segunda-feira, 11 de agosto de 2008

1ª Atividade a distância - 2008/2 - SI V


A primeira atividade a distância deste semestre consiste em criar uma tabela destinada ao gerenciamento do meu tempo. Com base nos dados desta tabela foram criados gráficos que deram uma clara noção desta distribuição.
Para mim esta atividade " caiu como uma luva ". Porque tive " enormes " problemas no semestre anterior justamente com a alocação e organização das atividades dentro dos prazos solicitados.


Para criar a tabela parei e pensei no meu dia-a-dia, e esta pausa para reflexão me ajudou a visualizar minha rotina. Sabemos que nenhuma rotina é tão rígida e organizada como uma tabela, nossas rotinas são flexíveis, mas a flexibilidade que de fato é uma importante aliada na resolução de nossos problemas, também pode nos trazer outros tantos problemas quando se torna um hábito.


E foi justamente isto que aconteceu no semestre anterior, tudo se tornou tão flexível que perdí o rumo e logo, logo o efeito " Bola de Neve" se instalou, pequenos atrasos levaram a outros e assim a " Bola " foi se agigantando.


É neste momento que ter uma tabela ajuda muito. A tabela traz disciplina, ela sinaliza que naquele horário que destinamos ao estudo é nosso dever estar na frente do micro realizando as atividades.


Um curso de graduação exige muita dedicação por um longo período = 9 semestres.


Mas a vida de cada um é semelhante a um prisma com várias faces = família, vida profissional, vida pessoal, emocional, tem o corpo físico que muitas vezes adoece por somatizar estresse, cansaço e desânimo ... Uma das coisas que mais senti no semestre passado foi cansaço mental e falta de concentração, parecia que os neurônios não queriam trabalhar, lia e relia os textos e não conseguia me organizar ... me afoguei em preocupações e medos ... E como administrar tudo isto sem prejudicar nenhum deste " setores " da vida ?


Ao pensar nisto me veio à mente a imagem daquele " Homem dos pratos " que encontramos em apresentações de circo ( na tv ) ... Ao girar uma série de pratos ele os mantém equilibrados em suportes. E assim ele fica correndo de um lado para o outro, sempre atento ao giro dos pratos e ao ver que algum está perdendo a força, corre até lá e o impulsiona novamente.


Quatro anos e meio é muito tempo para viver como o " Homem dos pratos ".


Tem o prato da família, o prato profissão, o prato da saúde, o prato das emoções, o prato PEAD, o prato da vida pessoal ... são pratos essenciais e vitais.


Por isto é necessário ter uma rotina, ter disciplina e dedicação, para não quebrar nenhum destes pratos.


Meu pai sempre me dizia: " In medio stat virtus " = A virtude está no meio.


E foi pensando nisto que reservei em minha tabela os domingos para a vida familiar. Já passei muitos domingos e muitas madrugadas trabalhando no PEAD e já fui muitas vezes aquela " demancha-prazeres " que não quer sair com a família num lindo domingo de sol.


Por isto, como diz o Roberto Carlos :


Pretendo me dedicar aos estudos durante toda a semana e assim ter um semestre " sem atucanações ".


Homem dos Pratos:

4 comentários:

MARION disse...

Oi Katia!
Realmente é um prazer ter amigas como você.
Bom início de semestre.
Bjs Marion.

Luciana Betat disse...

Oi Kátia fico muito feliz em te ver com tanto ânimo e determinação para esse início de semestre,é isso aí.
Precisamos de ti no Pead e com o grupo das mosqueteiras.
Um ótimo semestre para ti .
Bjs

Luciene Sobotyk disse...

Xerife é?Ai.ai,ai,ai.... :) Beijos,Lú

biapedag.blogspot.com disse...

Kátia! Uma das coisas mais legais é que continuamos (Mosqueteiras e Cia) juntas! E vamos até 2010!!! rs
Beijocas