quarta-feira, 6 de agosto de 2008

A Hora do Contador ...

Ontem ( 05/08/2008 ) participei da " Hora do Contador " encontro mensal promovido pela " Associação Viva e Deixe Viver " de Porto Alegre, que tem por finalidade a interação entre os contadores, nestes encontros trocamos idéias, experiências, tiramos dúvidas e damos sugestões.
Foi muito bom participar deste encontro que no primeiro momento teve o " Sarau de Contação de Histórias ", durante o qual os voluntário inscritos contaram uma história utilizando um formato de apresentação criativamente diferente, como por exemplo: fantoches, marionetes, dedoches, bonecos de cartolina, máscaras, fantasia, personagens fixados em jaleco, sombras chinesas, música, poema ou outro formato diferente.
Logo após o Sarau, assistimos a primeira entrevista do DVD " O Poder do Mito " que é um documento histórico, composto por seis entrevistas de aproximadamente uma hora de duração, durante as quais Joseph Campbell (1904-1987), consagrado professor, escritor e especialista de mitologia, fala ao jornalista Bill Moyers sobre a importância dos mitos presentes nas histórias contadas desde o início da civilização humana.
Nesta primeira entrevista, Campbell fala sobre a saga do herói. Muito antes dos cavaleiros medievais se encarregarem de enfrentar dragões, os contos de aventuras heróicas já faziam parte da cultura de diversas civilizações. Assim, o mitólogo nos desafia a identificar a presença da jornada heróica em nossas vidas.
O vídeo é maravilhoso e nos faz refletir sobre a vida, sobre nossos atos de heroísmo e sobre a condição heróica do ser humano. Nascer, sair do ventre materno, se desenvolver, crescer, ser criança, aprender e compreender o mundo e ter uma infância de aproximadamnte 14 anos.
Até que em determinado momento a criança deverá assumir a responsabilidade pela sua vida, e de uma certa forma haverá a morte desta criança para que esta entre para o mundo dos adultos. Viver todas estas transformações é uma aventura heróica.
E quantos dragões enfrentamos durante esta saga que é a vida.
E pensar que a grande maioria dos dragões estão dentro de nós, são as nossas convicções, o nosso ego e necessidades que criam barreiras e turvam a nossa visão e comprensão da vida.
É muito bom parar e refletir sobre estes assuntos.
A Hora do Contador de ontem foi um feliz momento que compartilhei com os voluntários do Viva e Deixe Viver.

Nenhum comentário: