração.
Ainda estou com dificuldades para editar neste ambiente, mas gostei desta criativa e divertida tarefa.

ECS 9 - Link


Link para o blog colaborativo da interdisciplina Escola Cultura e Sociedade.

Pólo Alvorada

Trabalho sobre o texto : O Ensino e a Educação da Classe Trabalhadora - Karl Marx


http://www.ufrgs.br/tramse/pead/colaba/

quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

Aquarela - Animação


CLICK no link abaixo !!!


Aquarela - Toquinho e Djavan - Animação



Para assistir esta linda animação !

ECS 2


Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Licenciatura em Pedagogia a Distância
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Disciplina: Escola, Cultura e Sociedade
Pólo : Alvorada
Prof ª. : Vera Corazza
Atividade: ECS 2
Aluna: Kátia Diehl
Enfoque temático: Construção da noção de espaço-tempo institucionalizado: eu - família, eu professor ou professora, eu educadora ou educador; o outro: a escola, o bairro, a cidade, o país e o mundo.
Enfoque Temático : Construção da noção de espaço-tempo institucionalização : eu-família, eu professor ou professora, eu educadora ou educador; o outro: a escola, o bairro, a cidade, o país e o mundo.
Tema Geral : Quem sou eu, onde vivo e trabalho. Por que me tornei professora ? Tenho ousadia para ... Tenho medo de ... Quero dialogar sobre ... Postado no blog em 1° de Outubro/2006.
Tema da Atividade : A educação na rede / projetos.
Atividade : Visitar sítios e blogs.
Tridisciplina - http://www.ufrgs.br/tramse/tridi/ (blog de disciplina)
Gutierrez/su - http://www.gutierrez.pro.br/ (blog de professor)
Vamos blogar? - http://vamosblogarbr.blogspot.com/ (blog educacional colaborativo)
[zaptlogs] - http://planeta.terra.com.br/educacao/Gutierrez/blogs/zapt/ (blog de projeto)
vida de professor - http://vidadeprofesor.blogia.com/ (blog de professor, outro país, outra realidade)
Sérgio Lima - http://sergioflima.pro.br/blog/blogs/ (blog de professor)
Relatos de Experiências - http://quemfaz.blogspot.com/ (blog que relata experiências e projetos na Área da educação)
Proa Virtual RS - http://proavirtualrs.pbwiki.com/ (wiki de um curso de especialização ead)
Foi muito bom visitar estes blogs educativos. Confesso que até entrar neste curso de Pedagogia a distância, eu nem sabia o que era um blog. Agora com estas visitas descobri este maravilhoso universo, tanto para professores, quanto para alunos. Os blogs estão carregados de informações úteis e interessantes. Podemos encontrar blogs de todas as áreas, todos com lindas imagens, links, animações, muitos ensinam como se fazer blogs, fazer slides e outros recursos.
Estou adorando aprender a trabalhar com blogs e quando tiver oportunidade, pretendo ensinar este rico recurso pedagógico aos meus alunos.

quinta-feira, 30 de novembro de 2006

quarta-feira, 29 de novembro de 2006

ECS 9 - Versão Final

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Curso de graduação em Pedagogia
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Modalidade à Distância
Interdisciplinar Escola Cultura e Sociedade
Atividade 9 - Grupo letras H
Componentes do grupo: Andréia , Denise, Elizabeth, Jurema, Kátia, Ledi, Rosária, Roseane, Selva.

