quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Gestão da Educação ( 1 )

A interdisciplina EDUAD 022 - Organização e Gestão da Educação - iniciou o semestre com o texto " Políticas Públicas e Gestão da Educação em tempos de Redefinição do Papel do Estado " de Vera Maria Vidal Peroni/UFRGS, e assim foi possível fazer uma reflexão sobre :

  • Democracia;
  • Estado;
  • Globalização;
  • Participação;
  • Neoliberalismo;
  • Política;
  • Políticas Educacionais;
    Políticas Públicas;

Temas importantes que marcam o nosso dia-a-dia. O texto nos mostra a " redefinição do papel do Estado " no Brasil que assumiu o diagnóstico proposto pelo neoliberalismo que afirma que a diminuição da taxa de lucros não é uma crise do capitalismo e que a crise na verdade está instalada no Estado. Em decorrência disto o Estado decidiu diminuir sua atuação se tornar mais eficiente e produtivo para poder superar a crise. Assim como os autores Mészàros (2002), Antunes (1999) e Harvey (1989) o texto defende a tese de que a crise atual está na estrutura do capital.

Neoliberalismo, Globalização, Reestruturação Produtiva e a Terceira Via são estratégias utilizadas para superação da crise e são elas que estão redefinindo o papel do Estado.
Neoliberalismo: que defende a liberdade de mercado e reduz à intervenção estatal sobre a economia.
Globalização: este processo surgiu com o barateamento dos meios de transporte e comunicação que possibilitou e facilitou vender ou produzir bens em qualquer parte do mundo, e assim expandir os mercados, encontrar consumidores fora do mercado interno e manter o rítimo de crescimento produtivo. Pontos negativos deste processo: Países e povos são vistos pela lógica do mercado, que valoriza o poder de compra dos países. Países pobres são excluídos e as desigualdades sociais aumentam mais ainda.
Reestruturação Produtiva: Ser eficiente, modernizar a produção e aumentar os lucros muitas vezes pode gerar desemprego.
Terceira Via: filosofia de governo que se baseia em princípios como: desregulação, descentralização e poucos impostos.
Como tudo esta interligado todos estes assuntos influenciam a política educacional de todos países. No caso do Brasil o governo adotou uma política de " Escola para todos ", focalizando sua atenção a números e resultados de provas, mas infelizmente não é possível visualizar uma séria preocupação com a qualidade de ensino.

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