quarta-feira, 27 de setembro de 2006

Pense ! ...


Pensamos demasiadamente e sentimos muito pouco ...
Necessitamos mais de humildade que de máquinas.
Mais de bondade e ternura, que de inteligência.
Sem isso, a vida se tornará violenta e tudo se perderá.

Não sois máquinas ! Homens é o que sois !

c. Chaplim

A vida ...



" Só há duas maneiras de viver a vida:
A primeira é vive-la como se os milagres não existissem;
A segunda é vive-la como se tudo fosse um milagre. "

Albert Eisten

sábado, 23 de setembro de 2006

É Primavera ...


É Primavera ! Chegou a estação das flores ! Na Primavera tudo se renova - refloresce - tudo fica iluminado e colorido. A natureza nos dá uma lição, depois do frio, das sombras, sempre vem um novo começo, sempre renascemos, mais fortes e tranqüilos. E como é bom renascer !
E por falar em flores, não podemos esquecer daquela que nos mostra o caminho para ser feliz . O Girassol ! Que está sempre voltado para o Sol, sempre virado para a luz ! Podemos escolher ser como o Girassol ! Olhando e focalizando sempre o lado mais bonito, ver sempre o lado bom , das pessoas, dos acontecimentos, dos lugares e da vida. Olhar, escutar e falar só o bem ! Nós escolhemos o que queremos ver e assim escolhemos, como queremos viver ! A luz afasta a sombra, assim com a alegria afasta as doenças e preocupações. A escolha é nossa.

quinta-feira, 21 de setembro de 2006

Dia Internacional da Paz ...




Onde está a Paz ?
Sempre que escutamos a palavra PAZ, dirigimos a nossa atenção para a paz mundial, tememos confrontos militares e guerras. Agindo desta forma colocamos a paz muito distante de nós, como se ela não fosse responsabilidade nossa. O paradigma holístico nos diz : " As partes estão no todo, e o todo está nas partes ". Sendo assim, a paz mundial, é sim responsabilidade nossa. Porque existe vários tipos de paz. A paz interior, ou seja estar em paz consigo mesmo; a paz social, que é estar em paz com as outras pessoas; há a paz ambiental, ou seja estar em paz com a natureza e existe também a paz militar ou ausência de confronto armado. E esses "tipos" de paz interagem entre si. Se eu estou em paz, feliz eu trato com respeito e cordialidade o próximo, que passará adiante esta vibração de paz e harmonia. E o inverso também pode ocorrer.
Paz não é apenas a inexistência de divergências e conflitos. Paz é o esforço contínuo de manter relações onde a paciência, a amizade, o amor, o respeito e a colaboração sejam uma constante. E eu acredito que a paz do mundo é responsabilidade de cada um de nós, começa dentro de casa na família.

Dia da Árvore ...


“ Prece da Árvore “

“ Floresço na, Primavera e alegro teus olhos.
Sou a sombra que te alivia no mais quente Verão.
Te ofereço meus frutos saborosos no Outono.
Sou a brasa que te aquece no mais gélido Inverno.
Sou a cama para os teus sonhos e o berço que embala teus filhos.
Sou a mesa onde colocas o teu alimento.
Sou a porta de tua casa e o teto onde te abrigas.
Sou o papel no qual escreves tuas idéias, poesias e devaneios.
Enfim, sou o manto verde que renova o ar que respiras e que reveste o Planeta.
Escuta minha prece :

NÃO ME DESTRUAS . “
( Autor desconhecido )

Hoje a Bruna faz 5 anos !


Hoje faz 5 anos que a Bruna veio ao mundo, prematura de 6 meses, pesando 890 grs e medindo 34 cms. Foi complicado naquele dia, ver o meu nenê tão esperado e amado, lutando pela vida. Ela conseguiu !
Ficou 110 dias internada na UTI-neonatal, para ganhar peso, teve dias difíceis, porque uma UTI é muito contaminada; teve dias mais tranqüilos, mas com paciência, amor e dedicação nós conseguimos.
Eu sei que mãe é suspeita, mas hoje ela está linda ! É alegre, sapeca, canta, dança, joga na internet ( no discoverykids e iguinho ), faz arte e é FELIZ !
Quando nasce um filho, nasce uma mãe, e ser mãe é muito...muito bom !
Todos os anos neste dia eu agradeço a Deus pela vida, pela saúde ,pelo amor e principalmente pela Bruna !


