quarta-feira, 29 de novembro de 2006

ECS 9 - Versão Final

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Curso de graduação em Pedagogia
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Modalidade à Distância
Interdisciplinar Escola Cultura e Sociedade
Atividade 9 - Grupo letras H
Componentes do grupo: Andréia , Denise, Elizabeth, Jurema, Kátia, Ledi, Rosária, Roseane, Selva.

TEXTO VERSÃO FINAL : As teorias de Marx / Engels ultrapassaram os séculos e nos dias de hoje são visíveis a exploração da classe trabalhadora e o trabalho infantil é notícia constante nos veículos de comunicação.Marx afirma que quanto menor for o tempo de formação profissional exigido por um trabalho, menor será o custo de produção do operário e mais baixo será o valor do seu salário. Isto mostra que sem formação profissional esse sujeito não é valorizado, mesmo que este exerça bem suas funções, seu salário não será compatível com a função que desempenha, não atendendo assim as necessidades básicas de um ser humano (escola, saúde, alimentação, vestuário...).Marx diz que: ?a miséria não só ensina o homem a rezar, também ensina a pensar e atuar.? Concordamos que a necessidade leva o ser humano as vezes desistir da vida ou o impulsiona a lutar por melhores condições no mercado de trabalho, mas sem formação educacional e / ou profissional fica difícil competir no mercado de trabalho.Hoje como no século passado o ensino é diferenciado nas várias partes do país, isso implica em uma melhor formação para quem possui condições financeiras. A classe pobre, operária privada do acesso ao ensino superior daquele tempo, luta ainda hoje por igualdade. Os governantes que não viam possibilidades de um ensino superior gratuito no nosso tempo abrem as portas para mil opções de Ensino Superior, resgatando a dignidade daqueles que foram excluídos.Marx via a escola como um mercado capitalista, onde seus profissionais / mestres eram trabalhadores produtivos que não trabalhavam apenas para desenvolver a mente, mas também para enriquecer os donos de escolas, que, investiam seu capital numa fábrica de ensinar. O fato de não haver escolas suficientes e do estado não exigir que as crianças freqüentassem escola, a maioria delas bem como os trabalhadores, eram analfabetos (não sabiam ler nem escrever). A escola era somente para os que podiam pagar.Preveu Marx uma ?escola pública do futuro? que ensinaria não apenas as ciências exatas, filosofia e sociologia, mas uma escola que considerasse o homem com suas histórias pessoais, cultura, religião... Enfim, que considerasse o homem como sujeito e com isso, o jovem cidadão do futuro passaria ser ?senhor de si mesmo?.Com a aprovação da Lei da Educação Popular que garantia uma educação gratuita e atribuía ao Estado as responsabilidades pela formação de crianças, jovens e adultos em alguns países, continuaram a lutar pela educação superior para a classe menos favorecida.O cidadão Marx afirmava que é necessário modificar as condições sociais para criar um novo sistema de ensino. Este ?modificar as condições sociais de todos os homens? via a necessidade criar um órgão que fiscalizasse as escolas públicas e garantisse a todas as crianças o direito à educação e que não fossem obrigadas a exercerem trabalho infantil.Sem dúvida, Marx / Engels influenciaram nas teorias que hoje regem as leis educacionais e profissionais, mostrando que as escolas devem exercer sobre adultos, jovens e crianças o papel de ensinar a serem livres pensadores e terem liberdade de expressarem suas idéias.Essa é a nossa tarefa enquanto educadores formarmos cidadãos livres, críticos, responsáveis e conscientes de seus papéis na sociedade onde vivem. Somos responsáveis pela formação educacional e social dos cidadãos onde atuamos como profissionais da educação.Marx / Engels levantaram a seguinte questão que nos faz refletir: ?É suficiente o número de escolas??.?Se o Estado exigisse que toda criança freqüentasse a escola, de onde surgiriam as escolas para todas elas??Se esse era o pensamento no século passado, continua sendo nosso pensamento nos dias de hoje.

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