quinta-feira, 2 de abril de 2009

Reflexões sobre a aula presencial de 1º de Abril ...

Por quê será que o novo e o diferente nos causa tanto impacto ?
Por quê relutamos tanto em aceitar mudanças ?
Por quê nos apegamos tanto a velhos hábitos de como fazer e pensar ?
Por quê gastamos tanta energia lutando contra o novo ?
O ato de aceitar o novo, o diferente é mais leve, suave e tranquilo do que ficar fazendo força tentando evitar o inevitável.
O inevitável é a mudança a impermanência.
Tudo na vida um dia vai mudar, vai acabar.
Segundo Keynes: " No longo prazo, todos nós estaremos mortos ".
Então vamos viver com flexibilidade e abertura para o novo.
Ser flexível e tolerante não significa perder e sim ganhar, ganhar saúde física e mental.
Nesta quarta-feira participei da 1ª aula presencial da interdisciplina Educação de Pessoas com Necessidades Especiais e durante quase uma hora, fiquei observando o movimento contrário do grupo, relutando em criar um novo PbWiki. E fiquei a pensar:
  • Estamos num curso de Educação a Distância ? Sim. Sendo assim aprender e conhecer constantemente novas ferramentas não é algo mais do que natural ?
  • No mundo digital as coisas mudam num piscar de olhos, mal dá tempo de fixar o olhar e tudo já mudou.
  • Nossa proposta com Projetos de Aprendizagem não é a construção do conhecimento ?
  • Sem autonomia e mudanças não é possível haver construção.
  • Sendo assim a melhor postura é ser flexível e acompanhar os movimentos de mudança.
  • Lembrando o velho dito popular: " Se Deus te dá um limão ... Faça uma limonada ! "
  • Se o PbWiki é editado em inglês; por que não criar o hábito de usar tradutores ?
  • Quantos mais Wikis eu criar e editar hoje ... mais segurança terei para amanhã ensinar meus alunos a também trabalharem e criarem seus próprios PbWikis.
  • Mudar nos faz bem ! É positivo ! Nos renova !

" O rio atinge seus objetivos porque aprendeu a contornar obstáculos. "

Lao Tsé

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Uma noite com muito " Asé " ...




O dia 25 de março de 2009 foi uma data de muitas energias positivas e alegrias, coforme podemos ver nas fotos do slide acima.
Foi a primeira aula presencial da interdisciplina " Questões Étnico Raciais na Educação - História e Sociologia - A ".
Foi um emocionante e inesquecível encontro com as nossas ancestralidades. É bom se olhar no espelho, parar, refletir e reconhecer que somos um misto de várias vivências, de várias pessoas que passam e já passaram em nossa vida.
Com muito " Asé " iniciamos uma nova interdisciplina, que promete ser muito produtiva e especial.
" Asé ": ( Axé ) - palavra em yorubá que na sua origem significa "assim seja", mas que no Brasil recebeu o significado de força e energia positiva .
Fonte: Profª. Marilene Paré .

domingo, 22 de março de 2009

A chegada de um novo semestre ...



Na última 4ª Feira, dia 18/03/2009; iniciou um novo semestre do PEAD - Pedagogia a Distância.
E este primeiro semestre de 2009 promete ser cheio de novidades. Com muita reflexão, pesquisa, aquisição e criação de novos conhecimentos.
Interdisciplinas deste semestre:
  • Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia - II.
  • Educação de Pessoas com Necessidades de Educacionais Especiais.
  • Filosofia da Educação.
  • Questões Étnico-Raciais na Educação: Sociologia e História.
  • Seminário Integrador VI.

Já passei pelo ROODA ... já dei uma espiada na programação destas interdisciplinas e já iniciei algumas atividades. Todas são encantadoras.

