domingo, 31 de agosto de 2008

Refletindo sobre a infância e a vida adulta ...

Durante toda esta semana estive envolvida com a Interdisciplina EDUAD 023 - Psicologia da vida adulta - ao criar um quadro que identifique as fases e características da vida adulta segundo Erik Erikson. E focalizar minha atenção na vida adulta tem sido muito bom, pois tenho refletido sobre o meu amadurecimento, sobre minha vida e de minha filha. Por ser professora e estar sempre ao lado de crianças o que tenho sempre em mente é a infância e suas fases. E uma coisa que vejo e sinto é que a infância passa logo, aquela euforia, alegria, a sensação de casa cheia, um dia vai embora. E diariamente tenho a infelicidade de ver que muitos pais não se dão conta disto, estão tão envolvidos com trabalho e outras coisas que não vivenciam com entusiasmo e emoção a infância de seus filhos. Escrevo isto porque nesta semana, uma de minhas alunas que sempre foi responsável, dinâmica, inteligente e organizada, está dando sinais que a correria do dia-a-dia está lhe deixando marcas. Ela está carente de afeto e de atenção. A mãe por uma série de motivos, atualmente só pode ficar com ela dois dias por mês. Vendo o sofrimento desta menina resolví procurar um texto para entregar a sua mãe, para que esta se sensibilize e repense o seu papel de mãe. Buscando aqui e buscando ali .... encontrei uma adaptação de um texto muito lindo chamado " Antes que eles cresçam ... " do poeta AFFONSO ROMANO DE SANT'ANNA, que nos mostra como a infância é efêmera e como tudo se transforma e assim nos tornamos adultos.
O texto nos fala que em um determinado momento da vida dos pais, estes se sentem órfãos porque os filhos crescem e toda alegria e rotina da infância um dia termina. Achei este texto muito bom e fiquei pensando nas crianças que apesar de terem pais vivos, também experimentam este sentimento de orfandade, quantos crescem e passam para a vida adulta sem ter o "OLHAR " presente e atento dos pais. De acordo com Erik Erikson o desenvolvimento da personalidade adulta é composto por uma seqüência de fases que dependem umas das outras, que iniciam na infância e terminam na velhice ... Vendo crianças com famílias e rotinas desestruturadas, que adultos teremos amanhã ?

Já imprimi este texto e vou entregar para a mãe de minha aluna, espero que dê bons resultados.

Um comentário:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Katia!

A reflexão que fizestes é essencial para que possamos compreender e tentar entender as nossas crianbças na escola e também, para tentar contribuir com estes pensamentos junto a nossa comunidade escolar.
Abraços,
Vanessa