TEXTO VERSÃO FINAL : As teorias de Marx / Engels ultrapassaram os séculos e nos dias de hoje são visíveis a exploração da classe trabalhadora e o trabalho infantil é notícia constante nos veículos de comunicação.Marx afirma que quanto menor for o tempo de formação profissional exigido por um trabalho, menor será o custo de produção do operário e mais baixo será o valor do seu salário. Isto mostra que sem formação profissional esse sujeito não é valorizado, mesmo que este exerça bem suas funções, seu salário não será compatível com a função que desempenha, não atendendo assim as necessidades básicas de um ser humano (escola, saúde, alimentação, vestuário...).Marx diz que: ?a miséria não só ensina o homem a rezar, também ensina a pensar e atuar.? Concordamos que a necessidade leva o ser humano as vezes desistir da vida ou o impulsiona a lutar por melhores condições no mercado de trabalho, mas sem formação educacional e / ou profissional fica difícil competir no mercado de trabalho.Hoje como no século passado o ensino é diferenciado nas várias partes do país, isso implica em uma melhor formação para quem possui condições financeiras. A classe pobre, operária privada do acesso ao ensino superior daquele tempo, luta ainda hoje por igualdade. Os governantes que não viam possibilidades de um ensino superior gratuito no nosso tempo abrem as portas para mil opções de Ensino Superior, resgatando a dignidade daqueles que foram excluídos.Marx via a escola como um mercado capitalista, onde seus profissionais / mestres eram trabalhadores produtivos que não trabalhavam apenas para desenvolver a mente, mas também para enriquecer os donos de escolas, que, investiam seu capital numa fábrica de ensinar. O fato de não haver escolas suficientes e do estado não exigir que as crianças freqüentassem escola, a maioria delas bem como os trabalhadores, eram analfabetos (não sabiam ler nem escrever). A escola era somente para os que podiam pagar.Preveu Marx uma ?escola pública do futuro? que ensinaria não apenas as ciências exatas, filosofia e sociologia, mas uma escola que considerasse o homem com suas histórias pessoais, cultura, religião... Enfim, que considerasse o homem como sujeito e com isso, o jovem cidadão do futuro passaria ser ?senhor de si mesmo?.Com a aprovação da Lei da Educação Popular que garantia uma educação gratuita e atribuía ao Estado as responsabilidades pela formação de crianças, jovens e adultos em alguns países, continuaram a lutar pela educação superior para a classe menos favorecida.O cidadão Marx afirmava que é necessário modificar as condições sociais para criar um novo sistema de ensino. Este ?modificar as condições sociais de todos os homens? via a necessidade criar um órgão que fiscalizasse as escolas públicas e garantisse a todas as crianças o direito à educação e que não fossem obrigadas a exercerem trabalho infantil.Sem dúvida, Marx / Engels influenciaram nas teorias que hoje regem as leis educacionais e profissionais, mostrando que as escolas devem exercer sobre adultos, jovens e crianças o papel de ensinar a serem livres pensadores e terem liberdade de expressarem suas idéias.Essa é a nossa tarefa enquanto educadores formarmos cidadãos livres, críticos, responsáveis e conscientes de seus papéis na sociedade onde vivem. Somos responsáveis pela formação educacional e social dos cidadãos onde atuamos como profissionais da educação.Marx / Engels levantaram a seguinte questão que nos faz refletir: ?É suficiente o número de escolas??.?Se o Estado exigisse que toda criança freqüentasse a escola, de onde surgiriam as escolas para todas elas??Se esse era o pensamento no século passado, continua sendo nosso pensamento nos dias de hoje.

ECS 9 - Versão Inicial

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Curso de Graduação Pedagogia
Anos Iniciais
Grupo: H
Versão Inicial.
Texto:Ensino e Educação da classe trabalhadora.
" O homem, como máquina, se gasta e tem que ser substituído por outro homem ? (Marx) Para não perder suas oportunidades dentro do mercado de trabalho, o homem necessita aprimorar sua formação. Ainda hoje o salário é equivalente à formação que se tem,com o diferencial de que esta formação não é dificultada como antigamente.A mão de obra infantil citada no texto, em alguns locais do nosso estado ainda continua sendo explorada, não respeitando-se o Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA). Em nossas escolas vemos a mão de obra infantil não remunerada: crianças que fazem as tarefas de casa,cuidam de irmãos menores(não tendo tempo para estudar adequadamente)... tornando esse fato ainda mais vergonhoso.As autoridades ainda fecham os olhos para isto. A classe trabalhadora, hoje conta com escolas noturnas que oferecem ensino supletivo, EJA e SEJA, com excelente qualidade, possibilitando uma melhor formação para essa classe.Segundo Marx/Engels era privado o acesso dos pobres ao ensino superior. Nos dias atuais, ocorre exatamente o contrário´,pois o governo possibilita o acesso desta classe no ensino superior através do Pró ? Uni (onde se proporciona bolsa de estudos para faculdades particulares) e além disso, existe a Universidade Federal, sendo esta gratuita.