O Seminário Integrador dará continuidade ao trabalho de PAs - Projetos de Aprendizagem ... Como criar um PA, como acompanhar, se apropriar e construir o conhecimento. Esta prática com PAs, para mim é importante e necessária, pois na infância recebí a tradicional educação em que o aluno não aprende a criar e questionar, apenas recebe conteúdos do professor ... é bom lembrar que concluí meu Ensino Fundamental ( antigo 1º Grau ), durante o período da Ditadura Militar. Ensinar a pensar e questionar não era nada usual naquela época. Por isto gosto muito desta interdisciplina ... é um novo paradigma que está sendo construído em minha prática de educadora e também no meu dia-a-dia. E confesso que não é fácil mudar hábitos que já estão tão arraigados em mim.

Para MUDAR é preciso os 3 Ps, que fala uma música que a Bruna gosta de cantar: PERSISTIR, PRATICAR e PARTICIPAR !

É com estes 3 Ps que pretendo passar todo o semestre, pois sei que tem muita atividade à caminho !

domingo, 28 de dezembro de 2008

A urgência de viver ...

O que você fez HOJE é muito importante,

porque você está trocando um dia de sua vida por isso.

Mas, normalmente desperdiçamos nosso tempo.

Esperamos demais para fazer o que precisa ser feito,

num mundo que só nos dá um dia de cada vez,

sem nenhuma garantia do amanhã.

Enquanto lamentamos que a vida é curta,

agimos como se tivéssemos à nossa disposição

um estoque inesgotável de tempo.

Esperamos demais...

Esperamos demais para dizer as palavras de perdão que devem ser ditas,

para pôr de lado os rancores que devem ser expulsos,

para expressar gratidão, para dar ânimo, para oferecer consolo.

Esperamos demais para sermos generosos,

deixando que a demora diminua a alegria de dar espontaneamente.

Esperamos demais para enunciar as preces que estão esperando

para atravessar nossos lábios,

para executar as tarefas que estão esperando para serem cumpridas,

para demonstrar o amor que talvez não seja mais necessário amanhã.

Esperamos demais nos bastidores quando a vida tem

um papel para desempenharmos no palco.

Deus também está esperando nós pararmos de esperar.

Esperando que comecemos a fazer agora tudo aquilo para

o qual este dia e esta vida nos foram dados.

É hora de viver...

AUTOR: Desconhecido

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Fábula da Convivência ...

Há milhões de anos atrás, durante uma era glacial, quando parte do nosso planeta esteve coberto por grandes camadas de gelo, muitos animais não resistiram ao frio intenso e morreram, indefesos, por não se adaptarem às condições.
Foi então, que uma grande manada de porcos-espinhos, numa tentativa de se proteger e sobreviver, começou a se unir, juntar-se mais e mais.

Assim, cada um podia sentir o calor do corpo do outro:

E todos juntos, bem unidos, se agasalhavam, uns nos outros, aqueciam-se mutuamente, enfrentando por mais tempo aquele frio rigoroso.

Porém, vida ingrata, os espinhos de cada um começaram a ferir os companheiros mais próximos, justamente aqueles que lhes forneciam mais calor, aquele calor vital, questão de vida ou morte.

E afastaram-se, feridos, magoados, sofridos.

Dispersaram-se, por não suportarem mais tempo os espinhos dos seus semelhantes. Doíam muito ...

Mas essa não foi a melhor solução ! Afastados, separados, logo começaram a morrer de frio, congelados.

Os que não morreram, voltaram a se aproximar, pouco a pouco, com jeito, com cuidado, de tal forma que unidos, cada qual conservava uma certa distância do outro, mínima, mas o suficiente para conviver sem magoar, sem causar danos e dores uns nos outros.

Assim, suportaram-se, resistindo à longa era glacial. Sobreviveram.


É fácil trocar palavras, difícil é interpretar os silêncios !

É fácil caminhar lado a lado, difícil é saber como se encontrar !

É fácil beijar o rosto, difícil é chegar ao coração !

É fácil apertar as mãos, difícil é reter o seu calor !


É fácil conviver com pessoas, difícil é formar uma EQUIPE !

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Pensando no grupo ( Projetos de Aprendizagens ) da Bia ...

Invista na prevenção ...

Algumas atitudes podem ajudar a evitar os efeitos negativos do estresse:

Alimente-se de forma saudável, evitando gorduras e massas em excesso.
Procure ajuda quando tiver problemas de saúde.
Tenha mais objetividade em seu dia-a-dia.
Organize o ambiente para minimizar a falta de recursos, como diminuir a escassez de material didático.
Tenha certeza de que você é capaz de enfrentar os problemas.
Identifique os fatores estressantes.
Crie oportunidades para reciclagem profissional.
Organize suas atividades por ordem de prioridade; não queira fazer tudo de uma vez só;
Tenha sempre em mente o valor social do seu trabalho, independentemente do salário;
Pratique atividades físicas prazerosas regularmente.
Saiba dizer não.
Seja mais otimista.
Reconheça seus próprios limites.
Tenha sempre momentos de lazer.

Fonte: Vera Socci. - Professora de psicologia da Universidade de Mogi das Cruzes.


terça-feira, 28 de outubro de 2008

Projetos de Aprendizagens ...

" Que implicações nas áreas cognitiva , social , afetiva e comportamental envolvem os alunos
que ingressam na 5ª série ? "

O que acontece quando os alunos chegam no 4º ano que não querem mais se expor ?

Por que ocorrem mudanças no comportamento nos alunos que ingressam na 5ª série ?

Por que as crianças gostam de matemática e a partir da 5ª série elas não gostam ?

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

domingo, 26 de outubro de 2008

Efeitos colaterais do PEAD ...

Hoje me sinto MUITO cansada. Depois de uma certa idade ficar acordada durante a madrugada na frente do computador e acordar às 6;30 para trabalhar, causa muitos efeitos colaterais como dor de cabeça, dor no corpo ( tenho a sensação de que todos os ossos do meu corpo estão doendo ) e MUITO cansaço mental.
É uma tristeza só ... com diversos textos para ler, refletir e escrever, e os neurônios em " pane " !
E o atraso com os prazos já virou rotina ...
Acho bom ir parando com tanta reclamação, se não esta postagem vai se transformar num verdadeiro " Muro das Lamentações " .

Então vamos lá ! Vou listar todas as coisas boas deste semestre:

Atualmente a atividade mais gratificante é o trabalho com Projetos de Aprendizagens. Estou participando de 2 grupos ( Comportamento Infantil e Mecânismos de Defesa ) os dois temas são bem interessantes, e a proposta de criar um projeto em GRUPO também. Este exercício de trabalhar em grupo mexe com questões cognitivas, sociais e psicológicas. Tenho refletido muito sobre tudo que tenho lido e presenciado neste semestre, e estou abismada com a incrível relação que é possível fazer dos temas dos Projetos que estou pesquisando com o que tenho visto no PEAD.

Querem ver ? Vou citar alguns exemplos:

No grupo Comportamento Infantil - Tema : Processo de Transição da 4ª para a 5ª Série - uma das questões abordadas: Mudanças. Mudar gera conflitos, que podem ser sociais ( convivência em grupo ) e conflitos interiores ( como eu vejo o mundo )

No grupo Mecânismos de Defesa, estamos estudando a Transferência.

O trabalho de Projetos de Aprendizagem está propondo uma grande mudança. Está propondo aprender a trabalhar em rede, em grupo porque o novo paradígma mundial é trabalhar em rede.

Afinal trabalhar em rede traz melhores resultados. Nosso corpo trabalha em rede, todos os órgãos trabalham unidos em cooperação visando nos manter vivos.

Sendo assim vou relembrar um trecho da postagem do dia 21 de outubro/08 : “ Se correr o bicho pega; se ficar o bicho come; mas se juntar o bicho foge ! " É a arte da integração !

