quarta-feira, 25 de julho de 2007

Para refletir ...


Tem uma história que gosto muito, pois ela nos faz pensar e refletir sobre relacionamentos. E como é complicado viver em sociedade ! Falamos e não somos escutados, ou pior somos mal entendidos ! Viver em harmonia é uma arte ! Por isto estou postando o texto abaixo que acho muito interessante ! Vamos cuidar de nossas cercas !!!

Era uma vez um garoto que tinha um temperamento muito ruim.
O pai desse garoto lhe deu um saco com pregos e lhe disse que toda a
vez que ele perdesse sua paciência, ele deveria martelar estes pregos atrás da cerca.
No primeiro dia o garoto enfiou 37 pregos na cerca. Em algumas semanas, de acordo como ia aprendendo a controlar seu temperamento, o número de pregos martelados por dia reduziu gradativamente. Ele descobriu que era mais fácil controlar seu temperamento do que martelar todos aqueles pregos na cerca... Finalmente chegou o dia em que o garoto não perdeu sua paciência.
Então ele chegou e disse aquilo ao seu pai, que sugeriu que ele retirasse um prego a cada dia que ele conseguisse controlar seu temperamento. Finalmente chegou o dia em que o garoto havia retirado todos os pregos da cerca. Então seu pai segurou sua mão e levou-o até a cerca.
Seu pai disse: ¨ Você foi muito bem meu filho, mas olhe os buracos na cerca. A cerca jamais será a mesma. Quando você diz coisas com raiva, estas coisas deixam cicatrizes exatamente como estas. Você pode enfiar uma faca em um homem e retirar ? Não vai importar quantas vezes você peça desculpas, o buraco vai estar lá do mesmo jeito.
Um ferimento verbal é tão ruim quanto um físico.
Amigos são jóias muitíssimo raras. Eles fazem você sorrir e lhe dão apoio para que você tenha sucesso. Eles emprestam um ouvido, eles lhe elogiam e tem o coração sempre aberto para você ! ¨

2 comentários:

Daiane Grassi disse...

Olá Kátia querida,

Como sempre, entrar em teu blog é ter uma aula "de vida".

A mensagem realmente é muito linda e muito nos faz refletir. Questões do tipo: não faça para o outro o que não queres para ti... Ou questões do tipo: será que esta é a melhor forma para se resolver isso? OU simplesmente se perguntar "para que"? Poderiam colaborar muito para uma relação mais harmoniosa entre professor e aluno, aluno e comunidade, não é mesmo?!

De que forma poderíamos disseminar esta reflexão (ou ensinamento) para nossa comunidade escolar? Distribuindo esta mensagem? Nos mostrando cidadãos flexíveis? Dando o devido exemplo? Vamos pensar sobre isso? Aguardo um retorno seu, pois esta tua reflexão é muito pertinente! Parabéns!

Daiane

Kátia Diehl. disse...

Olá Daiane ! Quando trabalhei com 3ª série, sempre fiz atividades utilizando este texto, fazendo teatro, interpretações, até já o utilizei em provas. Na educação infantil, nas situações de conflito, conversar, analisar, fazer um se colocar no lugar do outro, ajuda. Mas, o exemplo de tolerância, flexibilidade, respeito e carinho, sempre tem o melhor resultado.
Abraços !