Feliz Aniversário Bruna !

quarta-feira, 20 de setembro de 2006

Liberdade, Igualdade, Humanidade ...


Foi no 20 de Setembro de 1.835 que - iniciou-se a Revolução Farroupilha. O exemplo que os Farroupilhas nos deixaram foi a tradição de liberdade aos princípios democráticos. E hoje 171 anos depois, sabemos que o ideal Farroupilha de liberdade, igualdade e humanidade, ainda é um sonho.
A nossa bandeira tem origem na bandeira idealizada pelos Farrapos, onde o vermelho representava o mundo das lutas, tingido pelo sangue bravo da guerra. O amarelo-ouro simboliza o progresso material, um dos ideais da Revolução = ser independente para não ser explorado. O verde-esperança simboliza a eterna busca pela perfeição moral. A bandeira tricolor tornou-se o símbolo mais importante, empunhada com orgulho.
Como educadoras podemos incentivar nossos alunos a lutar nos dias de hoje por uma sociedade mais justa, ética e livre.

terça-feira, 19 de setembro de 2006

Saramago ...


" Para mim o mundo é uma espécie de enigma constantemente renovado. Cada vez que o olho estou sempre a ver as coisas pela primeira vez. O mundo tem muito mais para me dizer do que aquilo que sou capaz de entender. Daí que me tenha de abrir a um entendimento sem baías, de forma a que tudo caiba nele. "
José Saramago, O Jornal, Janeiro de 1983
Concordo com o pensamento deste escritor português, que estamos estudando no ROODA. Esta frase refere-se ao mundo, a vida, mas atualmente eu penso que: enigma constantemente renovado é este curso de Pedagogia a distância/UFRGS.

segunda-feira, 18 de setembro de 2006

Ditos Gauchescos ...


Ao fazer os trabalhos do curso de Pedagogia a distância/UFRGS, sempre me vêm a mente este adágio popular :

" Mais perdida que cusco em tiroteio ! "


Semana Farroupilha ...

Estamos na Semana Farroupilha e como professoras, este é o momento certo para falar do Rio Grande do Sul. Do povo gaúcho com sua sabedoria, ditos populares, causos, culinária, lendas, danças, músicas, hinos e história.
Aí vai uma sugestão de uma Lenda Gaúcha, para contar aos nossos " piás ". Lenda do João-de-barro :
" Contam os índios que, há muito tempo, numa tribo do sul do Brasil, um jovem se apaixonou por uma moça de grande beleza.
O moço, foi pedi-la em casamento. O pai dela perguntou:
- Que provas podes dar de sua força para pretender a mão da moça mais formosa da tribo?
- As provas do meu amor! - respondeu o jovem.
O velho gostou da resposta mas achou o jovem atrevido. Então disse:
- O último pretendente de minha fila falou que ficaria cinco dias em jejum e morreu no quarto dia.
- Eu digo que ficarei nove dias em jejum e não morrerei.
Toda a tribo se espantou com a coragem do jovem apaixonado. O velho ordenou que se desse início à prova.
Enrolaram o rapaz num pesado couro de anta e ficaram dia e noite vigiando para que ele não saísse nem fosse alimentado. A jovem apaixonada chorou e implorou à deusa Lua que o mantivesse vivo para seu amor. O tempo foi passando. Certa manhã, a filha pediu ao pai:- Já se passaram cinco dias. Não o deixe morrer. O pai disse:
- Ele é arrogante. Falou nas forças do amor.
E esperou até até a última hora do nono dia. Então ordenou:
- Vamos ver o que resta do arrogante Jaebé.
Quando abriram o couro da anta, Jaebé saltou ligeiro. Seu olhos brilharam, seu sorriso tinha uma luz mágica. Sua pele estava limpa e cheirava a perfume de amêndoa. Todos se espantaram. E ficaram mais espantados ainda quando o jovem, ao ver sua amada, se pôs a cantar como um pássaro enquanto seu corpo, aos poucos, se transformava num corpo de pássaro!
E exatamente naquele momento, os raios do luar tocaram a jovem apaixonada, que também se viu transformada em um pássaro.
E, então, ela saiu voando atrás de Jaebé, que a chamava para a floresta onde desapareceu para sempre. Contam os índios que foi assim que nasceu o pássaro João-de-barro.
A prova do grande amor que uniu esses dois jovens está no cuidado com que constroem sua casa e protegem os filhotes. E os homens amam o João-de-barro porque lembram da força de Jaebé, uma força que vinha do amor e foi maior que a morte.