Meu Deus ! Como é difícil esta arte: COOPERAR e INTEGRAR.
Ser humano é um bichinho muito difícil de entender !
Tem gente brigando por coisas que eu nem consegui entender o motivo.
Se a gente dá uma sugestão ao grupo é autoritária.
Se concorda com o grupo é imparcial e sem opinião.
Se a gente adora tecnologia e gosta de criar layouts organizados, com imagens, gifs e links é exibida e gosta de aparecer.
Se não cria nada é " malandra " quer se encostar no grupo.
Também tem muita gente utilizando o Mecânismo de Defesa de " Transferência " e passa a atribuir ao grupo ou a outras colegas atitudes suas.
Tem gente que está fazendo de conta que participa do grupo, demostrando estar preocupada apenas com a avaliação dos professores e tutores, e que na verdade não está engajada com o tema em estudo e nem um pouco preocupada em cooperar. Aparece no Wiki, mas não acrescenta nada relevante. Falta de tempo e problemas ... Quem não os têm ??? Sendo assim isto não justifica esta atitude.
Já não basta tantas atividades, leituras e criações para fazer, e ainda ter que presenciar tudo isto ?
Mas sou otimista, acredito que até 2010, o grupo estará mais engajado na atitude de COOPERAR .

sábado, 25 de outubro de 2008

Para minhas colegas do PEAD ...

Saquinho de Primeiros Socorros

Veja o que é necessário ter no seu saquinho:

Palito
Elástico
Curativo
Clips
Chá
Oração e um
Pirulito

Achou estranho ??? Então saiba a utilidade que cada um possui em sua jornada diária.

Palito: será usado pra você nunca esquecer de cutucar todas as qualidades que possui.
Elático: será usado pra você lembrar de ser flexível em algumas horas, pois, nem sempre as coisas e as pessoas serão da maneira que você quer que sejam.

Curativo: será usado para curar os ferimentos que por ventura seu coração possa ter.

Clips: será usado para juntar os sentimentos e experiências positivas que você acumulou nesta vida.

Chá: Ótimo pra relaxar e fazer uma lista de tudo de bom que você possui, de todos as bênçãos que recebe diariamente. Aproveitando também este momento para estabelecer novas metas pra sua vida.

Oração: será usada pra você lembrar que Deus é o caminho, a verdade e a vida, e o quanto é importante ser solidário com todos.

Pirulito: esse é pra você não esquecer que todos precisam de doçura, de um beijo ou um abraço diariamente. Uma dica: dê o pirulito com um abraço bem gostoso pra alguém que é muito importante em sua vida.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Amizade ...

Para minhas amigas " MOSQUETEIRAS " :

"Se branco é amor e preto é carinho, o que sinto por vocês é xadrezinho", ...

Bonitinho né ... Este poeminha só podia ser do nosso querido Mario Quintana.


terça-feira, 21 de outubro de 2008

Para refletir com muita atenção ...

Se correr o bicho pega ?

Quem de nós não conhece este dito popular ?
Quem de nós já não correu de um cão raivoso e provocado, de um ganso irritado, de um boi mais exaltado ?
Não tem muito folclore nisto não; mas sim a verdade de que se colocarmos em perigo o afeto temos que sofrer as conseqüências dos sustos. Para cada ação de agressividade e indiferença pode haver uma reação de violência e destruição.
Às vezes usamos a provocação de raiva e ódio e nos jogamos uns contra os outros. Não é melhor juntar as forças do bem ? Não é melhor unir na harmonia e na entreajuda ? Não é melhor o afago do que o chicote ? Não é melhor o colo do que expulsar do convívio ? Vamos ter mais controle dos atos ! Por isso gosto demais da ampliação do dito popular citado que um dia ouvi: “ Se correr o bicho pega; se ficar o bicho come; mas se juntar o bicho foge ! “ É a arte da integração !

Frei Vitório Mazzuco, OFM – São Paulo – SP

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Verdades da Profissão de Professor ...

Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível.
Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados.

Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonado pelo seu trabalho.

A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios.

Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.

Paulo Freire ( 1921- 1997 )
........................................................................................
15 de Outubro - Dia do Professor
........................................................................................

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

A Criança ...

Entre a inocência da infância e a compostura da maturidade há uma deliciosa criatura chamada Criança.
Embora se apresentem em tamanhos, pesos e cores sortidos, todos as crianças tem o mesmo credo: aproveitar cada segundo de cada minuto de todas as horas de todos os dias e protestar ruidosamente - o barulho é sua única arma - quando seu último minuto é decretado e os adultos os empacotam e metem na cama.
Crianças são encontrados em todas as partes: em cima de, embaixo de, dentro, subindo em, balançando-se no, correndo em volta de, pulando para.
As mães os adoram, os irmãos e irmãs mais velhos os suportam, adultos os ignoram, o céu os protege.
Uma criança é a Verdade com o rosto sujo, a Beleza com um corte no dedo, a Sabedoria com um chiclete no cabelo, a Esperança do futuro com uma rã no bolso.
Quando você está ocupado, a criança é um conversa-fiada intrometido e amolante.
Quando você deseja que ele cause boa impressão, seu cérebro vira geléia, ou ele se transforma em uma criatura sádica e selvagem empenhada em desmontar o mundo ao seu redor.
Uma criança é um híbrido: o apetite de um cavalo, a disposição de um engole-espadas, a energia de uma bomba atômica de bolso, a curiosidade de um gato, os pulmões de um ditador, a imaginação de um Julio Verne, o retraimento de uma violeta, o entusiasmo de um bombeiro - e quando se mete a fazer alguma coisa é como se tivesse cinco polegares em cada mão.
Gosta de sorvete, canivetes, serrotes, pedaços de pau, água (no seu "habitat"natural), bichos grandes, Papai, sábados, domingos e feriados, mangueiras de água.
Não é partidário de catecismo, escolas livros sem figuras, lições de música, colarinhos, barbeiros, meninas, agasalhos, adultos e "hora de dormir".
Ninguém se levanta tão cedo, nem chega tão tarde para o jantar.
Ninguém se diverte tanto com árvores, cachorros e mosquitos.
Ninguém mais é capaz de meter num único bolso um canivete enferrujado, uma maçã comida pela metade, um metro e meio de barbante, um saco de matéria plástica, duas pastilhas de chiclete, três notas de um "cruzeiro", um estilingue e um fragmento de "substância ignorada".
Uma criança é uma criatura mágica: você pode mantê-la fora de seu escritório, mas não pode expulsa-la de seu coração.
Pode pô-la para fora da sala de visitas, mas não pode tirá-la de sua mente.
Queira ou não, ela '' é seu captor, seu carcereiro, seu dono, seu patrão - um ser sarapintado, um mata-gatos, um pacote de encrencas.
Mas quando à noite você chega em casa, com suas esperanças e seus sonhos reduzidos a pedaços, ela possui a magia de soldá-los em um segundo, pronunciando duas palavras somente:

"Oi papai!"...

Alan Beck
..........................................................................................
12 de Outubro - Dia das Crianças
..........................................................................................

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa ...

No dia 29 de setembro de 2008 foi assinado o decreto que estabelece o cronograma para a vigência do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. O acordo entrará em vigor a partir de janeiro de 2009, mas as duas normas ortográficas, ( a atual e a prevista no acordo ) poderão ser usadas e aceitas como corretas nos exames escolares, vestibulares, concursos públicos e demais meios escritos até dezembro de 2012.