domingo, 17 de setembro de 2006

Amor-Perfeito ou Perfeito Amor ?


" ... Tudo amar, para tudo compreender ...
... Tudo compreender, para tudo perdoar ... !

Aos meus pais ...

Hoje é 17 de Setembro. Para nós esta data marca o início de nossa família.
No dia 17 de Setembro de 1959, meus pais se casaram. E se neste último dia 27 de Julho, o meu pai não tivesse nos deixado, hoje eles iriam completar 47 anos de casados.
Quarenta e sete anos de amor, carinho e dedicação, de um para o outro.
Quero dedicar a eles todo o meu amor e respeito.
E como nesta semana eu recebí uma linda carta de uma colega muito querida e especial, eu resolvi compartilhar o seu conteúdo, com as amigas do curso de Pedagogia a distância - UFRGS.
" Querida colega !
As pessoas nunca morrem de verdade. Elas deixam seus corpos. Elas terminam sua existência física para continuar a jornada espiritual sob uma outra forma, em um outro lugar.
A coisa que chamamos morte é uma parte essencial da vida que ensina a acreditar no que não podemos ver.
A vida continua após a morte enquanto você lembrar do calor do sorriso da pessoa que partiu, da delicadeza de seu toque, do significado que trouxe 'a sua vida. A vida simplesmente muda de forma.
Continue em contato com os que ama. Envie-lhes seu amor. Use as recordações do tempo em que viveram juntos como estímulo para continuar crescendo. Suas recordações são a vitória da vida deles sobre aquilo que chamamos de morte.
As pessoas que mudaram a forma de suas vidas continuam amando e ajudando-o a crescer. Sempre influenciarão suas vidas e estarão vivos na sua memória. "
* Para ilustrar esta postagem : Amor-perfeito ou Perfeito amor ?

Fênix ...


Oi ! Pessoal ! Aqui estou novamente ... depois de uma crise de Sinusite, que se associou com uma Laringite ... eu voltei ! Agora para ficar !
Renascí das próprias cinzas !
Atrasei os trabalhos, mas agora estou colocando tudo em dia !
E para ilustrar esta postagem, escolhí uma foto do nascer do Sol.
Para lembrar as colegas do curso de Pedagogia a distância, que :

" Por mais escura que seja a noite, sempre temos a certeza de que o Sol nascerá, num novo dia ! "

E que o segredo de um bom estudo e de uma boa pescaria são duas virtudes : Persistência e paciência.

terça-feira, 5 de setembro de 2006

E Setembro chegou ...




Oi Pessoal ! Setembro chegou e eu estou adorando participar deste curso de Pedagogia 'a distância da UFRGS. É verdade que tenho tido dificuldades para realizar as tarefas. É a primeira vez que eu tenho um BLOG e um pbwiki, mas com paciência e dedicação estou realizando as tarefas propostas. Gostei muito da trilha e do site de dicas da UOL. Ele têm muita coisa interessante: artigos, vídeos, atividades, jogos educativos para baixar e usar com as crianças.
Desejo um início de semana iluminado para todas !
E para as colegas que também estão tendo dificuldades, deixo a lembrança deste provérbio Chinês:

" Uma caminhada de mil quilômetros, começa com o primeiro passo. "