O Acordo Ortográfico foi assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990, para unificar o registro escrito nos oito países que falam português: Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Brasil e Portugal. A medida, segundo o MEC (Ministério da Educação), deve facilitar o processo de intercâmbio cultural e científico entre os países e ampliar a divulgação do idioma e da literatura em língua portuguesa.

domingo, 5 de outubro de 2008

Contadores de histórias ...

Hoje a tarde participei do dia de Valores realizado no Hospital da Criança Santo Antonio em Porto Alegre. É um dia especial, em que quase todos contadores se reunem para levar um pouco de alegria a todas as crianças e familiares que estão lutando muitas vezes contra doenças graves e crônicas.
Tirar um sorriso de rostinhos tão sérios e sofridos nos enche de alegria.
O nome Dia de Valores se deve ao fato de que acreditamos que só os verdadeiros valores ( AMOR, JUSTIÇA, ALEGRIA, ESPERANÇA, FÉ, AMIZADE, PAZ ) podem nos trazer felicidade e equilíbrio.
Este é o Grupo AMOR ! Brincamos e cantamos músicas infantis como: O sapo não lava o pé; Borboletinha; Fui morar numa casinha e outras clássicas que fazem parte da infância de todos nós.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Educador ...

Vida de Educador ...
Educador ...
Educa a dor da falta
A dor cognitiva
Educando a busca do conhecimento
Educador ...
Educa a dor do limite
A dor afetiva
Educando o desejo.
Educador ...
Educa a dor da frustração
A dor da perda
Educando o humano, na sua capacidade de amar.
Educador ...
Educa a dor de diferenciar-se
A dor da individuação
Educando a autonomia.
Educador ...
Educa a dor da imprevisão
A dor do incontrolável
Educando o entusiasmo da criação.

Madalena Freire

  • Que maravilha de texto ! Tão claro, tão sucinto e tão real. Quem está em sala de aula sabe muito bem o que é educar a dor ... e nossos alunos estão chegando até nós cada vez com mais dores. A dor do abandono, a dor de ser órfão com os pais vivos; a dor de não ser olhado ou tocado ...

  • A dor cognitiva ... neste caso, somos nós professores os responsáveis, quando não nos " reciclamos " e continuamos a usar técnicas e métodos tradicionais de décadas passadas.

  • Educar a capacidade de amar ... para educar é necessário amar !

  • Educar para a autonomia este é um dos nossos grandes desafios, porque é necessário preparo para buscar e construir o conhecimento por projetos colaborativos.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Para refletir ...Lindo !

Vida

'Não coma a vida com garfo e faca.
Lambuze-se!
Muita gente guarda a vida para o futuro.
Mesmo que a vida esteja na geladeira, se você não a viver,ela se deteriorará.
É por isso que tantas pessoas se sentem emboloradas na meia-idade.
Elas guardam a vida, não se entregam ao amor, ao trabalho, não ousam, não vão em frente.
Não deixe sua vida ficar muito séria, saboreie tudo o que conseguir:
as derrotas e as vitórias, a força do amanhecer e a poesia do anoitecer.
Com o tempo, você vai percebendo que para ser feliz você precisa aprender a gostar de si, a cuidar de si e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você.
O segredo é não correr atrás das borboletas ... é cuidar do Jardim para que elas venham até você.'
Mário Quintana

domingo, 21 de setembro de 2008

Dia da Árvore ...

“ Prece da Árvore “

“ Floresço na, Primavera e alegro teus olhos.
Sou a sombra que te alivia no mais quente Verão.
Te ofereço meus frutos saborosos no Outono.
Sou a brasa que te aquece no mais gélido Inverno.
Sou a cama para os teus sonhos e o berço que embala teus filhos.
Sou a mesa onde colocas o teu alimento.
Sou a porta de tua casa e o teto onde te abrigas.
Sou o papel no qual escreves tuas idéias, poesias e devaneios.
Enfim, sou o manto verde que renova o ar que respiras e que reveste o Planeta.
Escuta minha PRECE :

NÃO ME DESTRUAS . “